G-LOC: Air Battle

8 de novembro de 2017

G-LOC: Air Battle é um jogo de tiro e combate aéreo desenvolvido pela Sega. O game foi lançado pela mesma firma em abril de 1990, originalmente para os fliperamas do Japão. É, também, sequência do clássico After Burner, adotando muita ação e a jogabilidade meio limitada, embora com um ritmo visivelmente reduzido, deste seu antecessor de 1987. Isto acabou tornando a sobrevivência em G-LOC mais uma questão de habilidade do que a jogabilidade “shoot ‘n hope” do After Burner e do After Burner II.

Em G-LOC: Air Battle, o jogador é um piloto de um caça aéreo experimental (chamado de A8M5 e que recebe upgrades até se tornar o A8M6) participando de batalhas aéreas contra outros aviões. Ele foi lançado em três versões diferentes de gabinetes: uma para jogar sentado, outro para jogar em pé e uma muito incrementada que girava em 360 graus, a R-360. Esta simulava a sensação de pilotar um caça e adicionava mais dinâmica ao jogo. Eu acho que a vi por aqui em Belo Horizonte, no fliperama do finado Central Shopping, mas não posso afirmar com certeza.

O G-LOC: Air Battle foi portado para vários outros sistemas, como o Master System (1990), Mega Drive (1991), Game Gear (1993), Amstrad CPC (1991, “G-R360 Loc”), Commodore Amiga (1992), Commodore C64 (1992, “G-R360 Loc”) e Sinclair ZX Spectrum (1992, “G-R360 Loc”), embora estas versões sejam pálidas em comparação com o original. Ele também é o terceiro jogo de uma série de nove jogos.

Vídeo

Acima temos o Fliperama Nostálgico com o G-LOC: Air Battle, com o shooter dos anos 90 sendo defenestrado pelo Celso em seu canal. O vídeo é bem legal e informativo e nós usamos algumas destas informações para montar este post.

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas da versão de fliperama do G-LOC e estão ampliadas. A resolução original do game é raster 320×224 (horizontal) e 24,576 de 2,097,152 cores.

Gameplay

O G-LOC: Air Battle é um jogo de tiro e de simulador de combate aéreo com a ação vista em primeira pessoa dentro da cabine do caça, e, quando algum míssil inimigo ficava travado em seu encalço, o ponto de vista muda para a perspectiva de terceira pessoa, semelhante a do After Burner. Nesta hora, o jogador deve rolar e girar para escapar do perseguidor. Se tiver sucesso em evitar o ataque, o jogo volta à perspectiva em primeira pessoa.

A aeronave do jogador está armada com uma metralhadora e um número limitado de mísseis que podem ser travados e lançados nos inimigos, os quais são recuperados ao passar de fases. G-LOC: Air Battle faz com que o jogador atravesse uma variedade de diferentes paisagens, incluindo ilhas, planícies e cânions.

Eventualmente, o jogador tem que tentar pousar seu caça em um porta-aviões com sucesso, senão é game over. Se o caça levar muitos tiros ou o tempo do jogo acabar (você perde tempo se colidir), também é game over. O jogador ganha mais tempo e avança pelas fases alcançando as metas que são definidas em cada estágio.

Os jogadores escolhem quais objetivos destruir, como navios, caças a jato ou tanques. Eventualmente, terão também que enfrentar chefes como o War Balloon, o Bomber e o adversário final, um inimigo que usa o mesmo avião que o jogador, mas com maior durabilidade e força.

Curiosidades

  • G-LOC é a abreviação para “G-force induced Loss of Consciousness”, ou “Perda de Consciência Induzida por Força G”;
  • O R360 – G-Loc Air Battle é uma versão melhorada do G-LOC e um simulador que literalmente fazia o gabinete do jogo girar 360º.

Série

Como dissemos, o G-LOC: Air Battle é parte da série After Burner. Esta, por sua vez, é composta de 9 games:

  1. After Burner (1987);
  2. After Burner II (1987);
  3. G-LOC – Air Battle (1990;
  4. R360 – G-LOC Air Battle (1990);
  5. Strike Fighter (1991);
  6. Sky Target (1995);
  7. Sega Strike Fighter (2000);
  8. After Burner Climax (2006);
  9. After Burner – Black Falcon (2007).

Os comentários estão fechados.

  • Seja social e nos siga!

           
  • Páginas

  • Tags Especiais

  • Categorias

  • Parceiros

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.