Defenestrando Dogyunn (1992)

O gameplay de hoje é do Dogyunn, um jogo de fliperama de 1992 que foi defenestrado neste vídeo que adicionamos para você ter algo decente para assistir no domingão.

O vídeo foi feito e narrado pelo canal Defenestrando Jogos e traz, além de cenas do game, muitas informações e curiosidades que usamos para montar este post.

Dogyunn é um jogo de tiro estilo shoot ’em up de rolagem vertical onde você controla uma navinha e tem que enfrentar uma grande quantidade de inimigos. O game se parece muito com o Truxton e foi desenvolvido e lançado pela Toaplan em outubro 1992, para os fliperamas.

Apesar deste bullet hell ter gráficos, trilha sonora e jogabilidade muito bons (considerando a época em que foi lançado, evidentemente), o Dogyunn não foi portado para nenhum outro sistema nem rendeu sequências.

Enredo

O enredo é meio vago, consegui compilar umas informações pesquisando na Internet e comparando com as fornecidas pelo vídeo, mas se situa no futuro, quando o progresso da humanidade a levou à colonização de mais de cem planetas. No planeta Lagoon, uma força de segurança galáctica, chamada ISM, é estabelecida e equipada com a melhor tecnologia de combate espacial disponível, especificamente, a unidade de caças Sylfer.

Uma chamada de socorro chega da colônia no planeta Dino. Quando a ISM chega com os novos Sylfers, encontram uma enorme fortaleza mecânica que surgiu das profundezas do maior oceano do planeta. Depois de uma varredura da área, um enorme robô com tecnologia alienígena ataca e recua de volta para uma misteriosa fortaleza cercada por entidades mecânicas desconhecidas.

Isto faz com que os Sylfers restantes, os controlados pelos jogadores, a segui-lo. Agora, um desesperado combate se inicia.

Gameplay

Os jogadores tem que encarar 10 fases cheios de forças inimigas, projéteis, chefes enormes e checkpoints. As naves dos jogadores podem coletar uma das quatro armas diferentes: o tiro direto do Mega Shot, o errático e móvel Psycho Beam, o tiro comprido do o V-Laser e arma Homing Fire. Entre os pick-ups tem bombas, speed-ups e vidinhas extras. As naves têm a capacidade de aumentar sua velocidade e, se outro jogador estiver presente, elas podem se unir e combinar o seu poder de fogo.

Curiosidades

  • Dogyuun foi licenciado para a Unite Trading na Korea, para a Charterfield em Hong Kong e Sudeste da Ásia, para Atari Games nos USA e para a Taito no Japão;
  • O título desse jogo traduzido direto do Japonês é “bang!”, uma onomatopeia do som de um tiro;
  • Criaram uma capa do jogo se ele tivesse sido portado para o Mega Drive, mas isto nunca aconteceu, até onde consta. Parece que o hardware do gabinete do Dogyunn era bastante parecido com o deste console.

Informações técnicas

  • Identificação do jogo: TP-022;
  • CPU principal: Motorola 68000 (@ 16 Mhz);
  • Chip de som: Yamaha YM2151 (@ 3.375 Mhz), OKI6295 (@ 20.454 Khz);
  • Jogadores: 2;
  • Controles: Controle de 8 direções e 3 botões.

Dicas e manhas do Dogyunn

  • Se você ativar a “Invulnerability” na seleção de opções do jogo (dip switches), você torna as naves dos jogadores invulneráveis, além de poder pausar o jogo pressionando o botão Start do jogador 2 e resetando o jogo com o Start do jogador 1.

Deixe um comentário

eXTReMe Tracker
Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.