Defenestrando NAM-1975 (1990)

Hoje vamos apresentar aqui o gameplay do NAM-1975, um jogo de tiro da SNK lançado em abril de 1990, originalmente, para os fliperamas.

O vídeo foi produzido e narrado pelo canal Defenestrando Jogos e estamos adicionando aqui por ser nostálgico e informativo, além de oferecer algo decente pra se assistir nos domingos, como fazemos de costume.

Várias das informações contidas nesta publicação foram tiradas do vídeo.

Enredo

“O rugido dos helicópteros nos leva de volta à realidade. Nunca esqueceremos o pesadelo que foi aquele verão…” Estas foram as frases que começaram a história de Silver e Brown (os nomes dos protagonistas do NAM-1975).

O jogo se passa numa versão bastante fictícia dos últimos meses da Guerra do Vietnã. A história começa com os dois veteranos entrando na guerra para resgatar o Dr. R. Muckly, um ex-cientista do Exército Americano. Ele foi sequestrado por terroristas da Northside. Nancy Muckly, a filha do Dr. Muckly também foi seqüestrada e presume-se estar presa no interior do Vietnã.

No entanto, à medida que o jogo avança, os exércitos descobrem que o Dr. R. Muckly está louco e está construindo um gigantesco canhão a laser para assumir o controle do mundo (o que é a batalha final do game). Apesar do intenso poder de fogo do canhão a laser, as tropas derrotam o Dr. Muckly e salvam o mundo, embora a guerra continue no Vietnã.

Gameplay

NAM-1975 pode ser jogado por até dois jogadores ao mesmo tempo, que podem assumir o controle de dois veteranos do Vietnã que devem abrir caminho através de uma série de níveis abarrotados de inimigos.

Os protagonistas podem-se movimentar para um lado e para o outro, executar saltos mortais para evitar o fogo inimigo e usar sua arma para atacá-los. Se o botão A estiver pressionado, a mira é movimentada pela tela através do direcional. Caso contrário, o direcional movimenta os personagens. Estes também podem atirar granadas com o botão B e correr, se pressionado o botão C. Se durante a corrida, o direcional for colocado na diagonal, o soldado dá o mortal evasivo, evitando ser morto.

Existe um grande número de armas mais poderosas que podem ser encontradas durante as missões. Granadas e lança-chamas são dropados pelos inimigos abatidos, podendo ser recolhidas e usadas. Os pontos de bônus também aparecem deste modo, durante o game.

A batalha final contra o canhão a laser do Dr. Mucky ficou infame devido a impossibilidade de usar continues caso os personagens morram.

Curiosidades

  • Este foi o primeiro jogo desenvolvido para o hardware do Neo-Geo MVS.
  • NAM-1975 é claramente influenciado pelo Cabal, desenvolvido pela TAD Corp e lançado em setembro de 1988, pela Taito. Há quem diga que é um plágio descarado.
  • Outra das influências de NAM-1975 foi o filme Nascido Para Matar (Full Metal Jacket), de 1987 e dirigido por Stanley Kubrick. Há várias referências, como o soldado gritando na introdução com o “Born To Kill”, escrito no capacete, e uma senhora vietnamita com uma AK-47 (que é visto perto do final do filme).
  • Também há outras referências a outros filmes famosos sobre a Guerra do Vietnã, como o Apocalypse Now (1979) de Francis Ford Coppola.

Ports

O NAM-1975 foi portado para o Neo-Geo, Neo-Geo CD e Virtual Console.

Deixe um comentário

eXTReMe Tracker
Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.