Estratégia para o Phantasy Star IV

14 de junho de 2009

Estratégia para o Phantasy Star IV – The End of the Millenium, um dos grandes rpgs do Mega Drive.

Phantasy Star IV – The End of the Millenium

COMANDOS E CONTROLES

Durante a tela de campo, aperte Start para fazer aparecer as opções:

SAVE – Serve para salvar os progressos do jogo. Três blocos estão reservados para isso.
MESSAGE SPEED – Determina a velocidades da falas do jogo.
BATTLE SPEED – Dita o rítmo da batalha.
BUTTONS – Condiciona as posições dos botões para cada operação. Apertando A (na configuração
inicial durante a tela de campo aparece um menu principal.
ITEM – Para usar, verificar ou descartar um ítem.
TECH – Para usar as técnicas especiais de cada um gasta TP.
SKILL – Para usar as habilidades especiais. Utilização limitada. Aumenta conforme o level.
EQUIP – Para poder se euipar com armaduras capacetes e armas.
STATUS – Mostra uma tela de condições sobre o seu personagem. Permite, ainda, trocar a posição
na “fila”.
TALK – Resulta numa discussão com os membros do grupo. Geralmente mostra o próximo passo a ser
seguido no jogo.
MACRO – Permite fazer uma programação de susas ações durante a batalha. As principais utilizações são para facilitar a batalha e para usar mais facilmente as técnicas combinadas, uma vez que a ordem programada é seguida às riscas.

Veja alguns exemplos de Macros praticos:
Macro para ser usada para quando aparecerem muitos inimigos: comoce com uma magia que pega todo mundo, um ataque que varre a tela (tipo bumerangue) e os outros devem atacar normalmente para pegar as “sobras”. Macro para ser usada para quando aparecer um inimigo bem forte: use techs e skill que pegam um alvo e que tiram muita energia. Veja a seção: “Ataques Combinados” abaixo para acionar todos os 14 ataques combinados que se encontram em PS4.

Vejamos os controles de batalha:
COMMAND – Subdividido em:
FIGHT: Luta com arma.
TECH: Usa as técnicas.
SKILL: Usa os skills
ITEM: Faz uso dos ítens
DEFEND: Defende
MACRO – Usa os macros previamente programados.
RUN – Fugir

ATAQUES COMBINADOS

BLIZZARD: serie Zan (Hewn) + série Wat
CIRCUIT BREAKER: Hi Jammer + Tandle
CONDUCT THUNDER: série War + Tandle (na ordem)
FIRE STORM: série Foi (Flaeri) + série Zan (Hewn)
GRAND CROSS: Crosscut + Efess
HOLOCAUST: Savol + Diem
LETHAL IMAGE: Death + Illusion
PARADIN BLOW: Ray Blade + Astral
PURIFY LIGHT: Efess + Holyword
SHOOTING STAR: Burst Roc + série Foi (Flaeri), na ordem
SILENT WAVE: Phonom + Air Slash
TRI-BLASTER: Tsu + Foi + Wat
BLACK HOLE: séria Gra + Negatis
DESTRUCT: Deban + Megid + Posibolt + Legeon

MÁQUINAS HI-TECH

Durante o jogo você vai achar três veículos e pode-se lutar com as máquinas: você fica praticamente invencível uma vez que a energa volta se sair da batalha.

PERSONAGENS

Em PS4 existem dois tipos de personagens: seres vivos e andróides. Os andróides não podem ser recarregados com tecnicas e ítens convencionais, mas se recuperam da “morte” ao sair da batalha e recarregam energia conforme se anda. Seus skills são enontrados em baús e não conforme se aumenta o level como nos seres vivos. Também não possuem techs.

COMEÇANDO A “EPOPÉIA”

PLANETA MOTÁVIA

AIEDO
Onde sua aventura começa. Chaz e Alys são chamados para resolver um problema na faculdade Motavia

PIATA
Siga para a faculdade e fale com o reitor (que parece esconder algo). Receba a missão de exterminar os monstros no sub-solo. Hahn se junta ao grupo na porta do sub-solo. Avance até encontrar Igglanova, o chefe (Alys atacar com Vortex, Chaz ataca e Hahn usa magia). Fale com o reitor novamente e prossiga sua missão.

ZEMA
Se quiser, compre armas em Motávia. Alys pode usar uma arma em cada mão. Chaz deve começar a usar espadas ao invés de adagas. Em Zema entre na caverna Birth Valley e encontre o professor Holt petrificado.

MOLCUM
Aqui, sua missão é encontrar Rune, o Mago (vai permitir que você entre na caverna). Ele se juntará a sua tropa. Rune possui muitas técnicas mágicas de grande poder de fogo. Seu TP é bastante elevado.

VALLEY MAZE
Rune abre a caverna para o grupo. Atravesse-a. A magia Flaeri derrete a pedra que impede sua passagem.

TONOE
Vila de Motavian Manias. Fale com o prefeito Dorin. Rune se afasta do grupo, mas Grys entra para compensar. Vá para os fundos, abra o calabouço e pegue a Ashline (Lembra do Alsulin do PS1?). Ítem para despetrificar os habitantes de Zema.

ZEMA
Depetrifique Holt. NA saída detone Igglanova (de novo). Entre novamente na Birth Valley e siga para o Bio Plant e encontre Demi, uma nova espécie de humano (numan).

WRECKAGE
Aqui não tem nada a ver com o progresso do jogo, mas tem ítens e você fica sabendo mais sobre o Planeta Parma no computador (acho que se chamava Palma nos outros episódios…).

AIEDO
Cidade natal de Chaz. Faça compras e melhore o equipamento do pessoal. No Hunter’s Guild há trabalhos para poder ganhar uma bolada. Sempre que possivel, resolva todos os trabalhos antes de prosseguir a partida. Há uma passagem secreta no Hunter’s Guild. Siga para a caverna logo ao norte de Aiedo.

