King of the Monsters

8 de fevereiro de 2017
King of the Monsters

King of the Monsters é um jogo de luta desenvolvido pela SNK e lançado para os arcades, em 1991, que apresenta uns monstros gigantescos, no melhor estilo kaiju ou tokusatsu, se enfrentando num monstruoso torneio de prowrestling (ou luta livre, telecatch etc). E fazem isso, é claro, enquanto destroem as cidades japonesas.

O game apresenta belos gráficos pra época, um cenário bem interativo (com os esforços inúteis dos humanos ao tentar destruir os monstros, nos detalhes) e personagens interessantes, porém a jogabilidade não ajuda. Este ponto fraco é o que, provavelmente, impediu o King of the Monsters de ter sido um grande sucesso, levando em conta a qualidade dos recursos do game.

Apesar disso, ele rendeu uma sequência, o King of the Monsters 2 – The Next Thing, e uma boa quantidade de ports, ganhando versões para Neo-Geo, Super Nintendo, Mega Drive, PlayStation 2, PSP,  PC e Nintendo Wii.

Particularmente, eu me lembro que esse jogo era massa, mas era papa ficha. Eu alugava o Rampage pra jogar no Master System só porque eu me empolguei com o King of the Monsters e não tinha como ir toda hora no fliperama ao meu bel prazer. Na época, eu era novo, não tinha dinheiro e ainda não existiam emuladores e a gente se virava com jogos similares, só pra ficar relembrando e esperando a hora de voltar pro fliper e matar a saudade.

Gameplay

Os jogadores escolhem um dos seis monstros (4 nos ports para sistemas 16-bit) para lutar, com dois jogadores podendo se unir para lutar contra os monstros juntos. Os combates terminam quando um dos monstros é subjugado no solo (como na luta livre) por três segundos ou o tempo acabe. No segundo caso, o jogador perde também.

O game apresenta 12 fases no total (8 nos ports para 16-bit) onde o jogador tem que derrotar todos os seis monstros, com o último sendo ele mesmo mas com uma cor diferente (palette swap). Daí, o jogador tem que enfrentar todos os monstros de novo, na mesma ordem, mas em cidades diferentes.

Screenshots

Vídeo

O vídeo com o gameplay abaixo foi feito e narrado pelo Celso Affini, do canal Defenestrando Jogos, quem, embora não goste muito deste título, nos forneceu algumas informações interessantes e curiosidades sobre o game, que foi uma das fontes para este nosso post:

Curiosidades

  • A série King of Monsters, apesar de esquecida depois do segundo game, teve seus personagens reaparecendo em 2005, quando a SNK Playmore lançou o Neo Geo Battle Coliseum, um jogo de luta com vários dos personagens populares da firma. Cyber Woo, Yuki, Ai e Atomic Guy, além de duas fases do King of Monsters, aparecem neste game.
  • Atomic Guy (Atomic Gai), Super Geon (Super Zion) e o Cyber Woo aparecem em cartas do jogo SNK vs Capcom: Card Fighters DS, de 2006.
  • O game foi incluido no SNK Arcade Classics Vol. 1,o que levou a várias artes raras da produção do King of Monsters serem apresentadas no disco.
  • O King of Monsters era apresentado regularmente no programa televisivo Nick Arcade, da Nickelodeon. O game era, geralmente, escolhido em detrimento de outros títulos populares, como ActRaiser, Super Ghouls ‘n Ghosts e El Viento. Isso acontecia também nas primeiras transmissões do programa Games World, exibido pela Sky1.

Deixe um comentário

  • Seja social e nos siga!

           
  • Páginas

  • Tags Especiais

  • Categorias

  • Parceiros

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.