Autor Tópico: Instalando e rodando mapas e mods de Quake em ports avançados  (Lida 157 vezes)

Tyrant120

  • Newbie
  • *
  • Posts: 20
  • Sexo: Masculino
Instalando e rodando mapas e mods de Quake em ports avançados
« Online: Abril 23, 2020, 04:23:55 pm »
O primeiro Quake possui uma boa variedade de mapas e mods, jogá-los em ports avançados como Darkplaces e Quakespasm não é difícil, basta ter uma noção básica dos comandos do jogo, é mais prático do que parece.

Primeiramente certifique-se de que a pasta ID1 está na pasta do port. Caso não esteja, vá onde o Quake está instalado e copie a pasta ID1 para a pasta do port desejado. É nela que estão os arquivos principais do jogo (está para o Quake como o IWAD é para o Doom).

Instalaçao

Para instalar mapas individuais, basta extrair o ZIP do mapa e colocar na pasta "maps" que tem na pasta ID1 (caso essa pasta "maps" não esteja lá, crie uma). Normalmente os arquivos ZIP dos mapas contém um arquivo .bsp (o mapa em si) e um .txt ou read.me dando as informações do mapa.

No caso dos mods, é só colocar a pasta do mod na pasta do port.

Abrindo o mapa

Existem várias formas de rodar um mapa, vamos usar como exemplo um dos remakes do mapa 01 do Doom 2 pro Quake, o nome do arquivo é doom2_01.bsp, suponhamos que você tenha ele lá instalado no Quakespasm, então você pode fazer um dos seguintes procedimentos:

- Entre no jogo normalmente, abra o console e digite map doom2_01;

- Crie um arquivo .txt, digite quakespasm.exe +map doom2_01 e salve como um arquivo .bat;

- Crie um atalho do .exe do port, clique com o botão direito do mouse, vá em Propriedades, depois no campo Destino, logo depois do caminho do port, coloque +map doom2_01, depois salve (recomendo renomear e mudar o ícone do atalho, além de facilitar a identificação, dá um aspecto mais organizado aos seus atalhos)

É possível especificar o nível de dificuldade usando o parâmetro +skill no caso do esquema do .bat e do atalho junto com o número da dificuldade correspondente, onde 0 é easy, 1 é normal, 2 é hard e 3 é nightmare. Então voltando ao nosso exemplo, se eu quiser jogar no modo Nightmare, coloco +skill 3 depois do comando do mapa, ficando +map doom2_01 +skill 3. Caso o nível não seja especificado, o mapa abrirá na dificuldade Normal.

Rodando mods

É basicamente a mesma coisa dos mapas, mas colocando o nome da pasta do mod e usando o comando -game em vez de +map, então se eu quiser jogar o mod X-Men: Ravages of Apocalypse, coloco -game xmen. No Darkplaces é possível carregar mods na opção "Browse Mods", no menu de opções

Tem ainda vários launchers que tornam o processo de rodar mapas e mods mais fácil ainda, conforme eu for testando com o tempo eu atualizo o tópico.

E aproveitando o tópico, aqui vai dos vídeos meus de Quake, os dois são de remakes do mapa 01 do Doom 2 e o segundo mapa é o que eu usei no primeiro exemplo:



« Última modificação: Abril 23, 2020, 04:28:37 pm por Tyrant120 »
Meu canal de gameplays, vão lá conferir: https://www.youtube.com/channel/UCG6Nnb3raRPgub0heIbihIQ

Facínora

  • Administrator
  • Newbie
  • *****
  • Posts: 35
  • Sexo: Masculino
  • E aí?
    • Gaming Room
Re:Instalando e rodando mapas e mods de Quake em ports avançados
« Resposta #1 Online: Maio 14, 2020, 08:03:23 am »
Muito útil. Tava querendo saber mesmo.
Inscreva-se na newsletter da Gaming Room e receba nossas atualizações mais relevantes, keys de jogos e conteúdo VIP! É grátis.