Desenvolvimento > Game Maker

Game Maker 3d: Segundo andar

(1/1)

Azrael:
Bem... Hoje o tutorial é basicamente como fazer um "segundo andar" para o seu jogo. Afinal, pra que temos pulos se não

temos andares, não é?
Então, o que você vai fazer é pegar o projeto que te acompanhou nos tutoriais 1 e 2.
Lembra das aulas 1 e 2, certo?
Tipo... Essas aqui:
Aula 1 >>>>>http://www.gamingroom.net/forum/index.php?topic=3886.0
Aula 2 >>>>>http://www.gamingroom.net/forum/index.php?topic=3887.0
Esse tutorial depende dessas outras duas aulas. Se você não viu, veja-as. Viu? Fez tudo certo? Ou só pegou o arquivo pronto da aula 2? Bom... Acho que isso não é da minha conta afinal.
Estando preparado, siga os seguintes passos:

MODIFICAÇÕES DE SCRIPTS(Em spoiler porque é código pacas e deixar muito grande polui o visual do tópico):
Show content1 - Abrir o script scr_collision_wall.

Apagar o conteúdo atual e substituir para:

--- Citar ---if obj_player.z>zmax || obj_player.zmax<z then {
solid=false}
else
{solid=true}

if place_meeting(x,y,obj_player) then {
if obj_player.z <=zmax+0.1 && obj_player.zmax>=zmax+0.1 then {
obj_player.gravidade=0
obj_player.z=zmax+0.1}
else
if obj_player.z>=z-16.1 && obj_player.zmax<=z then {
obj_player.z=z-16.1
}
}
--- Fim de citação ---
Renomear o script para para scr_collision_block_geral
Salvar.

2 - Abrir o script scr_player_geral.

Adicionar ao script, sem apagar o resto.


--- Citar ---zmax=z+16
--- Fim de citação ---
Salvar.

3 - Duplicar o script scr_create_wall_h.
Renomear para scr_create_2nd_floor_wall_h.
Abrir o script e apagar as linhas:

--- Citar ---z=0
z2=32
--- Fim de citação ---
Colocar no lugar as linhas:

--- Citar ---z=35
z2=67

textura=background_get_texture(back_wall)
--- Fim de citação ---

3 - Duplicar o script scr_create_wall_v.
Renomear para scr_create_2nd_floor_wall_v.
Abrir o script e apagar as linhas:

--- Citar ---z=0
z2=32
--- Fim de citação ---
Colocar no lugar as linhas:

--- Citar ---z=35
z2=67

textura=background_get_texture(back_wall)
--- Fim de citação ---
Salvar.

5 - Abrir o script scr_draw_camera.
Apagar a seguinte linha:

--- Citar ---zf=obj_player.z+20
--- Fim de citação ---
Colocar no lugar:

--- Citar ---zf=obj_player.z+10
--- Fim de citação ---
Salvar.

6 - Criar um script chamado "scr_create_2nd_floor".
Ao abrir, colocar o seguinte código:


--- Citar ---x1=x-16
x2=x+16
y1=y-16
y2=y+16
z=32
zmax=35

textura=background_get_texture(back_floor_and_ceiling)
--- Fim de citação ---
Salvar.

5 - Abrir o script scr_draw_wall.
Renomear para "scr_draw_block_geral
Apagar do código a seguinte linha:

--- Citar ---textura=background_get_texture(back_wall)
--- Fim de citação ---

Com os scripts prontos, criemos um sprite chamado "spr_2nd_floor" de dimensões 32x32. Pinte da cor que quiser. Clique em

"center" para que o sprite desenhe a partir do centro e dê OK.
Duplique os sprites spr_parede_h e spr_parede_v, renomeando-os para "spr_2nd_floor_parede_h" e "spr_2nd_floor_parede_v".

Pinte-os de outra cor que queira e dê OK.

Com os sprites prontos, vamos aos objetos:
dupliquemos os objetos obj_parede_h e ob_parede_v, renomeando-os de "obj_2nd_floor_parede_h" e "obj_2nd_floor_parede_v".

Abra o objeto obj_2nd_floor_parede_h e mude o script a ser executado para o script "scr_create_2nd_floor_wall_h".
Mude seu sprite para "spr_2nd_floor_parede_h"
Dê OK.
Abra o objeto obj_2nd_floor_parede_v e mude o script a ser executado para o script "scr_create_2nd_floor_wall_v".
mude seu sprite para "spr_2nd_floor_parede_v"
Dê OK.
Duplique o objeto 2nd_floor_parede_v e renomeie para "obj_2nd_floor".
Abra o objeto obj_2nd_floor e mude seu script para "scr_create_2nd_floor".
Mude seu sprite para "spr_2nd_floor".
Dê OK.

Monte sua fase como quiser, salve e dê play.
Se seguiu todos os passos corretamente, terá um resultado semelhante a esse:
4SHARED >>>>> https://www.4shared.com/rar/O-u68lMdca/Amostra_de_tutorial_3.html
MEGA >>>>> https://mega.nz/#!hJRWwCRI!IjdKm_FMKNcR9tdBo8oAS2g3dK9RiPJWlgWFsHedHWI

Navegação

[0] Índice de mensagens

Ir para versão completa