NAM-1975

18 de julho de 2017
NAM-1975

NAM-1975 é um jogo de tiro da SNK lançado em 26 de abril de 1990, originalmente, para os fliperamas. O game contém temática da Guerra do Vietnã e foi o primeiro game lançado para as plataformas Neo Geo caseiras e de arcade.

O NAM-1975 foi portado para o Neo Geo (1991), Neo Geo CD (1994), Virtual Console (2013) e Nintendo Switch (2007).

Enredo

“O rugido dos helicópteros nos leva de volta à realidade. Nunca esqueceremos o pesadelo que foi aquele verão…” Estas foram as frases que começaram a história de Silver e Brown, os protagonistas do NAM-1975.

O jogo se passa numa versão bastante fictícia dos últimos meses da Guerra do Vietnã, com a sua história começando com os dois veteranos entrando na guerra para resgatar o Dr. R. Muckly, um ex-cientista do Exército Americano. Ele foi sequestrado por terroristas da Northside. Nancy Muckly, a filha do Dr. Muckly também foi seqüestrada e presume-se estar presa no interior do Vietnã.

No entanto, à medida que o jogo avança, os exércitos descobrem que o Dr. R. Muckly está louco e está construindo um gigantesco canhão a laser para assumir o controle do mundo (o que é a batalha final do game). Apesar do intenso poder de fogo do canhão a laser, as tropas derrotam o Dr. Muckly e salvam o mundo. Entretanto, a guerra continua no Vietnã…

Gameplay

NAM-1975 pode ser jogado por até dois jogadores ao mesmo tempo que podem assumir o controle dos dois veteranos do Vietnã. Estes devem abrir caminho através de uma série de níveis abarrotados de inimigos.

Os protagonistas podem-se movimentar para um lado e para o outro, executar saltos mortais para evitar o fogo inimigo e usar sua arma para atacá-los. Se o botão A estiver pressionado, a mira é movimentada pela tela através do direcional. Caso contrário, o direcional movimenta os personagens. Estes também podem atirar granadas com o botão B e correr pressionando o botão C. Se durante a corrida, o direcional for colocado na diagonal, o soldado dá um mortal para tentar evadir os ataques e ser morto..

Existe um grande número de armas mais poderosas que podem ser encontradas durante as missões. Granadas e lança-chamas são dropados pelos inimigos abatidos, podendo ser recolhidas e usadas. Os pontos de bônus também aparecem deste modo durante o game.

A batalha final contra o canhão a laser do Dr. Mucky ficou infame devido a impossibilidade de usar continues caso os personagens morram.

Vídeo

O vídeo abaixo produzido e narrado pelo canal Defenestrando Jogos. Ele mostra o seu gameplay e compartilha várias das informações que usamos para montar este post:

Screenshots

As screenshots abaixo foram tiradas da versão de arcade do NAM-1975 e foram ampliadas. A resolução original do game é 304×224 pixel, com paleta de 4096 cores:

Curiosidades

  • Este foi o primeiro jogo desenvolvido para o hardware do Neo Geo MVS;
  • NAM-1975 é claramente influenciado pelo Cabal, desenvolvido pela TAD Corp e lançado em setembro de 1988, pela Taito. Há quem diga que é um plágio descarado;
  • Outra das influências de NAM-1975 foi o filme Nascido Para Matar (Full Metal Jacket), de 1987 e dirigido por Stanley Kubrick. Há várias referências, como o soldado gritando na introdução com o “Born To Kill”, escrito no capacete, e uma senhora vietnamita com uma AK-47 (que é visto perto do final do filme);
  • Também há outras referências a outros filmes famosos sobre a Guerra do Vietnã, como o Apocalypse Now (1979) de Francis Ford Coppola;
  • Os cartuchos lançados na Europa foram censurados devido a uma mulher na arte da capa vestida de forma indecente. Vários cartuchos vinham com uma tarja preta para cobrir a mina.

Deixe um comentário

  • Seja social e nos siga!

           
  • Páginas

  • Tags Especiais

  • Categorias

  • Parceiros

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.