Lethal Enforcers

22 de maio de 2018

Lethal Enforcers (リーサルエンフォーサーズ) é um jogo de tiro estilo rail/shooting gallery com pistola de luz que foi desenvolvido e lançado pela Konami em outubro de 1992 para os arcades. Como um oficial de polícia disfarçado, a missão do jogador em Lethal Enforcers é colocar um fim a uma série de criminosos, os quais variam entre ladrões de bancos, sequestradores, assassinos e vários outros meliantes. Os jogadores também devem proteger os inocentes contra as quadrilhas criminosas, tomando cuidado para não atirar acidentalmente neles.

O jogo se destaca pelo gabinete imponente, pelos gráficos digitalizados e elementos típicos de séries e filmes policiais dos anos 70 e 80, como Miami Vice, Máquina Mortífera e Magnun Force (o segundo filme do Dirty Harry). A música de fundo e efeitos sonoros do game são muito bons e também merecem menção.

Lethal Enforcers foi um sucesso de críticas na época em suas variadas versões, segundo a maioria das revistas especializadas. O game também teve desempenho excelente no mercado. A mistura de ação com pistola de luz, gráficos digitalizados, som e o recurso multiplayer fez este jogo uma adição atraente para quase todos os fliperamas, rapidamente trazendo o retorno do investimento, na maioria dos casos.

O Lethal Enforcers foi portado para o Mega Drive (1993), Sega CD (1993), Super Nintendo (1994), PlayStation (1997, Lethal Enforcers I & II) e PlayStation (20/11/97, Japão, Lethal Enforcers Deluxe Pack). Ele também rendeu duas sequências, Lethal Enforcers II – Gun Fighters (1994) e Lethal Enforcers 3 (2005). A Konami lançou em 2000 também o Police 911 (Police 24/7, na Europa) que também segue o enredo do game original.

Vídeo

Acima, temos o gameplay do Lethal Enforcers sendo defenestrado no Fliperama Nostálgico, um quadro do canal Defenestrando Jogos. Ele partilha muitas informações e curiosidades sobre o game que usamos para montar este post.

Enredo

Num certo dia em Chicago, Illinois (EUA), um oficial de polícia disfarçado chamado Don Marshall decidiu dar uma paradinha na loja de rosquinhas para fazer um intervalo. Ele é um dos dois sobreviventes de um grupo de oficiais de elite, tendo o resto acabado no hospital ou morrendo em ação. Quando termina a última gota de café, Don recebe uma ligação do departamento de polícia dizendo que precisa de ajuda, pois uma grande organização criminosa invadiu a cidade. Assim que e a chamada terminou, Marshal resolveu dar uma passada no banco e, a partir deste momento, irá iniciar o trabalho mais difícil que ele teria durante seus anos na força policial. Ele e seu companheiro concordam em ajudar a por um fim em uma crescente onda de crimes que coloca a segurança da cidade em grave ameaça.

Gameplay

Lethal Enforcers, como eu disse, é um jogo de galeria de tiro on-the-rails com light-gun. Nele, o jogador começa armado com um revólver padrão, mas pode recolher upgrades como uma Magnum 357, uma 12, uma pistola automática, lança-granadas e um rifle de assalto quando se dispara em seus ícones na tela, na medida em que o jogo progride. Apenas algumas armas podem ser recarregadas, enquanto outras não, sendo são úteis apenas por um tempo limitado. Qualquer atualização de armas é perdida caso o jogador seja atingido por fogo inimigo e perder vida. Atirar nas vítimas inocentes ou nos policiais resultará em perda do nível de energia do jogador.

Os inimigos sempre usam óculos escuros ou máscaras de esqui ou de gás, enquanto outros policiais e pessoas inocentes são sempre com os rostos descobertos. O personagem chefe, às vezes, terá o rosto exposto, no entanto, esta batalha é sempre travada onde não há inocente presentes.

O Lethal Enforcers tem seis fases (incluindo o  treinamento): “The Bank Robbery”, “Chinatown Assault”, “Hijacking”, “The Drug Dealers” e “Chemical Plant Sabotage”. Durante cada fase, o jogador deve atirar nos vagabundos sem prejudicar civis inocentes ou colegas policiais, sendo um tiro suficiente para matar a maioria dos inimigos. No final de cada fase, um chefão deve ser eliminado para completá-la.

O game também conta com uma configuração de dip switch na versão arcade que permite os jogadores poderem escolher entre o Arcade Mode, com a progressão nas fases de modo linear, e Street Mode, podendo selecionar fases individuais.

Ranks

Existem diferentes ranks que o jogador pode atingir, dependendo do seu desempenho: Patrulheiro, Detetive, Sargento, Tenente, Capitão e Comandante. Quando o Lethal Enforcers começa, o jogador é Patrulheiro, podendo ser promovido em cada fase concluída desde que não tenham matado inocentes e outros policiais. Caso algum inocente seja morto, o jogador mantém seu rank ou é rebaixado até voltar a ser Patrulheiro.

Screenshots

Curiosidades

  • Havia dois tipos de pistolas diferentes usadas no gabinete, um revólver que se assemelha a arma da tela de título e uma arma ligeiramente menor que se assemelha a uma arma semiautomática;
  • King Records lançou um álbum de edição limitada para este jogo (Konami Amusement Sounds ’93 Summer) em 21 de agosto de 1993;
  • Michael Jackson foi dono de um gabinete de Lethal Enforcers (número de série: 191251). Foi vendido no leilão oficial do artista em 24 de abril de 2009.

Atualizações

A versão japonesa difere da versão dos EUA em 3 aspectos:

  1. É possível ver o final no “Street Mode” desde que os estágios principais sejam selecionados e não os treinamentos de tiro;
  2. Alguns criminosos gritam: “Morra, porcos!”, provocando os policiais. Este insulto é omitido na versão americana;
  3. A animação de recarga é diferente. Na versão japonesa, a arma é supostamente recarregada, enquanto a versão dos EUA apresenta uma animação sobre como recarregar, mostrando uma mulher atirando com a arma fora da tela.

Deixe um comentário

  • Seja social e nos siga!

           
  • Páginas

  • Áreas especiais

  • Categorias

  • Parceiros

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.