Wonder Boy

20 de novembro de 2017

Wonder Boy (ワンダーボーイ) é um jogo de plataforma desenvolvido pela Escape (antigo nome de uma firma chamada Westone Bit Entertainment) e lançado pela Sega em 1986 originalmente para os fliperamas. O jogo foi um sucesso tanto de público quanto de mercado, o que certamente foi um dos incentivos para ser portado para vários outros sistemas, como o Amstrad CPC, Commodore 64, Game Gear, Sega Mark III/Master System, SG-1000, Mobile Phone, Wii (Virtual Console), ZX Spectrum e PlayStation 4.

Wonder Boy deu origem a outros 5 jogos que fazem parte da série principal: Wonder Boy in Monster Land, Wonder Boy III: Monster Lair, Wonder Boy III: The Dragon’s Trap, Wonder Boy in Monster World e Monster World IV. Em outubro de 2016, o game também ganhou um remake chamado Wonder Boy Returns, desenvolvido pela CFK.

Além destes ports, outros jogos da série e o remake, existe também uma miríade de clones e jogos que riparam elementos do Wonder Boy, o que também é prova do impacto deste grande título.

Vídeo

Acima, temos o gameplay comentado do Wonder Boy do fliperama produzido pelo canal Defenestrando Jogos. O vídeo apresenta apresenta, além do gameplay do jogo, umas boas informações que utilizamos para montar esta publicação.

Enredo

Tom-Tom (na versão do Master System) ou simplesmente “Menino” (nas versões japonesas), é um garoto ilhéu e tribal estilo homem das cavernas. O Dark King (conhecido como Drancon na versão Game Gear), sequestrou a namorada do Wonder Boy, Tina (renomeada Tanya na versão Master System), e agora ele tem que invadir os domínios dessas criaturas para resgatá-la, reunindo itens úteis para conquistá-la ao final da jornada.

Screenshots

As screenshots acima são também da versão de arcade do Wonder Boy. Elas foram ampliadas. a resolução original é raster 256×224.

Gameplay

O Wonder Boy, como dissemos, é um jogo de plataforma. Nele, o jogador deve guiar o herói através de sete áreas, cada uma composta por quatro rounds. As fases sempre rolam da esquerda para a direita, com algum movimento vertical, e consistem em florestas, colinas, oceanos, cavernas, palácios de gelo e, ocasionalmente, terras das montanhas.

O protagonista pode armar-se com um machado de pedra que ele pode jogar contra inimigos que se aproximam, usar um skate com o qual ele pode correr rapidamente pelos níveis e sobreviver a um ataque de um inimigo e contar com a proteção temporária de um anjo que lhe permite destruir inimigos simplesmente passando por eles. O jogador adquire tais vantagens se quebrar os ovos abertos, que podem também conter surpresas desagradáveis, como maldições que o fazem perder a vitalidade mais rapidamente do que o habitual e os cogumelos venenosos que acabam com toda a saúde do Wonder Boy de uma só vez. Os ovos ruins estão cobertos de manchas vermelhas, enquanto os bons são totalmente brancos.

O jogador deve controlar o medidor de vida que constantemente diminui em certo ritmo e só pode ser reabastecido coletando frutas ao longo dos níveis. Há também uma boneca para colecionar em cada nível e que duplica os pontos de bônus atribuídos no final destes. Se todas as 28 bonecas forem coletadas, uma oitava área é desbloqueada.

No final de cada área, o herói encontrará uma encarnação do principal antagonista como chefão. Uma vez vencida a batalha, a máscara do senhor poderoso voa e se transforma em algum item, como uma xícara de chá ou um pedaço de fruta para o menino coletar. O feiticeiro maligno, em seguida, faz sua fuga.

Um modo alternativo de dois jogadores está disponível onde eles revezam toda vez que um perde uma vida.

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.