E1M4b: Phobos Mission Control

E1M4b: Phobos Mission Control é um remake da quarta missão do primeiro episódio do Doom clássico que foi lançado no dia 26 de abril de 2016 pelo John Romero, um dos principais criadores do jogo.


29 de abril de 2016

E1M4b: Phobos Mission Control é um remake da quarta missão do primeiro episódio do Doom clássico que foi lançado no dia 26 de abril de 2016 por ninguém mais, ninguém menos que John Romero, um dos principais criadores do jogo.

Romero afirmou que, como era ele quem estava construindo o Episódio 1 do Doom, se tivesse sido ele quem tivesse criado a Missão 4, seria mais ou menos assim que ela ficaria.

O mapa foi lançado poucos meses depois do E1M8b, outro remake de uma missão clássica do FPS feita por Romero, e dias depois do FPS Blackroom ser anunciado no Kickstarter. Certamente uma estratégia de marketing, Romero afirmou que a E1M4b apresenta o gameplay clássico que ele estava prometendo no Blackroom e que também é um aquecimento para este game (que até hoje não sabemos mais nada a respeito, nem se foi cancelado).

O mapa é bacana. Apresenta um design caótico, misturando espaços abertos com fechados, e, apesar de ser um mapa grande, o processo para vence-lo é bem intuitivo. Não é daqueles que você precisa de girar feito barata tonta no pra achar um detalhe pra poder avançar. Ele também é menos difícil que a E1M8b, apesar de umas armadilhas bem tensas, porém eu diria que ambos mapas seguem o mesmo estilo.

Vídeos

Acima, usamos o Combined Arms para explorar e apresentar a E1M4B de forma bem relax. Também, metemos junto o Ketchup Mod, só de zuera.

Já no vídeo acima, jogamos sem nenhum mod para descobrir todos os segredos do mapa, embora ficassem faltando dois monstros que não foram encontrados para ser eliminados. A dificuldade estava no Ultra-Violence e demos uma editada numa parte do vídeo, cortando uma parte entediante onde se estava procurando os monstros que sobraram.

Enredo

Deixando a Refinaria de Toxinas, você abre caminho até o Controle de Missão de Phobos, onde estão os computadores que trabalham com os dados da Anomalia.

Você terá que usá-los para obter acesso ao Laboratório de Phobos mas você se lembra de ouvir que os computadores estão ligados em todas as áreas da instalação e que você nunca soube quando os arredores mudariam.

Você tem que manter seus olhos alertas. Este lugar não é o que parece ser…

Compatibilidade

A E1M4b foi criada para ser jogada com o Doom original registrado ou o The Ultimate Doom.

Como funciona com o DOOM.EXE (utilizando o parâmetro -file na linha de comando), qualquer port avançado (ZDoom, GZDoom, Zandronum, LZDoom etc.) certamente é capaz de rodá-lo, mas você vai precisar de algum IWAD no formato do DOOM.WAD, podendo ser o da Phase 1 do Freedoom.

Não cheguei a testar se ele funciona no DOOM1.WAD (Shareware) como o E1M8b. Acho que deve funcionar, só que nem todo port permite carregar esta versão do jogo com outros WADs.

Mais informações e mapas para Doom

autor, site, canal ou publisher John Romero tamanho 87 KB licençaGrátis download link DOWNLOAD

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!