Command And Conquer: Tiberian Dawn

25 de março de 2010

command and conquer

Um arenoso mundo de alta tecnologia onde a arte da inteligência eletrônica e a vigilância discreta reinam supremas… Onde estratégias de guerrilha e selvagens combates são a regra. Construa sua base, reuna suas forças e domine seus inimigos. Tudo pelo poder!

Definitivamente um clássico, Tiberian Dawn (como também é conhecido) é o primeiro game da série Command And Conquer. Quem também era fã de Dune 2, e teve a oportunidade de por as mãos no até então novo game de estratégia em tempo real da Westwood lançado em 1995. Parece que eles pegaram o melhor do Dune 2 e melhoraram 100%: gráficos melhorados, com vídeos cinematográficos incríveis e empolgantes, uma historia interessante e uma trilha sonora de qualidade, algumas das características que marcam os games da Westwood e a própria franquia Command and Conquer. Ah é… até o manual do jogo é maneiro!

A formula do jogo era basicamente a mesma, e a que definiu a 90% dos jogos do mesmo estilo: construir e defender sua base, colher o tiberium com o harvester (ao invés do Spice Melange do Dune 2), planeje o ataque e detone seus inimigos. Até algumas unidades eram parecidas, como o Rocket Launcher ou o Mammoth Tank (me lembra muito o Devastator Tank). Outras eram totalmente novas como os helicópteros Orca e Apache, ou o Stealth Tank. Outras novidades eram o gameplay o qual dispensava o menu para cada unidade e estrutura e a possibilidade de jogar multiplayer. Em nosso site, você pode fazer o download do Command and Conquer Full aqui! Se estiver procurando algumas dicas, consulte este post!

Enredo

O jogo lá se passa na Terra em algum futuro próximo (posteriormente é revelado que seria um futuro alternativo, numa tentativa de conectar a história com o Red Alert). O surgimento de um estranho material com propriedades impressionantes, Tiberium, muda o mercado mundial.

Chave para toda a trama do CnC, o tiberium pode causar mutações e outros efeitos nefastos aos seres vivos. Entretanto, ele é extremamente valioso e se renova constantemente de riquezas naturais os condensando em seus cristais, que podem ser processados em refinarias especiais dando grande retorno a quem o manipula.

Isso, dá a Irmandade de NOD (The Brotherhood of NOD), um grupo terrorista liderado por Kane, sua chance de crescer. Através de uma ideologia anti GDI, e sua pseudo-religião, NOD procura vem somando forças dos países subdesenvolvidos, que por fim competiriam pau a pau com os desenvolvidos, que segundo a falácia de Kane (e de outros zé ruelas da nossa linha temporal) seriam os culpados por nao deixar os países subdesenvolvidos crescerem.

A “paz” segundo a visão de Kane, iria surgir, mesmo que através de uma guerra. Percebemos que NOD tenta sempre tomar o controle da produção mundial de tiberium e se expandir. Entretanto, GDI, Global Defense Iniciative, uma espécie de coalizão como as Nações Unidas do futuro, vai se opor a isso, vendo a perversidade dos planos de Kane. Eles tem o objetivo de reconquistar e acabar com a presença NOD nos países.

Quando jogado com GDI (sob o comando do General Mark Jamison Sheppard), você atua na Europa, e com NOD, na África. Cada um conta com um arsenal próprio e com vantagens distintas. Uma curiosidade: quando você vence o Red Alert com os soviéticos, você fica sabendo das raízes da historia do Tiberian Dawn (este CnC que estamos falando). Assim a história do jogo é uma continuação do RA original, que teria sua guerra vencida pelos soviéticos!

Global Defence Initiative
São os “bonzinhos” do jogo, mas como bonzinhos não querem dizer fracos, a G.D.I. (Iniciativa de Defesa Global) conta com uma poderosa variedade de armamentos, o helicóptero Orcaou o Mamooth Tank, o mais forte tanque do jogo, para acabar com o avanço NOD no mundo. Eles são tipo as Nações Unidas, formado com colaboração de vários países, com a finalidade de manter a nova estrutura do mercado mundial que surgiu com o tiberium, contra a ameaça NOD. Liderados pelo General Sheppard, contam com um armamento poderoso, só perdendo mesmo na sua arma especial, o Ion Cannon, a qual é menos poderosa do que a bomba atômica NOD.

The Brotherhood Of NOD
Comandados por Kane, um cara que tem a autoria de um tanto de frazesinhas que aparecem na série C&C, são um grupo terrorista, que vê com o surgimento do tiberium, a oportunidade de crescer, almejando controlar a produção mundial desse material. Eles são crueis, já ocuparam uns países do terceiro mundo, amedrontando suas populações (no jogo eles atacam vilas e cidades, as vezes como missão). Contam com um armamento considerável, inclusive o Stealth Tank, o tanque invisível, podendo ser ameaça para um exército G.D.I. No início quando jogado com NOD, um capanga do Kane te passa as missões (briefing), depois o careca da um tiro na cabeça dele e você passa a receber ordens do chefão em pessoa.

Screenshots

Tiradas do game original pra DOS

Frente da caixa do jogo

Frente da caixa do jogo

Várias unidades do jogo alinhadas

Várias unidades do jogo alinhadas

Escolhendo o próximo país onde GDI vai atuar

Escolhendo o próximo país onde GDI vai atuar

Uma base NOD capturada pelo GDI

Uma base NOD capturada pelo GDI

Infantaria em ação

Infantaria em ação

Mais Command & Conquer

Veja todos nossos posts marcados com Command And Conquer

Command & Conquer Multiplayer Via Internet

Você pode jogar o C&C: Tiberian Dawn e outros clássicos jogos da série (junto com o Dune 2000) no CnCNet, uma espécie de Battle.net independente destes jogos.

Você não precisa de ter nem a versão original nem essa versão Gold para jogar multiplayer, bastando apenas baixar o instalador da versão online no site da CnCNet e mandar ver!

site ou autor do arquivo Westwood Studios tamanho do arquivo 1,145,8MB licencaFreeware sistemas operacionais compativeisWindows 95/98/XP download link Download

2 comentários para “Command And Conquer: Tiberian Dawn”

  1. Solo disse:

    Olá,
    Caso alguém passe por aqui e leia , os principais fóruns deste jogo são:
    http://www.cncnz.com – Concentra o desenvolvimento e a manutenção do jogo
    http://www.cnc-comm.com – Concentra os jogadores online em geral
    http://www.tiberiumweb.com – Concentra os mapmakers de missões individuais

    Todos em língua inglesa.
    Eu estou por lá.

    SOLO

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.