Dicas e trapaças do Splatterhouse de TurboGrafx-16/PC Engine

Tem seleção de fases, teste de som, modo difícil e detonados.


5 de fevereiro de 2024

Nesta matéria, ajuntei umas dicas e trapaças do Splatterhouse, o primeiro título da icônica e intrigante série de games de terror, em sua versão de TurboGrafx-16/PC Engine (PAL, NTSC e japonesa).

Pra quem não conhece, Splatterhouse é um jogo de luta tipo beat ’em up desenvolvido pela Namco lançado inicialmente em 1988 aos fliperamas. Ele segue Rick que, depois de namorada desaparecer na misteriosa Mansão West, enfrenta uma miríade de abominações (muitas delas lovecraftianas) usando uma máscara parecida com a do Jason Voorhees que lhe garante uma força descomunal.

A versão de TG-16/PCE do Splatterhouse foi lançada em 1990, e é bem fiel em relação à original de arcade, embora tenha diferenças devido ao hardware etc. É interessante que este port já foi relançado algumas vezes, e provavelmente as manhas que trouxe aqui servem para estes casos também, aliás, elas consistem em seleção de fases, teste de som, modo difícil e detonados.

Mas, agora, vamos o que interessa.

Seleção de fases

Para selecionar fases no Splatterhouse de TurboGrafx-16, tem que executar o seguinte procedimento na tela de título: quando o prólogo começar e aparecer uma casa na chuva, pressione Run, seguido de Select 3 vezes e depois segure o direcional baixo-esquerda. Daí, sem soltar o direcional, pressione o Botão 1 ou 2. Isso abrirá a opção de selecionar um nível.

Caso você tenha a versão japonesa e este procedimento não funcionar, tente pressionar Select, Select, Select, então segure Esquerda e pressione Run quando a casa e o raio forem exibidos na tela de título.

Bônus: escolha a fase 0 que o jogo vai te levar à batalha final contra o chefão do Splatterhouse.

Teste de sons

Depois de entrar com o código de seleção de fases e acessar a área descrita na seção anterior, quando a tela aparecer e pedir para você selecionar em qual estágio deseja começar, pressione e segure o botão Select.

Depois de um ou dois segundos, a opção de seleção de fase se tornará um menu de Sound Test, permitindo que você ouça várias “músicas” e efeitos sonoros do Splatterhouse de Turbografx-16. Quando terminar de ouvir sua música, segure Select novamente para voltar ao menu de seleção de fases.

Modo Difícil

Essa manha é pra tornar sua vida ainda mais complicada neste game. Para acessar o Modo Difícil (Hard Mode), durante a tela de título, pressione e segure Select até que a palavra “HARD” apareça.

Máscara branca

Para acessar a versão branca da máscara de Rick, você precisará de uma cópia da versão japonesa do Splatterhouse para PC Engine. Infelizmente, nenhum código de trapaça está disponível para restaurar a máscara de hóquei branca nas conversões PAL e NTSC.

Detonados

A seguir, temos detonados, guias, playthroughs, vídeos jogando o Splatterhouse de TurboGrafx-16 até o final etc.

O primeiro é do canal SaikyoMog que detona o jogo sem comentários no Hard Mode:

Temos também a playthrough do canal World of Longplays, sem comentários também:

Detonados em texto

A seguir, temos uns links com artigos que apresentam-se como guias para o Splatterhouse de Turbografx-16/PC Engine.

Todos os textos estão em inglês:


Bom, por enquanto é só isso mesmo.

Queria que tivesse algo mais certeiro pra ajudar a zerar esta versão do Splatterhouse, mas por enquanto não achei mais nada. Espero que ao menos a seleção de fases seja de grande auxílio.

Claro, se eu descobrir mais algum macete para este game de TurboGrafx-16/PC Engine, volto aqui e atualizo o post, e você pode ajudar, deixando suas complementações, correções e dúvidas aí nos comentários.

Abraços!

Mais PC Engine e tal

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!