Star Wars: TIE Fighter

Lançado em 1994 pela LucasArts e desenvolvido pela Totally Games, o Star Wars: TIE Fighter é uma sequência do famoso X-Wing onde, ao invés de encarnar um piloto rebelde, você joga do lado do Império.


19 de abril de 2011

Star Wars: TIE Fighter

Lançado em 1994 pela LucasArts e desenvolvido pela Totally Games, pode-se dizer que o Star Wars: TIE Fighter é uma sequência do famoso Star Wars: X-Wing que conta com um detalhe essencial: ao invés de encarnar um rebelde, você joga do lado do Império, pilotando seus caças entre várias missões de importância vital para o Imperador Palpatine e para a restauração da paz e ordem na Galáxia.

Aliás, se ainda não percebeu, esses jogos são do universo Star Wars, com o TIE Fighter se desenrolando a partir do filme O Império Contra Ataca depois da Batalha de Hoth, com a invasão imperial na base secreta rebelde que os forçou a fugir e se espalhar pelo Outer Rim, os Anéis Externos da Galáxia.

Quando o joguei pela primeira vez, com placa de som (que na época era novidade pra mim), os efeitos sonoros e os filmezinhos que passam entre as batalhas me impressionaram bastante. Em termos de técnica e recursos, considerando a época em que o jogo foi lançado, são muito emocionantes e maneiros. Tem um vídeo em que o Darth Vader detona um almirante traidor do Império, por exemplo, que é muito louco.

A medida em que você vai jogando e vencendo as missões, vai entrando na trama na medida em que vai conhecendo as estratégias e os motivos do Império para derrotar os “rebeldes imundos”. Outra característica que faz esse jogo ser viciante é que ele vai evoluindo, não se tratando de simplesmente entrar no cockpit matar uns X-Wings e voltar e depois fazer tudo de novo com algumas variações. Com o tempo, o Império vai desenvolvendo novas tecnologias, e novos caças vão ser designados pra você pilotar em muitas missões com naturezas das mais variadas, que podem variar entre simplesmente fazer inspeções, destruir piratas, caçar traidores, recuperar caças roubados a até missões altamente secretas.

O gameplay e a jogabilidade do TIE Fighter são excelentes, os efeitos sonoros impecáveis e a música de fundo, gráficos e animações, novamente considerando que é um jogo da década de 90, espetaculares. Inclusive, são mais bacanas do que muita coisa que vemos hoje em dia, apesar de não serem modernos.

Como se não bastasse, depois eles lançaram uma edição para colecionador deste antológico simulador espacial, o TIE Fighter Collector’s CD-ROM, que trouxe novas naves para ambos os lados do confronto e novas missões intrigantes. Vale a pena esse jogo. Inclusive, eu comprei as duas versões e não é à toa que ele faz parte do nosso Hall da Fama.

Vídeos

O vídeo anterior é a introdução da versão clássica de 1994 do TIE Fighter.

Acima, temos um curta muito bem feito baseado no TIE Fighter em um estilo anime pelo OtaKing77077 que captura bem o espírito deste grande jogo.

Enredo

No rescaldo da Batalha de Hoth, desde a sua traição em Yavin, a Aliança Rebelde e outros criminosos estão ameaçando as fundações do pacífico Império. A Marinha Imperial é chamada para erradicar o resquício da Rebelião e restaurar a paz e a ordem. Como recrutas da Marinha Imperial sob o comando de Darth Vader, a missão dos pilotos é servir o Imperador e salvar a galáxia, salvaguardando inúmeras vidas em perigo. Junte-se à causa do Imperador e elimine o levante rebelde enquanto o Império Contra Ataca!

Este é apenas um resumo da história do TIE Fighter. No manual tem bem mais coisa e é bem interessante.

Caças do Star Wars: TIE Fighter

Os caças espaciais são extremamente importantes na conquista da Galáxia. Além de dar mobilidade para as missões, ainda oferecem proteção e, quando usados estrategicamente, representam ameaças até para os grandes cruzadores espaciais. Basicamente, existem vários tipos destes. Os que podem realizar de maneira relativamente eficaz quase todas as missões, como o TIE Fighter, TIE Interceptor, X-Wing, ou os especializados em bombardeio: TIE Bomber ou, no caso dos rebeldes o Y-Wing.

