Autor Tópico: Táticas e técnicas usadas no Doom  (Lida 15162 vezes)

Tyrant120

  • Jr. Member
  • **
  • Posts: 50
  • Sexo: Masculino
Táticas e técnicas usadas no Doom
« Online: Setembro 06, 2017, 05:43:22 pm »
Eu estava vendo algumas coisas a respeito de straferunning na wiki do Doom e resolvi listar algumas táticas que podem ser úteis para singleplayer normal, speedrun, deathmatches ou outros modos de jogo.

Strafing

É a técnica mais básica de qualquer FPS. Consiste em se mover para os lados, normalmente usado para desviar de ataques inimigos. Por mais óbvio que seja esse movimento, o citei por ele ser a base para boa parte das táticas avançadas de movimentação do Doom, como o circle-strafing e o straferunning.


Circle-Strafing

É uma forma avançada de strafing, na qual se anda lateralmente em volta do adversário, mantendo a mira nele, o que forma um círculo (daí o nome "circle-strafing"). Isso permite atacar e ao mesmo tempo evitar ser atacado.


Straferunning

É quando você corre segurando as teclas para frente e para um dos lados (esquerda ou direita) ao mesmo tempo, o que concede uma velocidade de movimento maior. Além de ajudar a percorrer os mapas mais rápido, pode ajudar a dar saltos maiores.


Wallrunning

Acontece ao correr "deslizando" em uma parede reta, o que dá uma velocidade de movimento maior do que a normal. Pode ser usada correndo de forma normal ou em conjunto com o straferunning.


Rocket Jump

Muito comum entre jogadores de Quake e Team Fortress, o Rocket Jump pode ser também usado no Doom, consistindo em pular e atirar no chão com a Rocket Launcher. Com isso, você dá um salto maior do que o normal, ao custo de receber dano devido ao splash damage da Rocket Launcher. Útil pela mobilidade e para alcançar pontos inacessíveis.


Arch-Vile Jump

A mesma coisa do Rocket Jump, só que em vez de usar a Rocket Launcher, você precisa se aproveitar do arremesso pra cima causado pela coluna de fogo do Arch-vile.


Monster infighting

Mova e se posicione entre os monstros de forma que um ataque acidentalmente o outro. Isso vai fazer com que eles lutem entre si até que um deles morra e o outro acabe enfraquecido. Pode ajudar em mapas onde a munição é escassa. Funciona com alguns monstros e outros não.


Silent BFG

Usada em deathmatches, é quando você silencia o barulho de disparo da BFG usando o gemido do Doomguy ("mmph") ao cair de uma certa altura ou apertando o botão de "use/open door" na parede. Com o timing correto, dispare a BFG ao mesmo tempo que cai no chão ou aperte instantaneamente o botão de "use/open door" depois de atirar. Você pode atacar o seu adversário de maneira furtiva, sem alertá-lo.


Enfim, existem várias outras técnicas, mas resolvi colocar as mais conhecidas. Se quiserem sugerir mais, fiquem a vontade!

EDIT: Algumas táticas podem funcionar em certos ports avançados e em outros não. Então se determinada técnica não funcionar, use em outro port. Certas configurações também podem influenciar o funcionamento dessas técnicas.
« Última modificação: Setembro 06, 2017, 06:24:21 pm por Tyrant120 »
Meu canal de gameplays, vão lá conferir: https://www.youtube.com/channel/UCG6Nnb3raRPgub0heIbihIQ

Facínora

  • Administrator
  • Full Member
  • *****
  • Posts: 158
  • Sexo: Masculino
  • E aí?
    • Gaming Room
Re:Táticas e técnicas usadas no Doom
« Resposta #1 Online: Setembro 15, 2017, 06:01:52 pm »

Pronto! Transformei em vídeo.

Tyrant120

  • Jr. Member
  • **
  • Posts: 50
  • Sexo: Masculino
Re:Táticas e técnicas usadas no Doom
« Resposta #2 Online: Setembro 15, 2017, 09:45:14 pm »
Valeu Facínora, ficou muito bom o vídeo. Só pra acrescentar, segundo a wiki do Doom há uma opção no ZDaemon onde dá pra habilitar ou desabilitar o silent BFG. Não sei se essa técnica funciona no Zandronum.

E eu baixei um tempo desses um wad chamado Doom 2 Deathmatch Training Facility, é um mapa de treino. Junto com o wad vieram alguns manuais feitos por jogadores das antigas. Um desses manuais, feito pelo Galiu, menciona a técnica da silent BFG. É esse aqui:

https://www.doomworld.com/idgames/deathmatch/facility
Meu canal de gameplays, vão lá conferir: https://www.youtube.com/channel/UCG6Nnb3raRPgub0heIbihIQ

Facínora

  • Administrator
  • Full Member
  • *****
  • Posts: 158
  • Sexo: Masculino
  • E aí?
    • Gaming Room
Re:Táticas e técnicas usadas no Doom
« Resposta #3 Online: Setembro 25, 2017, 03:34:55 pm »
Por enquanto, fiz um vídeo mais minucioso e acurado sobre o monster infighting:


Tyrant120

  • Jr. Member
  • **
  • Posts: 50
  • Sexo: Masculino
Re:Táticas e técnicas usadas no Doom
« Resposta #4 Online: Setembro 27, 2017, 12:17:35 am »
Ótimo vídeo! Mostrou alguns detalhes sobre o monster infighting que eu não sabia. Não imaginei que o assunto iria render tanto, se for explorar mais a fundo cada técnica, vai render mais ainda.
Meu canal de gameplays, vão lá conferir: https://www.youtube.com/channel/UCG6Nnb3raRPgub0heIbihIQ