Hokuto No Ken [Master System]

1 de Março de 2016

Hokuto no Ken é um beat ‘em up da Sega lançado em 1986 para o Master System (ou Sega Mark III no Japão), baseado na famosa série de mangá e anime de mesmo nome, que por sua vez foi traduzida para o inglês como Fist of the North Star (Punho da Estrela do Norte).

É a versão japonesa do Black Belt que não pôde ser distribuída internacionalmente com seu aspecto original por motivos de direitos autorais.

À primeira vista, parecem que as diferenças se resumem aos gráficos e algumas músicas da trilha sonora do jogo, porém o seu gameplay é substancialmente diferente. A primeira delas é a falta dos power-ups que ficam passando no topo da tela, que recuperam energia ou podem dar invencibilidade temporária. O único jeito usual (sem manha) de recuperar energia é bater num certo número de inimigos (contamos 10) o que enche o medidor em uma pequena quantidade.

Por este e por outros motivos, o jogo é sensivelmente mais difícil do que o seu equivalente internacional. Enfrentar os chefes também é um pouco mais complicado, apesar das estratégias serem similares. O gordão subchefe da primeira fase (o Heart), por exemplo, só morre se o jogador ficar dando soco no saco dele.

Os cenários são diferentes e bem mais interessantes que os do Black Belt. O plano de fundo pós-apocalíptico de Hokuto no Ken estilo Mad Max é mais coerente do que um sujeito andando de kimono batendo nos outros na rua de algum lugar que você não sabe se é um Japão feudal ou num Estados Unidos moderno.

O jogo é muito massa e realmente tem o feeling do anime. Sem diminuir o outro game, Hokuto no Ken, é mais interessante que o Black Belt em uma série de aspectos.

Enredo

Uma das adaptações das telinhas mais fieis para o Master System, Hokuto no Ken conta os eventos que acontecem na primeira série televisiva do anime, especificamente as batalhas de Kenshiro contra Shin e sua gangue, até a batalha final, com Raoh.

Contra hordas de inimigos baseados em personagens existentes no anime, muito bem caracterizados (especialmente se contar as limitações de um cartucho de 1 megabit do Master), Kenshiro tem que avançar em um mundo devastado por uma guerra nuclear até recuperar a sua amada, Yuria.

Vídeo

No quarto episódio do nosso programa Velharia, apresentamos e fizemos o playthrough completo do Hokuto no Ken. Decidimos dedicar o vídeo porque esta série de mangás e animes é muito influente para os videogames, servindo de inspiração para uma grande variedade de jogos e não apenas aqueles situados no universo oficial de Hokuto no Ken. The Last Battle do Mega Drive e o próprio Street Fighter são bons exemplos.

Além disso, também ensinamos como matar os mestres e também como acessar a fase extra, Chapter 7:

Screenshots

Diferença de Nomes entre Hokuto no Ken e Black Belt

Hokuto no Ken 	 	 	 	Black Belt 	 	 	Personagem/Técnica
Kenshiro (ケンシロウ) 	 	 	Riki 	 	 	 	Protagonista
Yuria (ユリア) 	 	 	 	Kyoko 	 	 	 	Namorada do herói
Shin (シン) 	 	 	 	Ryu 	 	 	 	Primeiro chefão
Colonel (カーネル) 	 	 	Hawk 	 	 	 	Segundo chefão
Devil Rebirth (デビル・リバーズ) 	 	Gonta 	 	 	 	Terceiro chefão
Toki (トキ) 	 	 	 	Oni 	 	 	 	Quarto chefão
Souther (サウザー) 	 	 	Rita 	 	 	 	Quinto chefão
Raoh (ラオウ) 	 	 	 	Wang 	 	 	 	Chefão final
北斗百裂拳 (Hokuto Hyakuretsu Ken) 	鉄拳制裁 (Tekken Seisai) 	 	Primeiro golpe final
北斗壊骨拳 (Hokuto Kaikotsu Ken) 	 	悪党撃破 (Akutō Gekiha) 	 	Segundo golpe final
北斗七死星点 (Hokuto Shichishi Seiten) 	闘魂一発 (Tōkon Ippatsu) 	 	Terceiro golpe final
柔の拳 (Jū no Ken) 	 	 	懺悔無用 (Sangen Muyō) 	 	Quarto golpe final
北斗有情拳 (Hokuto Ujō Ken) 	 	極意炸裂 (Gokui Sakuretsu) 	Quinto golpe final

Dicas e Trapaças

Desde que carregamos o Velharia 4 em nosso canal do Youtube, descobrimos algumas manhas para o Hokuto no Ken.

Nós fizemos um vídeo para demonstrar:

Também tem a versão em texto, logo abaixo:

  • A primeira é a da fase extra (ou Chapter 7), que é um Boss Rush onde Kenshiro enfrenta todos os mestres de novo, sem recuperar a energia. Fique pressionando pra cima várias vezes depois de derrotar o Raoh quando a mensagem final aparece depois que Ken e Yuria se reencontram. Há quem diga que 20 vezes bastam, mas convém fazer mais, para garantir.
  • A segunda é como recuperar energia. Só funciona no chapter 1, 3 e 4. Basta dar uma voadora pro alto (baixo, cima + chute) quando o timer chegar a “080”. Vai aparecer a letra “E” flutuando. Se você conseguir pegá-la, você enche sua barra de energia.
  • A terceira é como pegar a invencibilidade (similar aquele ícone vermelho do Black Belt). Só funciona nas fases 2 e 5. Para conseguir pegá-la, basta dar um soco na cara daquele cachorro parecido com o do filme História sem Fim, que fica em cima dos templos nestas fases. Vai aparecer uma letra “P” que, quando pega, te dá esta invencibilidade temporária.
  • A quarta é meio complicada, pois você tem que derrotar o chefão sem perder energia (como se fosse o perfect do Street Fighter). Se conseguir a façanha, dê um pulo alto pra frente. Você vai pular a fase toda e enfrentar o chefão diretamente.

Testamos todas as manhas acima e todas funcionam. A manha da fase secreta funciona do jeito que ensinamos no Truques do Black Belt também.

Deixe um comentário

  • Seja social e nos siga!

           
  • Páginas

  • Tags Especiais

  • Categorias

  • Parceiros

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.