Glest

12 de junho de 2020

Glest é um game de estratégia em tempo real 3D, open source, altamente personalizável e multiplayer que se passa em um mundo de fantasia medieval cheio de magias, steampunk e criaturas fantásticas e abomináveis.

O jogo, que tem versões para Windows, Mac e Linux, conta com suporte a mods (já existem vários) e também é um engine baseado em XML para desenvolver games de estratégia, vindo com uma série de ferramentas.

O Glest é um jogo completamente livre (GNU General Public License version 2.0), sendo absolutamente gratuito para baixar e jogar. Você só precisa de obter a versão adequada para o seu sistema operacional, mas o link de download já deve te levar à ela. Outra coisa que vale a pena ressaltar é que, apesar de já ser um projeto bem antigo, a última atualização do site foi em 2020, o que significa que o jogo não está largado.

Vídeo

Gameplay

Ao iniciar uma partida de Glest, você pode escolher Inverno Forest, Winter ou Dark Forest como seu tileset. Jogadores podem construir estruturas, coletar recursos, criar trabalhadores e produzir unidades militares para destruir as bases inimigas, basicamente o arroz com feijão do gênero.

Você pode jogar no modo Cenário (Scenario) com mapas pré-definidos que têm seus inimigos e níveis de dificuldade escolhidos. Dá também para começar no modo Personalizado (Custom) que lhe permite escolher sua facção, mapas, quantos inimigos você a enfrentar e outras opções.

Glest tem uma opção multiplayer via LAN e internet que suporta até quatro jogadores simultaneamente. Não é tão profundo quanto tecnologicamente jogos mais comerciais, mas suas texturas 3D são lindamente usadas. Ela é rica em detalhes e cada personagem é distinguível de outros. Há um ciclo noite/dia, o que faz batalhas à noite desafiadoras. Aí não há modo de história e apenas sete mapas para escolher.

Facções

Em Glest, duas facções lutam pelo controle deste mundo medieval: Tech e Magic. Cada uma tem seus próprios tipos de estruturas, unidades de combate, estratégias e upgrades.

  • A Tech consiste em seres humanos que usam ambas as armas medievais mecânicas. Essa equipe pode construir grandes dispositivos robóticos com os quais se pode engajar e tentar derrotar o inimigo. Iniciantes, com pouca ou nenhuma experiência no Glest, devem começar com a Tech, já que esta facção não requer o aprendizado de opções avançadas.
  • Já a Magic é voltada para os jogadores avançados. Esta equipe não pode fazer combate corpo a corpo, mas são mais versáteis do que Tech. Um jogador de Magic tem a capacidade de lançar feitiços, conjurar guerreiros zumbis e usar dragões e golems.

Curiosidades

  • A equipe que desenvolveu o Glest, a Glest Team, é composta majoritariamente de espanhóis. A única exceção parece ser Matze Braun, que portou o game para SDL e OpenAl, o que permitiu que ele funcione em Linux e outros sistemas operacionais.

Screenshots

Veja mais

site ou autor do arquivo Glest Team tamanho do arquivo 53,3 MB licencaOpen Source sistemas operacionais compativeisWindows, Mac e Linux download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!