ZIO’S FORT
Derrote Juza (utilize o Deban para proteger-se e ataque), o braço direito do mago negro Zio. Quando for lutar com o próprio, não se preocupe, é impossivel derrotá-lo neste momento pois ele tem uma magia que o protege.

MACHINE CENTER
Fica ao sul de Krup, a cidade natal de Hahn. Entre e pegue o primeiro veículo do jogo: o Land Rover, que vence as dunas de areia.

PLATE CENTER
Passe por Monsen antes de vr para cá. Vá até o computador e pare de qualquer maneira os terremotos que atingem Monsen

LADEA TOWER
Recupere Rune para seu grupo. No último andar derrote Gy-Laguiah (use Deban e ataque) e ganhe a posse da Psycho-Wand, o cajado que quebra a magia de Zio. Coloque-o em Rune: a Psycho-Wand tem pouco poder de ataque mas aument em 4 o mind power, que define o poder de magia(ela quebra qualquer mágica também).

NURVUS
Fica ao sub-solo do forte de Zio (quebre a barreira com a psycho-Wand). Derrote Zio (Neutralize-o com o Psycho-Wand e depois se proteja com Deban e Barrier)

SATÉLITE ARTIFICIAL ZELAN
Use o espaçoporto para chegar aqui. Encontre Wren, ele tem grande poder de fogo.

NAVE
Derrote Chaos Sorcerer, utilize Barrier e promova um massacre.

PLANETA DEZOLIS

TEMPLO
Raja entra para o grupo, ele é um curandeiro.

TYLER
Verifique o túmulo e vá ao Hangar. Pegue outra espaçonave e ganhe um novo espaçoporto.

SATÉLITE ARTIFICIAL KURAN
Derrote Dark Force, que está junto ao computador (use Deban e Barrier e depois os ataques). O temporal não parou.

PLANETA DEZOLIS

Quando estiver de posse do veículo Ice Digger, use-o para atravessar as dunas de neve. Siga em direção a Clim Center, Reshel, Myst Valley, Jut, Gumbious e Weapon Plant para conseguir melhores armas e skills. Ganhe a Silver Tusk (Rika).

MEESE
Raja adoece no segundo andar do hotel. Receba a missão para salvar Kyra.

FLORESTA DAS PLANTAS CARNÍVORAS
Não adianta lutar. Não perca tempo e fuja, Kyra entra para o pelotão.

ESPER MANSION
Procure por Lutz, o lendário personagem de Phantasy Star I (se bem que acho que se chamava Luveno). Verifique a Lutz Memory.

GUMBIOUS TEMPLE
Fale com o responsável pela Eclipse Torch. Mas ela será roubada.

AIR CASTLE
Derrote Xe-A-Thoul(Barrier + Deban + ataques de alvos multiplos) e limpe a barreira formada por suas miragens. No fim está Lashiec (acho que é o mesmo Lassic do PS1). É melhor ir bem preparado. Destruindo-o (Barrier + Deban e muito Level).

PLANETA DEZOLIS

FLORESTA DAS PLANTAS CARNÍVORAS
Quime tudo com a Eclipse Torch.

GARUBEK TOWER
Aqui você encontra Dark Force de novo! Derrote-o! Depois o Gumbious Temple vai explodir. A tempestade vai parar e Reshel começa a se reconstruir.

GUMBIOUS TEMPLE
Fale com o bispo, nesse pobnto ele indica o procimo passo a ser dado.

PLANETA MOTAVIA

Ganhe o veículo Hydrofoil, que anda sobre a água. Se quiser resolver de uma vez todos os trabalhos do Hunter’s Guild, faça-os agora! Não insista: Demi não está disponível.

SOLDIER’S TEMPLE
Seth pede para ir com o seu grupo. Antes de pegar a Aero-Prism, recupere sua energia e roube os equipamentos de Seth, pois ele é o Dark Force disfarçado. É sua chance de bani-lo para sempre. O Aero Prism mostra o caminho por onde você tem de seguir. Dark Force: use Deban, Barrier e os ataques mais poderosos.

PLANETA RYKROS

Rykros é o planeta secreto.

SILENCE TOWER
Fique no centro da torre e fale com Le Roof.

CORAGE TOWER e STRENGHT TOWER
Derrote os mestres e pegue os anéis de Algo, Rykros, Laconia, Parma e Dezolis. Equipe-os nos personagens correspondentes. De-Vars: use Barrier, seu ponto fraco são as magias da série Wat Sa-Lews: use Barrier e ataque.

SILENCE TOWER
Pise no centro da torre. Aqui você fica conhecendo toda a história do sistema Algo

PLANETA DEZOLIS

ESPER MANSION
Vá a sala do Lutz Memory e pegue a Alsydeon Sword. Agora já se pode entrar na Angry Tower em Rykros para pegar a técnica Megid. Basta derrotar a sombra de Alys e responder No para a pergunta.

SPACE PORT
Agora você pode escolher o quinto membro de seu grupo entre Demi, Kyra, Raja, Gryz e Hahn. Recomendamos Raja por suas magias de cura.

THE EDGE
Derrote a causa do Profund Darkness e salve o sistema solar Algo. O último mestre tem várias transformações. Use Barrier e Deban para cada tranformação. Se ele usar o cancelling, use as magias de defesa novamente e fim!

Estratégias tiradas da revista SUPER GAMEPOWER No 13, abril de 1995, pags 74 a 77.

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Um comentário para “Estratégia para o Phantasy Star IV”

Leave a Reply for J.F. Souza (Yoz)

Inscreva-se na nossa newsletter!