Defenestrando GunForce: Battle Fire Engulfed Terror Island (1991)

Newsletter:

Visão geral

Assista o GunForce: Battle Fire Engulfed Terror Island sendo defenestrado nesta live do canal do Celso Affini que foi exibida em março de 2016. É mais um gameplay de jogo antigo de fliperama que estamos adicionando aqui para você ter algo decente para assistir na domingueira. O vídeo, cujo o conteúdo começa na minutagem 14:49:, é bastante descontraído, nostálgico e informativo, e é a principal fonte de dados desta publicação.

GunForce: Battle Fire Trafou Terror Island (ガンフォース), conhecido também apenas como GunForce, é um jogo que combina tiro e plataforma desenvolvido e lançado pela Irem para os fliperamas em junho de 1991.

O jogo, bastante desafiador e avançado pra sua época, foi portado para o Super Nintendo em 1992 e ganhou uma sequência em 1994, o GunForce II, conhecido como Geo Storm no Japão. Ele saiu também para computadores pessoais: Windows (2011), Apple (2011) e Desura (2013, IREM Arcade Hits).

Enredo

Os soldados saltam de paraquedas de um bombardeiro em uma ilha e precisam abrir seu caminho através de hordas inimigas para poderem travar a batalha final para proteger a Terra dos invasores.

Gameplay

O GunForce é um jogo de de tiro e plataforma com rolagem lateral com suporte para até duas pessoas ao mesmo tempo enfrentarem um grande número inimigos, usando jipes, helicópteros, motocicletas e as várias armas diferentes que podem ser recolhidas pelas fases.

Diria que o GunForce é também um run and gun, visto que seu gameplay consiste em avançar enquanto se atira em todas as forças inimigas que cruzarem seu caminho em um esquema similar ao Contra. A arma inicial atira projéteis com rapid fire e tem munição infinita, mas outros tipos de armamento, como lança-chamas ou um laser, podem ser recolhidos e ficar sem munição. O jogador pode atirar em linha reta ou nas diagonais e os veículos também poderão disparar.

Cada uma da fases devem ser vencidas em um determinado período de tempo ou o jogador perde uma dessas vidas. No Super Nintendo, tem-se 3 continues e cinco vidas de início.

Curiosidades

  • 750 máquinas do GunForce foram vendidas nos EUA;
  • A sequência deste jogo, o GunForce II, foi criada pela mesma equipe que mais tarde formaria a Nazca. Esta é também considerada a predecessora espiritual do Metal Slug e guarda muitas semelhanças com este título. Isto faz do primeiro GunForce o “avô espiritual” dessa popular franquia. No vídeo acima, aliás, tem também um pouco do gameplay do GunForce II;
  • A versão americana tem a famosa e verdadeira frase “Winners Don’t Use Drugs’ (Vencedores Não Usam Drogas), visto que noiado tem mais é que se f00der mesmo.

Dados técnicos

  • Hardware: Irem M-92A;
  • CPU principal: V33 (@ 9 Mhz), V30 (@ 7.15909 Mhz);
  • Chips de com: YM2151 (@ 3.579545 Mhz), GA20 (@ 3.579545 Mhz)
  • Jogadores: 1 ou 2
  • Controles: 8 direções
  • Botões: 2

Vídeo adicionado em: 3 de fevereiro de 2019

Categorias: Arcade, Plataforma, Tiro, Vídeos

Tags: , , , , , , ,

Autor/canal: Defenestrando Jogos

Acessado: 6 vezes.

Link deste Vídeo:

Deixe um comentário

eXTReMe Tracker
Copyright © 2001 - 2019 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.