Quake III Arena

19 de fevereiro de 2019

Quake III Arena é o terceiro jogo da icônica franquia de jogos de tiro em primeira pessoa da id Software e o primeiro totalmente focado no combate no estilo arena, especialmente multiplayer. Com versões para Windows, Linux, Mac, Dreamcast, PlayStation 2, Xbox 360 e iOS, o Quake III é um dos títulos de maior sucesso da firma, tanto de vendas quanto de crítica, sendo um dos nomes mais famosos do gênero.

Lançado em 2 de dezembro de 1999 pela Activision, o Quake III Arena é notável pelo sua jogabilidade fantástica, design minimalista em prol de apenas funcionalidades realmente importantes, qualidade de texturas e modelos 3D, a enorme flexibilidade para personalizar as configurações e os personagens e por imortalizar elementos que consagraram a série, como strafe-jumping e rocket-jumping.

Este FPS ficou famoso também pela sua competitividade, sendo jogado extensivamente em campeonatos de e-sports, como o QuakeCon, Cyberathlete Professional League, Dreamhack e a Electronic Sports World Cup, sendo suplantado por jogos mais novos eventualmente.

O Quake III Arena foi realmente um competidor a altura do Unreal Tournament, outro grande título do gênero que apresentava uma proposta similar, lançado cerca de um mês antes. Além de ser um enorme sucesso de críticas e de vendas, o Q3 deixou um legado que inspirou inúmeros outros jogos (inclusive até de outros gêneros [1]) e mods para outros games [2].

Vídeos

O vídeo acima mostra o Xaero, o chefão final do Quake III Arena, sendo defenestrado pelo DoomSpawner na gravação de um replay onde ele faz 10 a 0 no bot mais difícil do jogo com 100% de precisão.

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Enredo

Bem vindo à Arena, onde os guerreiros de alto nível são transformados em mingau desossado. Abandonando todo resquício de bom sendo e qualquer vestígio de dúvida, você se lança em um cenário estreito e abismos. Seu novo ambiente te recebe com poços de lava e perigos atmosféricos enquanto legiões de inimigos te cercam, testando a reação instintiva que te trouxe aqui em primeiro lugar. Seu novo mantra é combater ou ser eliminado.

Screenshots

Gameplay

Como falei acima, o terceiro jogo da série Quake foge dos esquemas dos anteriores, descartando uma campanha single player tradicional para concentrar-se apenas em partidas em arenas multiplayer ou contra bots. O multiplayer é certamente o principal, mas o modo offline é legal também e consiste em uma série de desafios um contra um ou em equipe contra oponentes controlados pela inteligência artificial, aumentando a dificuldade lentamente na medida em que se sobe no rank.

O arsenal, comum para todos os personagens, consiste de armas novas e familiares, mas redesenhadas, incluindo a gauntlet e a metralhadora como armas iniciais, a escopeta, Plasma Gun, Ray Gun, Rocket Launcher e a BFG. Cada arma tem características específicas, como dano, velocidade de recarregamento, precisão e tal. Power-ups e itens podem spawnar nas diferentes arenas que, ao ser recolhidos, ajudam o jogador ou bot a recuperar energia, complementar armadura, garantir invisibilidade, quadruplicar o ataque, aumentar a defesa e tal.

Tal como é de praxe nesta série, o Quake III Arena oferece muita liberdade em movimento. Técnicas avançadas e características rocket jumping, strafing e circle jumping podem ser usadas para se locomover rapidamente pelas áreas. O salto duplo dos títulos anteriores foi removido, entretanto, mas substituído por novas técnicas. O jogo oferece mais velocidade que o Quake 2, mas não é tão rápido quanto o Quake original.

Quake III Arena vem com vários modos de jogo: Free for All (FFA), um deathmatch clássico estilo mata-mata; Team Deathmatch (TDM), onde geralmente duas equipes de quatro competem pelo maior total de frags; Torneio (1×1), um deathmatch entre dois jogadores que termina depois de certo tempo; e o Capture the Flag, um rouba bandeira jogado em mapas simétricos disputado entre duas equipes.

Expansões

Um pacote de expansão chamado Quake III: Team Arena foi desenvolvido pela id Software e lançado pela Activision no dia 18 de dezembro de 2000, originalmente na América do Norte. A expansão focava em partidas baseadas em equipes, adicionava novos modos de game e trazia novas armas (Chaingun, Nailgun e o Prox Launcher), itens e modelos de personagens. O Quake III: Team Arena recebeu críticas por ter sido soltado com atraso e por suas funcionalidades já terem sido ativados por vários mods feitos por fãs.

Em 26 de setembro de 2001, também inicialmente na América do Norte, o Quake III: Gold, que englobava o Quake III Arena e o Quake III: Team Arena, foi lançado. Esta expansão também contava com a trilha sonora feita pela Front Line Assembly.

Sobre o download

O download do Quake III Arena que temos disponível aqui é do Quake III: Gold, no GOG. Além de vir o game, já configurado para rodar em Windows mais atualizados e sem DRM, também vêm, incluídos no pacote, a sua expansão, o Quake III Team Arena, o The Elder Scrolls: Arena e o The Elder Scrolls Chapter II: Daggerfall. Ele é pago, cerca de 14,99 dólares, mas vale a pena, pois já vem com um instalador que deixa tudo no jeito pra jogar e funciona funciona tudo direitinho, sem dor de cabeça.

Requerimentos em sistema da versão do GOG

  • Windows XP, Vista, 7, 8 ou 10;
  • Processador de 1.8 GHz ou superior;
  • 512 MB de RAM ou mais;
  • Placa de vídeo 3D compatível com DirectX 7 (com DirectX 9 é melhor);
  • 2 GB de espaço em disco livre.

Saiba mais

  1. Raze – Um jogo em Flash com perspectiva lateral fortemente inspirado no sistema de Arena de jogos como Quake III ou Unreal Tournament.
  2. Hunter’s Moon – Um mod para Doom que é basicamente o que uma campanha single player do Quaker III Arena seria, contando com suporte para multiplayer cooperativo também.
  3. Mega Man 8-Bit Deathmatch – Um mod standalone/jogo que, basicamente, é um Q3A mas com tema do Mega Man. Muito massa.
site ou autor do arquivo id Software tamanho do arquivo 879 MB licencaUS$ 14,99 sistemas operacionais compativeisWindows XP/Vista/7/8/10) download link Download

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