Carrier Air Wing

19 de junho de 2017

Carrier Air Wing, lançado no Japão como U.S. Navy (ユー・エス・ネイビ), é um shoot ’em up de rolagem lateral lançado pela Capcom, originalmente, para os arcades, em outubro de 1990. É considerado o sucessor espiritual do U.N. Squadron (Area 88, no Japão), lançado no ano anterior.

Apesar de ser um game de excelente qualidade e jogabilidade, não foi portado para nenhum outro sistema, embora vale dizer que isso não era tão comum com os games de CPS-1 na época.

Enredo

Durante os anos 90, o mundo sofreu muitas mudanças. A crescente cooperação entre velhos rivais e as superpotências do globo foram exemplos de tais mudanças econômicas e geopolíticas. Entretanto, a frágil paz não duraria por muito tempo: no ano de 1997, o ficcional país do Oriente Médio chamado Rabu construiu várias armas de destruição em massa. O mais do que normalmente agressivo estado contava agora com ICBM’s, bombas nucleares táticas e até mesmo uma arma de laser em um satélite, capaz de atacar qualquer ponto do mundo.

Com tal armamento na mão e contando com diversos terroristas sobre o mundo, Rabu, aspirando ao seu sonho de conquista global, estava pronto pra declarar a guerra à humanidade.

Uma chamada de emergência chega ao governo dos EUA quando, em 1999, Rabu ataca Tóquio, no Japão, com o seu poderoso armamento. Os americanos decidem atacar Rabu. O USS Carl Vinson (CVN-70), da Marinha Americana, assim, navega carregando três dos melhores pilotos de caça do mundo: Rick Ford, Mark Olson e James Roy. Eles vão ser lançados em uma campanha para por um fim na ameaça de Rabu e trazer a paz e a liberdade de volta ao mundo.

A maior guerra aérea da história humana está prestes a começar…

Gameplay

Como dissemos, o Carrier Airwing é um shoot ’em up de rolagem lateral, onde os jogadores enfrentam uma enorme quantidade de inimigos. Como no U.N. Squadron, os jogadores podem escolher qualquer um entre três caças para a batalha prestes a acontecer. Neste game, estão disponíveis o F-14 Tomcat, F/A-18 Hornet e o A-6E Intruder, pilotados por Rick Ford, James Roy e Mark Olson, respectivamente. Os jogadores vão abrir caminho através de dez fases cheias de inimigos e, no final de cada uma, eles podem comprar novas armas, proteções e realizar upgrades em seus aviões de combate.

Vídeos

O vídeo abaixo contém o gameplay do Carrier Air Wing narrado e defenestrado pelo Celso, do canal Defenestrando Jogos. O trabalho é muito informativo e descontraído, compartilhando várias curiosidades e informações sobre o game, dados que usamos para montar esta publicação.

Já o vídeo abaixo é um showcase bem simples do game que fizemos pro nosso canal do Vid:

Screenshots

As screenshots abaixo foram tiradas com resolução ampliada e com filtros. A resolução original do game é Raster 384 x 224 pixels (Horizontal) e 4096 cores:

Curiosidades

  • No Japão, além de ser conhecido como U.S. Navy, o Carrier Airwing foi recebido como o 12º jogo vídeo feito para o sistema CPS1;
  • Se você vencer o game com apenas um crédito, você assiste o final verdadeiro do jogo;
  • Em alguns lugares, inclusive no título do game, a grafia de “Airwing” está errada. O nome do jogo deveria ser Carrier Air Wing.

Dicas e manhas do Carrier Air Wing

O jogo contém uma série de itens secretos.

  • Missão 2: Branco Mech (10000 pts) – Após o helicóptero grande e de quando a estrada suspensa termina, suba rapidamente e atire;
  • Missão 3: Coelho (20000 pts) – Atire no 9º árvore ou lance uma bomba; Vaca (10000 pts) – Destrua o monticule terreno no topo da colina logo após a nona árvore, podendo fazer curvas para a vaca, atirando diante; e Homem (6000 pts) – Atire entre a base da montanha e a do cruzador;
  • Missão 6: Snowman (4000 pts) – Atire na base do 4ª iceberg;
  • Missão 7: Urso Pequeno (8000 pts) – Chegando ao fim da fase, atire no meio da primeira montanha cinza, pouco antes do primeiro vulcão;
  • Missão 8: Mech com uma bandeira (20000 pts) – Solte uma bomba atrás da segunda casa.
  • Missão 9: Red Mech (10000 pts) – Atire na base da muralha; Yashichi – Destrua a torre vermelha localizada em uma passarela;
  • Missão 10: Yashichi – Destrua a torre vermelha localizada na parte superior dos motores.

Deixe um comentário

  • Seja social e nos siga!

           
  • Páginas

  • Tags Especiais

  • Categorias

  • Parceiros

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.