Alguns são dotados de hiperdirecionador, como os caças rebeldes, sendo que o TIE Fighter, TIE Bomber e o TIE Interceptor não. Estes podem ser equipados também com uma variedade de projéteis (proton rockets, proton bombs, ogivas com magnetic pulse etc.), Tractor Beam e Jamming Beam, se o piloto considerar necessários para alguma determinadaa missão. Algumas naves de maior porte contam com hangares para abrigar os caças, como as plataformas espaciais e os Imperial Star Destroyers. Mas estes você não pilota, obviamente.

No jogo, são pilotados somente os caças imperiais enfrentando rebeldes, piratas espaciais e traidores do Império. Alguns destes caças que citaremos abaixo só aparecem na edição de colecionador do TIE Fighter.

Ah! O texto dos caças está em inglês, e não lembro da onde tiramos. Tenho eventualmente traduzido as descrições, mas leva tempo :P

TIE Fighter

O TIE Fighter é o símbolo mais reconhecível de controle espacial da Frota Estelar do Império. Os caças TIE (Twin Ion Engine, ou Motores Duplos de Ions) estão a bordo até dos menores cruzadores e ficam estacionários em portos espaciais e em bases através da galáxia. O Tie Fighter é uma pequena nave que se distingue pelo par de asas solares hexagonais em ambos os lados de seu pequeno e esférico cockpit. A nave apresenta uma um perfil pequeno e sua grande manobrabilidade a torna um alvo difícil em combate.

Os TIEs são um caça de curto alcance, sem possuir hyperdrivers para economizar em peso e aumentar a performance. Eles dependem de uma base, um planeta próximo um ou um cruzador Imperial. Eles carregam dois dias de suprimentos e tem que reabastecer depois algumas poucas horas de combate. Entretanto, sua quantidade massiva compensam quaisquer deficiências de design. Estes caças são usados tanto para defender cruzadores quanto planetas quanto para atacar naves Rebeldes e piradas. Eles também escoltam os fortemente armados TIE Bombers enquanto eles estão atacando instalações planetárias permanentes.

Cada TIE tem um par de canhões lases montados na frente da nave. Os poderosos geradores laser estão no trem de pouso do pod de comando e alimentam os geradores de energia e baterias. O caça tira muita energia da radiação solar absorvida das suas asas.

TIE Bomber

Ao contrário da maioria dos modelos TIE, o TIE Bomber é equipado com dois casulos e painéis solares alongados. O casulo padrão abriga o piloto, computadores de voo, sistemas de comunicação e o outro abriga as munições e os sistemas de mira e lançamento. Os motores duplos TIE característicos conectam os dois casulos.

Apesar que a carga de ataque pode depender dependendo do perfil das missões, um bombardeiro carrega dúzias de mísseis, bombas, minas e detonadores termais para corridas de ataque. Em combate nave-contra-nave, o TIE Bomber usa um par de canhões duplos de lasers frontais.

TIE Bombers provaram ser eficazes contra naves capitanias em combates espaciais. Depois que os TIE Fighters enfraquecem as defesas do alvo, os bombardeiros usam seus computadores de alvo precisos para desabilitar áreas vitais como geradores de escudos e motores. Uma vez que a nave é debilitada, grupos de invasão do Império tomam o seu controle e capturam tropas rebeldes para interrogação.

Os TIE bombers também podem ser enviados contra estações espaciais, plataformas de docas orbitais e instalações em órbitas de planetas. Eles são mais eficientes, entretanto, durante assaltos em alvos terrestres. Os TIE Bombers tem computadores extremamente precisos que permitem que o piloto destrua completamente uma estrutura específica sem avariar outras nas proximidades.

Como os TIE Fighters padrão, TIE Bombers podem ser encontrados em quase qualquer estação espacial imperial ou nave capitânia. Um Star Destroyer carrega, tipicamente, um esquadrão de 12 TIE Bombers, e quase todas as instalações terrestres mantém um pequeno complemento destas naves.

TIE Inteceptor

Mais rápido e manobrável que o TIE Fighter padrão, o TIE Interceptor é legado dos avanços desenvolvidos para o TIE Advanced X1 Prototype de Darth Vader. O TIE Interceptor usa o cockpit, casulo de direão e asas padrão TIE. Os painéis solares parecem em forma de adaga, fazendo o Interceptor bem mais intimidador e lhe conferindo um perfil de alvo menor que o do X1, fazendo-o mais difícil de ser mirado.

