Michael Jackson’s Moonwalker

O game baseado no filme de mesmo nome.


19 de outubro de 2017

Michael Jackson’s Moonwalker (マイケル・ジャクソンズ・ムーンウォーカー) é um jogo de luta estilo beat ’em up onde Michael Jackson, junto com seu chimpanzé Bubbles, tenta salvar as crianças e derrotar o maligno Mr. Big. Foi desenvolvido pela Sega e lançado inicialmente aos arcades (System 18) no dia 24 de julho de 1990.

O finado cantor pop em pessoa foi produtor e designer do Michael Jackson’s Moonwalker original, e tudo deu certo, pois o game foi um grande sucesso de critica e mercado, sendo ainda portado para outras plataformas, embora seja substancialmente diferente nelas.

Joguei exaustivamente o Moonwalker do Master, muito popular nesta plataforma quando lançado, mas também lembro da versão de fliperama ter uns recursos impressionantes pra época. Ambas as versões são uma mistura peculiar de elementos, como soldados futuristas, mafiosos, robôs, zumbis etc. Se fosse o foco do game, seria meio surreal imaginar como tudo isto se encaixaria num enredo.

Vídeos

Acima, temos o Celso defenestrando o Michael Jackson’s Moonwalker do arcade, neste episódio do seu Fliperama Nostálgico que foi publicado em seu canal no dia 18 de maio de 2015. Além de exibir a gameplay, o vídeo também traz muitas informações e curiosidades a respeito do jogo, sendo uma das fontes desta publicação.

Já no vídeo anterior, temos o detonado da versão de Master System do Moonwalker, a que eu mais joguei. Foi feito pelo World of Longplays e mostra o game sendo zerado do início ao fim.

Enredo

Como dito, o Michael Jackson’s Moonwalker é um jogo baseado no filme de 1988, uma antologia estrelada pelo próprio cantor pop. O game segue mais ou menos o seguimento Smooth Criminal do filme, onde Michael Jackson tem que resgatar as crianças e derrotar Mr. Big, seus capangas, máquinas mortais, mortos-vivos e outros inimigos que estão a serviço do mal. Jackson conta com a ajuda do seu chimpanzé Bubbles, seu bicho de estimação na vida real.

Ports

Como dito acima, a versão original é substancialmente diferente de seus portss para outros sistemas, inclusive Mega Drive e Master System. Estes, mesmo mantendo grande parte dos elementos da versão de fliperama, abandonam a visão isométrica e a rolagem lateral side scrolling, se assemelhando mais a um game de plataforma ou algo parecido com o Shinobi. Estas versões para consoles caseiros contaram com o design de Roppyaku Tsurumi, que também foi coprodutor delas, junto com Jackson.

Computadores como o Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64, Amiga, PC (MS-DOS), MSX e o ZX Spectrum também ganharam versões do game, mas com uma jogabilidade completamente diferente da original e dos consoles. Segundo a revista Your Sinclair, a versão de ZX Spectrum tinha a gameplay similar ao Gauntlet e Operation Wolf deste computador.

Gameplay

Fliperama

Neste beat ’em up isométrico, o jogador deve derrotar todos os capangas e inimigos a mando de Mr. Big em cada fase. Michael Jackson, ao invés de atacar com chutes e socos (como é a tradição do gênero), lança uns poderes energéticos com as mãos ou faz uma dança mágica que hipnotiza todos os inimigos da tela e os destrói, depois de acompanharem o protagonista em tal dancinha.

Alguns inimigos são derrotados com apenas um hit e outros precisam de serem atingidos várias vezes para serem derrotados. É possível carregar o ataque de Michael segurando o botão de tiro, o que aumenta o seu dano. Se manter pressionado o botão de ataque por muito tempo, esta força extra se perde, precisando ser carregada novamente.

No final de cada rodada, o chimpanzé de estimação de Michael, Bubbles, aparecerá. Se Michael toca Bubbles, ele vai se transformar em um poderoso robô. Depois de Michael se tornar o robô (chamado por alguns de Moonwalker), será capaz de disparar lasers e mísseis. Michael deve derrotar o chefe no final de cada rodada a fim de avançar para a próxima. Porém, se não pegar o Bubbles, deverá enfrentar o chefão sem esta transformação.

