Bombermaaan

10 de julho de 2012

Bombermaaan, como você deve ter adivinhado, é um clone/remake do clássico Bomberman. Ele conta com excelentes gráficos, trilha sonora, jogabilidade, opções de gameplay e é totalmente gratuito (Open Source, GNU).

Justamente por ser um software de código aberto, ele ainda está sendo desenvolvido em C++ [1], por um time de quatro pessoas[2], atualmente, mas já é muito divertido e jogável.

Como dissemos, é um projeto de muita qualidade e bem feito. Os gráficos coloridos, limpos e totalmente fiéis ao original, combinados com os sons e trilha sonora, criam aquela conhecida atmosfera alegre de alguns games (tipo os Super Marios ou o próprio Bomberman mesmo) que não é exclusivamente infantil, e que, potencialmente, agrada todas as faixas etárias de gamers.

Gameplay E Recursos

O gameplay é bastante completo e bastante similar ao original, porém com com alguns pequenos ajustes. É multiplayer, como os clássicos da série, podendo ser jogado por até 5 jogadores, simultaneamente (no mesmo computador) humanos e/ou controlados pelo computador. O nível de inteligência artificial do computador é configurável também.

Os controles respondem bem podem ser configurados, e o Bombermaaan suporta joysticks além do teclado[3]*. Outras características técnicas é que pode ser jogado em janela ou tela cheia, é também muito leve e portátil, o que significa que você não precisa de instalar em toda máquina em que pretende jogar, e pode levar em algum dispositivo móvel, como um pen drive, por exemplo.

Outra coisa muito bacana do Bombermaaan, é que os mapas podem ser criados e editados de modo muito simples: basta você abrir/criar um arquivo TXT na pasta Levels, e editar com o Bloco De Notas do Windows (ou outro editor, similar, de sua prefêrencia). Os arquivos podem ser salvados com qualquer nome e podem ser também compartilhados, o que é muito interessante para nós, da Gaming Room.

Screenshots

Vídeo De Demonstração

Algumas Notas Técnicas

Existem versões para Linux e Debian do Bombermaaan, que, no Windows, foi testado pelos desenvolvedores nas versões 95 OSR2, 98 PE/SE, 2000 e XP[4]. Nós testamos no Windows 7 64-bit e funcionou sem nenhum problema. Também existe um pacote zipado do game, sem instalador. Estas versões podem ser baixadas aqui.

O game precisa do DirectX ou superior para funcionar, e esquema de cores de pelo menos 16-bit. É recomendável placa de som também[4]. Veja como baixar e instalar o DirectX mais recente neste link da Microsoft.

Fontes E Referências

  1. Desenvolvimento do Bombermaaan.
  2. Desenvolvedores, bug reports e contato.
  3. Note que, se você pretende usar apenas o teclado para vários jogadores, convém dar uma olhada na publicação que fala sobre o problema que alguns teclados tem ao se apertar mais de 3 teclas ao mesmo tempo.
  4. Arquivo Readme online do Bombermaan, com maiores informações sobre o game, assim como os controles padrões, etc.
site ou autor do arquivo Site tamanho do arquivo 1,7MB licencaOpen Source (GNU) sistemas operacionais compativeisWindows/Linux/Debian download link Download

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2019 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.