O TIE Interceptor tem motores mais rápidos que o TIE padrão e é quase tão rápido quanto o A-Wing da Aliança. Este casa usa um novo tipo de projetor de fluxo de ions que permite os pilotos executarem curvas fechadas e rolamentos. Os defletores gêmeos podem ser manipulados individualmente por um controle melhor e balanceamento de contra-ataque, o que fazem do TIE Interceptor uma escolha superior em batalhas contra caças rebeldes.

A versão padrão da nave tem quatro canhões lasers, um em cada ponta dos paineis solares (apesar que algumas versões experimentais contavam com mais), e um equipamento avançado de mira que dá uma acurácia melhor aos pilotos. Como outros caças TIE, o Interceptor tem pouca armadora e nenhum gerador de escudos defletores. Os pilotos de Interceptors dependem da manobrabilidade do caça e da superioridade numérica para sobreviver em combates contra caças Rebeldes que são mais bem equipados e protegidos.

Assault Gunboat

O Alpha-class Xg-1 Star Wing da Cygnus Spaceworks, também conhecido como Xg-1 Starwing ou apenas Assault Gunboat, é um dos primeiros caças imperiais de uso geral que foi equipado com escudos defletores e hyperdrives. É um caça bem equilibrado e conta também com canhões de íons que permitem desabilitar outras naves. Geralmente, é usado para missões de captura, mas pode ser pilotado para finalidades diversas.

TIE Advanced (TIE Avenger)

O TIE/AD Starfighter, ou TIE Advanced, foi o ápice de uma série de designs de caças espaciais explorados a partir do TIE Advanced x1 de Darth Vader. Para evitar confusão com a nave pessoal de Lord Vader, ele acabou sendo mais conhecido pelo apelido de TIE Avenger e incorporou os sucessos anteriores dos caças TIE e os da Aliança Rebelde, sendo um dos primeiros da série a romper com a doutrina imperial da quantidade sobre qualidade. Incorporando escudos defletores, um hiperdirecionador e lançadores de ogivas, o TIE Advanced também é significativamente mais rápido e manobrável do que os outros caças imperiais ou rebeldes ativos na época em que foi introduzido em combate, com os pilotos inimigos os apelidando de “brilhantes”.

TIE Defender

O TIE Defender, assim como o TIE Advanced, é equipado com um sistema de hiperdirecionamento e geradores de escuros defletores, mas é bem mais poderoso. Aliás, este é um caça espacial completamente superior. Os seus três painéis solares provém energias aos quatro canhões de laser, dois canhões de íons, um poderoso escudo e uma enorme capacidade para projéteis. Ainda assim o TIE Defender é bem mais rápido que o A-Wing rebelde, sendo um caça de ponta da Marinha Imperial sem par em toda a Galáxia, sendo uma grave ameaça a qualquer nave inimiga.

Apesar da sua superioridade no campo de batalha, poucas unidades do TIE Defender foram produzidas, devido aos seus altos custos de fabricação.

Missile Gunboat

Como o top de linha da tecnologia de naves espaciais do Império, o ultra-secreto Missile Gunboat é uma arma mortal, apesar do pouco número ativo no momento. Ele é equipado com dois lança-mísseis que carregam uma carga inacreditável de projéteis, muito maior que qualquer outro caça. A quantidade de mísseis é tão grande, que a necessidade de seu único canhão laser consiste apenas em carregar o sistema exclusivo que redireciona sua energia para aumentar a velocidade do caça, fazendo dele algo sem igual em toda a Galáxia.

Z-95 Headhunter

Um dos caças espaciais mais comuns da galáxia, embora atualmente incapaz de competir com os novos caças, o Z-95 é geralmente mais usado por piratas ou companias privadas que a Aliança Rebelde. Entretanto, alguns ainda permanecem em mãos dos Rebeldes para treinamento ou reconhecimento. Com seus 16,74 m de comprimento, ele conta com dois canhões laster e é geralmente equipado com mísseis de concussão. O Z-95, apesar de ser mais lento e menos confiável do que a maioria da atual frota rebelde, contribuiu para o seu sucesso, sendo o campo de testes para a maioria dos sistemas que foram refinados para criar o X-Wing.

