EGA Doom

EGA Doom é um mod que faz o Doom ficar parecendo com um game EGA antigo, usando apenas 16 cores. Não traz nenhuma modificação no gameplay, mantendo-o 100% vanilla, e é compatível com todos os engines.


29 de agosto de 2020

EGA Doom é um patch para o Doom criado por Sigvatr que faz o clássico jogo de tiro em primeira pessoa da id Software ficar parecendo com um game EGA antigo, usando apenas 16 cores (ou algo quase isso).

O mod não traz nenhuma modificação no gameplay, mantendo-o 100% vanilla, só aplica a paleta de cores e o colormap aos gráficos, como monstros, armas, HUD, texturas, telas de título e intermissão etc.

Vídeos

Acima, temos o showcase do EGA Doom feito no nosso esquema tradicional. Os outros mods usados no vídeo foram o Meatgrinder, Double Impact, Catacomb 3D monsters for Doom 2, Zagemod e WolfenDOOM – The Original Missions.

Já o anterior, fiz uma mistureba de elementos de jogos retrô com o EGA Doom, combinando este mod com o Contra Doom e um pacote de monstros que fiz que tem personagens do Might and Magic II, Heretic, WWF Royal Rumble e uns feitos a partir de edição de sprites originais do Doom. Usei o modo hardware de renderização para gravar essas partidas. Talvez no software fique melhor.

Análise

Apesar que o EGA Doom não traz nenhuma modificação no gameplay, sendo um patch puramente cosmético, não quer dizer que ele não tenha sua utilidade: além de dar cara de um jogo ainda mais antigo às suas partidas, como visto nos vídeos acima, pode ser usado como base para outros mods. Daí, se você está pensando em fazer algo retrô imitando alguma velharia, já pode embutir os lumps diretamente nele.

Outra coisa também é que a ideia pode te inspirar a fazer um patch similar. Por exemplo, o NINTENDOOM parece que foi inspirado no EGA Doom. Quem sabe alguém não cria também o “CGA Doom”?

Recomendações

  • O autor recomenda usar o Chocolate Doom com sons de PC Speaker e resolução 320×240 para rodar o EGA Doom e obter a resolução mais old school possível.
  • Se estiver jogando o EGA Doom com algum port que dá pra escolher o modo de renderização, configure para Software. Acho que fica melhor assim.
  • Aumentar o contraste também pode dar também um ar ainda mais retrô à partida.
  • Alguns mapas, mapsets ou áreas dos mesmos ficam melhores com o EGA Doom. A E1M1 do Double Impact, conjunto de fases mencionada nos vídeos, é um exemplo.
  • Acho que não precisa de falar que combinar com outros mods que emulam estilo de jogos antigos — como o Bullet-Eye, 8-16 bit Music Replacements, Rebel Rumble, o supacracitado Contra Doom ou os WolfenDOOM — é uma boa ideia.

Screenshots

Compatibilidade

O EGA Doom parece ser 100% compatível com qualquer engine do Doom, inclusive os vanilla (DOOM.EXE, DOOM2.EXE etc.), o que significa que ele também deve rodar com qualquer port avançado deste jogo. Veja as recomendações para aprimorar a experiência.

Este mod também funcionou de boa aqui com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom e Freedoom. Ele também funciona com o Chex Quest, embora algumas áreas possam ficar com as cores desajustadas demais.

Note que alguns mods já vem com os seus próprios colormaps e paletas que podem sobrescrever os do EGA Doom. Para garantir que fique sempre com as 16 cores, procure carregar o EGA Doom por último na ordem dos PWADs.

Mais informações e mods para Doom

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