Mario!!!

10 de fevereiro de 2012

Mario!!!Mario!!!, chamado também de Mario!!!, Mario e Luigi ou Mario Clone, é um clone do famoso Super Mario Bros. desenvolvido e lançado para o MS-DOS em 1994 pela Wiering Software. Foi um dos primeiros jogos que adicionamos em nosso site, por ser grátis, independente e parecer com o clássico da Nintendo.

Trata-se também de um projeto muito interessante: foi desenvolvido por motivos didáticos, para aprender programação VGA e trabalhar com camadas paralax scrolling, segundo o autor. Acabou que ele usou este projeto como base para seus outros games, os quais temos alguns em nosso site (Super Angelo e Charlie III, por exemplo). Muito bacana isso.

Os gráficos de Mario!!! são extremamente semelhantes aos originais, com a jogabilidade bastante parecida também, embora nem tanto. Ele não apresenta trilha sonora e nem muita dificuldade, dando para passar pelas seis fases rapidamente. Inclusive, dei uma jogadinha agora só pra tirar novas screenshots e cheguei na última fase sem perder vida, mas daí eu morri… Hehehe!

Apesar destas duas deficiências, vale a pena experimentar o Mario!!! se você procura coisa nova no gênero ou pela nostalgia do MS-DOS ou dos jogos originais. Outra coisa legal também, é que é um fangame que já virou também um jogo antigo!

Screenshots

Código fonte

Recentemente, descobrimos que a versão do Mario!!! que a gente tinha, chamada de shareware, era um hack da versão original feito por alguém além de seu autor e pedia 15 dólares para liberar a última fase. O autor liberou o jogo completo, gratuito e com o código aberto, que pode ser acessado aqui.

O Mario!!! foi escrito em Borland Turbo Pascal 6.0, algum programador pode achar interessante o código e usar para algum projeto ou para aprender algo.

Controles

  • ← e →: Andar
  • ALT: Pular
  • CTRL: Corre
  • Barra de Espaço: Atira (com a florzinha). Você pode usar ou para mirar enquanto atira.
  • ↓: Entra no cano no final da fase ou quando tem warp.
  • ESC: Sai do jogo

Informações adicionais

Talvez você precisará do DOSBox para rodar este game, por motivos de compatibilidade com o Windows ou o seu sistema operacional mais moderno. Para rodar o jogo, basta descompactar o pacote em alguma pasta, configurar o DOSBox e executar o MARIO.EXE ou o MARIOJOY.BAT, se quiser usar o joystick.

Instruções para configurar as teclas e os comandos estão na parte MAPPER do arquivo README.TXT do DOSBox. LEIA ESSE ARQUIVO ANTES DE TENTAR JOGAR, além de ensinar a carregar os games, talvez lhe poupe umas dores de cabeça!

Apesar de ser um software bem feito e estável, todo cuidado é pouco. Não nos responsabilizamos por qualquer dano causado em seu sistema ou computador pelo uso deste ou qualquer arquivo disponibilizados em nosso site!

Confusão que aconteceu aqui

Testei no meu Windows XP SP3 o Mario Clone no DOSBox, e o programa virou a tela de lado, quando tentei correr e pular ao mesmo tempo. Consegui resolver carregando o mesmo game de novo no DOSBox e apertando CTRL + ALT + Setinha pra cima.

UPDATE: descobri que o lance de rotacionar o monitor não era problema do DOSBox, e sim era uma das teclas de atalho do monitor, que coincidentemente eram as teclas usadas para jogar. No caso por usar as teclas CTRL e ALT.

O uso do [CTRL] + [ESPAÇO] também pode conflitar se você usa programas como o lamentavelmente extinto MSN Plus, portanto, leia as informações acima para evitar que isto aconteça.

site ou autor do arquivo Wiering Software tamanho do arquivo 54,7 KB licencaFreeware sistemas operacionais compativeisMS-DOS download link Download

Deixe um comentário

  • Assine a nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.