X-WING

One of the Rebel Alliance’s most advanced fighters, the X-wing measures 12.5 meters from nose to engine block and takes its name from its pair of double-layered wings that are deployed into an X-formation for combat. Each wing tip carries an oversized long-range laser cannon and a pair of proton torpedo launchers are mounted midway up the main space-frame. An R2 astromech droid housed in a snug droid socket behind the pilot handles many in-flight operations, such as damage control, astronavigation and flight performance adjustment.
The X-wing is known for its durability, with a reinforced alloy hull and high-powered shield generators. It can normally take minor hits without a serious loss of performance, and has full ejection and life-support systems. X-wings have hyperdrive systems that add flexibility to their list of attributes.

Y-WING

Despite its age, this ship has been one of the mainstays of the Rebel Alliance. At 16 meters long, it is a multi-purpose ship designed as a compromise between an attack fighter and heavy bomber. The well-armed and durable Y-wing fighter-bombers can give and take a great deal of punishment, but they do not have the speed and maneuverability necessary to compete evenly with modern Imperial attack fighters.

The pilot controls a pair of forward laser cannons and the twin proton torpedo launchers. A turret-mounted ion cannon is directly behind the pilot, although the ion cannon is notoriously delicate and failure-prone. An astromech droid fits into the droid socket behind the cockpit and monitors all fight, navigation and power systems.

A-WING

A small, wedge-shaped craft, the A-wing fighter has quickly become a major element of the Alliance combat fleet. While originally designed for reconnaissance, the A-wing is proving more adept at hit-and-run missions, blasting enemy sites and spacecraft with twin, wing-mounted blaster cannons and concussion missiles.

The downside of the A-wing’s speed and agility is its relatively high vulnerability in dogfights: The position of the cockpit and its lack of shielding leaves pilots exposed to enemy fire, making the craft’s speed even more important.

B-WING

One of the Alliance’s most heavily-armed starfighters, the B-wing, in effect, is one long, flat wing with an unusual rotating cockpit at one end, and one of the ship’s three ion cannons at the other. About midway on the wing are two airfoils that extend out during combat, giving the ship the appearance of a cross. In addition to the ion cannons, there is a laser cannon mounted below the cockpit, two proton torpedo launchers and two small blaster cannons.

Designed to go head-to-head with much larger Imperial ships and disable them, the B-wing is also used for heavy assault strikes against Imperial facilities and as an escort for convoys.

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas do TIE Fighter Collector’s CD-ROM.

Atenção

A versão do TIE Fighter que temos para download é a versão demo da primeira versão deste game. Esta não tem suporte pra SVGA e provavelmente roda apenas no MS-DOS, daí você pode precisar do DOSBox para rodar o game no seu sistema.

Star Wars: TIE Fighter Special Edition (Completo)

Como dissemos, a versão do TIE Fighter que temos disponível para download é apenas a versão demo. Mas você pode comprar este excelente e épico simulador da LucasArts por apenas 9,99 dólares no GOG, que vem com tudo e mais um pouco, contendo os jogos: STAR WARS: TIE Fighter e STAR WARS: TIE Fighter – Defender of the Empire, nas versões DOS (1994), DOS Collector’s CD-ROM (1995) e Windows (1998); e o STAR WARS: TIE Fighter – Enemies of the Empire (1998, Windows).

Além disto, já vem compatível com sistemas operacionais modernos (Windows XP, Vista 7 e 8), com extras (TIE Fighter Collector’s Edition manual, TIE Fighter manual, TIE Fighter Collector’s Edition strategy guide, TIE Fighter Collector’s Edition reference card, TIE Fighter reference card, TIE Fighter Defender of the Empire strategy guide e TIE Fighter: The Stele Chronicles) e ainda leva uns games grátis só de cadastrar no site.

Baixe o Star Wars: TIE Fighter Special Edition Completo aqui por apenas US$9,99

Eu só não compro porque já tenho tanto a versão original em disquete, com o manual e tal, e a especial em CD-ROM :P

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autor, site, canal ou publisher LucasArts tamanho 1,51 MB licençaDemo sistemas operacionais compativeisMS-DOS download link DOWNLOAD

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2 comentários para “Star Wars: TIE Fighter”

  1. Nossa, Joguei muito esse jogo!
    E tempre tive a curiosidade de saber o que significava Tie…
    Anyway, o jogo é ótimo e vale a pena conferir!

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