Como Converter Replays Do Kaillera E Outros

18 de maio de 2009

Alguns emuladores como o Kaillera ou Final Burn, e games como StarCraft e StarCraft 2, tem a opção de gravar replays dos jogos. Entretanto, pelo o que sabemos até o momento, os replays só funcionam no próprio emulador, com o respectivo game na pasta de roms, ou no jogo. Assim sendo, não é prático compartilhar os replays daquela sua estratégia nova ou tirar onda com os seus colegas, mostrando como q você é bom em algum determinado game.

O jeito é converter o replay para algum formato de vídeo, assim você pode enviar por e-mail, mandar para o Youtube, etc. Infelizmente, até hoje não conhecemos um programa que converta o replay diretamente para algum formato de vídeo… MAS existe um modo! E, caprichando, você vai obter resultados profissionais.

O primeiro passo é obter algum programa que capture vídeos na tela de seu computador. Existem vários softwares desta natureza, mas nós testamos três programas em particular, o Fraps, o Easy Screen Capture Video e o Camtasia, o qual é o mais completo destes e suficiente para gravar replays do Kaillera, embora pago e caro. Ambos são shareware, mas existe também o Free Screen Video Capture, o qual é freeware. embora ainda não tivemos a oportunidade de testá-lo.

O Fraps, segundo nossa experiência, é o melhor para gravar replays do StarCraft 2.

O passo a passo que iremos descrever é para (alguma versão d)o Easy Screen Capture Video, mas deve funcionar para as versões mais novas com pequenas variações e pode usar o mesmo raciocínio para os outros programas:

  1. Primeiro de tudo, abra o Kaillera, ou o outro emulador ou qualquer jogo que grave replay, e faça o seu jogo, gravando com a função de replay embutida.
  2. Depois de gravado o replay, abra o Easy Screen Capture Video e ajuste o tamanho do região, em pixels, em torno da janela do Kaillera em: Region > Fixed Region. Ou escolha Full Screen, para capturar a tela inteira, se estiver jogando com full screen. Assim, você clica em Rec no Easy Screen Capture Video e começa a passar o replay no seu emulador, grave o que quiser e quando terminar, clique em Stop.
  3. Experimente várias combinações de compressores, dependendo dos codecs que tiver instalado em seu pc, velocidade de capturação de frames, e qualidades em: Options > Vídeo Options. Assim, poderá otimizar a relação custo beneficio para seu replay.
  4. Dependendo do formato que escolher, o tamanho do vídeo ficará inviável para a distribuição, mas daí é so converter com algum programa. Particularmente, conseguimos bons resultados no formato MPEG. Mas pode ter melhores opções. O Windows Movie Maker pode converter o teu vídeo, diminuindo o tamanho mas também adicionar legendas, efeitos etc.
  5. Pronto, após o toque final, o teu replay estará rodando em algum formato de vídeo tipo AVI, WMV, MPEG etc, e assim vai dar para você compartilhar mais de boa.

Abaixo segue um exemplo de replay convertido para vídeo e “uploadeado” para o YouTube. O programa usado no caso foi o Fraps, como pode ver no topo do vídeo:

Alguns dos programas capturadores de tela que podem ser usados para converter o replay de emuladores, jogos ou fazer vídeo-aulas são:

Informações Avançadas Sobre Gravação de Replays:

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2019 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.