Defenestrando G-LOC: Air Battle (1990)

Assista mais um Fliperama Nostálgico com o G-LOC: Air Battle, um shooter de 1990 sendo defenestrado pelo Celso em seu canal.

Como fazemos em quase todos os domingos, estamos disponibilizando aqui mais um gameplay de jogo antigo para você ter ao menos uns 20 minutinhos de algo assistível neste dia. O vídeo é bem legal e informativo. Nós usamos algumas destas informações para montar este post.

G-LOC: Air Battle é um jogo de tiro e combate aéreo desenvolvido e lançado pela Sega em abril de 1990, originalmente para os fliperamas do Japão. É, também, sequência do clássico After Burner, adotando do seu antecessor de 1987 muita ação e sua jogabilidade meio limitada, embora com um ritmo visivelmente reduzido. Isto acabou tornando a sobrevivência em G-LOC mais uma questão de habilidade do que a jogabilidade ‘shoot´n hope” do After Burner e After Burner II.

No game, o jogador é um piloto de um caça aéreo experimental (chamado de A8M5 que recebe upgrades até se tornar o A8M6) participando de batalhas aéreas contra outros aviões. Ele foi lançado em três versões diferentes de gabinetes, uma para jogar sentado, outro para jogar em pé e uma muito incrementada que girava em 360 graus, a R-360, que simulava a sensação de pilotar um caça e adicionava mais dinâmica ao jogo.

 

O G-LOC: Air Battle foi portado para vários outros sistemas, como o Master System (1990), Mega Drive (1991), Game Gear (1993), Amstrad CPC (1991, “G-R360 Loc”), Commodore Amiga (1992), Commodore C64 (1992, “G-R360 Loc”) e Sinclair ZX Spectrum (1992, “G-R360 Loc”), embora estas versões sejam pálidas em comparação com o original.

Gameplay

O G-LOC: Air Battle é um jogo de tiro e de simulador de combate aéreo com a ação vista em primeira pessoa dentro da cabine do caça, mas, quando algum míssil inimigo ficava travado em seu encalço, o ponto de vista muda para a perspectiva de terceira pessoa semelhante a do After Burner. Nesta hora, o jogador deve rolar e girar para escapar do perseguidor. Se obtiver sucesso, o jogo voltaa à perspectiva em primeira pessoa.

A aeronave do jogador está armada com uma metralhadora e um número limitado de mísseis que podem ser travados e lançados nos inimigos, que são recuperados ao passar de fases. O jogo faz com que o jogador atravesse uma variedade de diferentes paisagens, incluindo ilhas, planícies e cânions.

Eventualmente, o jogador deve tentar pousar seu caça em um porta-aviões com sucesso, senão é game over. Se o caça levar muitos tiros ou o tempo do jogo acabar (você perde tempo se colidir), também é game over. O jogador ganha mais tempo e avança pelas fases alcançando metas que são definidas em cada estágio.

Os jogadores escolhem quais objetivos destruir, como navios, caças a jato ou tanques. Eventualmente, os jogadores irão atacar chefes como o War Balloon, o Bomber e o adversário final, um inimigo que usa o mesmo avião que o jogador, exceto com maior durabilidade e força.

Curiosidades

  • G-LOC é a abreviação para “G-force induced Loss of Consciousness”, ou “Perda de Consciência Induzida por Força G”;
  • O R360 – G-Loc Air Battle é uma versão melhorada do G-LOC e um simulador que literalmente fazia o cabinete do jogo girar 360º.

Série

Como dissemos, o G-LOC: Air Battle é parte da série After Burner. Esta, por sua vez, é composta de 9 games:

  1. After Burner (1987);
  2. After Burner II (1987);
  3. G-LOC – Air Battle (1990;
  4. R360 – G-LOC Air Battle (1990);
  5. Strike Fighter (1991);
  6. Sky Target (1995);
  7. Sega Strike Fighter (2000);
  8. After Burner Climax (2006);
  9. After Burner – Black Falcon (2007).

Deixe um comentário

eXTReMe Tracker
Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.