Defenestrando Air Buster (1990)

Este é o vídeo do gameplay narrado do Air Buster feito e publicado pelo canal Defenestrando Jogos. Além de mostrar o jogo, o vídeo disponibiliza várias informações e curiosidades sobre o game, as quais usamos para montar este post.

Como é de costume nos domingos, nós estamos adicionando o vídeo deste game antigo de fliperama para você ter o que assistir de bom neste dia.

Air Buster é um jogo de tiro de rolagem horizontal no estilo shoot ’em up desenvolvido e lançado pela Kaneco em janeiro de 1990. Ele foi lançado originalmente para os fliperamas e, em 1991, ele foi portado para o PC Engine/TurboGrafx-16 e para o Mega Drive/Genesis, com o nome de Aero Blasters.

Em Air Buster, os jogadores controlam caças que foram desenvolvidos tanto para combates aéreos como para voos espaciais e tem que impedir uma invasão alienígena.

O game conseguiu inovar na repetitiva fórmula dos jogos de tiro que estavam sendo produzidos, exaustivamente, durante os anos 80 e 90. Air Buster é uma exceção a esta regra, oferendo um gameplay liso, multiplayer cooperativo e um design de fases inteligente.

Enredo

No ano de 2021, uma misteriosa arma espacial surge na órbita da Terra e ataca as nações da Terra. Os jogadores controlam os pilotos Mike ou Holly, membros da Trouble Speciality Raid Unit, uma unidade de elite aérea cuja missão é impedir essa invasão.

Gameplay

Como dissemos, é um shoot ’em up onde os jogadores controlam os caças espaciais Blasters e enfrentam uma grande quantidade de inimigos, sejam eles aéreos, terrestres ou espaciais. Os Blasters podem ser equipados com uma de sete armas, que incluem o “Striker”, que aumenta o poder de fogo; o “Reverse”, que atira diagonalmente na parte traseira da nave; o “Six Way Shot”, que atira semi-automaticamente em seis direções e o “Homing Shot”, que persegue os inimigos na tela. As outras três armas são misseis e foguetes que variam em suas cores e propriedades.

Também conta com o “Buster Flash”, um ataque bomba que limpa a tela dos inimigos mais fracos e seus tiros, sendo ativado pressionando o botão de fogo por alguns segundos. Entretanto, durante os poucos segundos que leva para esta arma carregar, você não pode atirar. Isto pode resultar em uma série de decisões e escapadas de última hora.

O jogo também conta com power-ups para incrementar o poder de fogo e bônus, que aparecem na forma do cifrão de dólar.

As seis fases do game são extremamente coloridas e acompanhadas com uma ótima trilha sonora rítmica. O design destas também são recheadas de boas ideias, como na segunda fase, onde você voa em alta velocidade através de corredores estreitos, ou durante a quarta fase, “Out of Gravity”, aonde você não consegue parar seu avião com um simples toque.

O jogo consegue manter um gameplay simples mas é desafiador o suficiente, como você pode ver no vídeo do gameplay.

Curiosidades

  • Lançado em 1991, o jogo foi licenciado pela Namco, eventualmente.
  • Ao longo do tempo, o jogo se tornou um clássico cult, devido ao número escasso do título nos arcades. Por isso, foram os ports para o Mega Drive e PC Engine que obtiveram maior sucesso de público.
  • Ambos estas versões para os consoles caseiros são bem fiéis, mas com o do Mega é uma interpretação quase perfeita do original do fliperama, com gráficos mais detalhados, mantendo o seu parallax, rodando em tela cheia e com melhores efeitos sonoros. Já no PC Engine, o Air Buster (Aero Blasters) apresenta um final levemente expandido.

Deixe um comentário

eXTReMe Tracker
Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.