É possível jogar o Michael Jackson’s Moonwalker simultaneamente por até três pessoas. Cada um usa uma cor diferente: Branca (jogador à esquerda), vermelho (jogador do meio) e preto (jogador à direita).

Moonwalker para consoles caseiros

Como dissemos acima, a gameplay dos ports do Moonwalker pro Mega Drive/Genesis e Master System contavam com um esquema totalmente diferente, lembrando mais o Shinobi do que o original dos arcades.

Nestas versões, o jogador tem que resgatar as crianças, todas elas parecidas com a Katie do filme. Elas ficam espalhadas pelas fases, algumas atrás de objetos como portas e até tumbas. Muitos destes objetos estão vazios ou escondem power-ups ou inimigos, mas isso nunca varia entre as partidas, podendo o jogador fazer mapas das fases para lembrar onde está cada criança ou power-up e usar toda vez que reiniciar o jogo.

O ataque padrão do Michael Jackson é aquele chute que ele fazia durante suas apresentações. Se o jogador segurar o botão de ataque e apertar o direcional pra trás, Jackson faz o seu passinho Moonwalk, que serve para algumas coisas no jogo. Ele também pode rodopiar, ficando invulnerável no processo, mas isto o fará perder energia. Se o rodopio for segurado, Jackson faz aquela sua dancinha que hipnotiza e mata os inimigos todos da tela (Star Magic). Ele também pode combinar saltos com ataques ou agachar para dar socos.

Tem também o ataque com o chapéu, onde Michael o arremessa como um bumerangue. No Master System, isto é feito com o botão de ataque ao recolher o ícone do Michael Jackson laranja (o amarelo dá vida). No Mega Drive, isto é feito segurando o botão de rodopiar por dois segundos, com o direcional controlando o sentido desejado. Michael também conta com a ajuda do Bubbles, que aponta onde o jogador deve ir para terminar a fase. Neste console, tem mais interação com o cenário e variedade de inimigos durante as rodadas também.

No final de cada round da versão de Master System, até o 5-9, Jackson enfrenta um desafio com os capangas de Mr. Big. No 6-1, ele se transforma no robô e o jogo se transforma um shooter tipo aquela fase de bônus do Shinobi. No round 6-2, ele se transforma numa nave, mantendo um esquema similar à rodada anterior.

Já no Mega Drive, na fortaleza final, ele também pode se transformar em robô durante o round, mantendo a perspectiva padrão do jogo, mas daí não pode recolher as crianças. No último round, Jackson se transforma numa nave espacial e luta no espaço contra a nave do Mr. Big, com uma perspectiva em primeira pessoa similar a de um simulador de voo.

Curiosidades

  • Consta que o design de jogo para Moonwalker foi feito pelo próprio Michael Jackson.
  • Este jogo do Jackson (e outros com nomes de celebridades) fazia parte de uma linha de títulos endossados por atletas e cantores famosos. Isso fazia parte da estratégia de publicidade do Mega Drive na América do Norte.
  • Na versão do Gênesis/Mega Drive, há inimigas no primeiro nível que não atacam, mas precisam ser atingidas para abrir caminho. Elas não existem no port de Master System.
  • Mais ou menos em 2017, um colecionador conhecido como Brian diz ter encontrado um cartucho onde é possível ouvir por completo a canção “Thriller” no estágio 3-2 do jogo, justamente a fase do cemitério. O cartucho teria sido encontrado no mercado de segunda mão e comprado por apenas 20 dólares. Não sei dizer se é pra valer, mas sempre me perguntei por que não tinha a Thriller na fase do cemitério.

Trilha sonora

Como não poderia deixar de ser, a trilha sonora do Moonwalker inclui músicas do próprio cantor. Elas são planos de fundo dos rounds (fases) do game, em sua versão de arcade:

  1. Cavern: “Bad
  2. Amusement Quarter: “Smooth Criminal
  3. Night Street: “Beat It
  4. Graveyard: “Another Part of Me
  5. Evil Fortress: “Bad

Outras músicas também rolam em outras partes do game, como Billie Jean, como em seu final.

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas da versão do fliperama do Moonwalker e foram ampliadas.

Mais informações e Michael Jackson

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