Defenestrando R-Type Leo (1992)

Assista o Celso defenestrando o R-Type Leo (1992) em mais um episódio do seu Fliperama Nostálgico. O vídeo mostra não apenas o gameplay deste shoot ’em up mas também partilha algumas informações e curiosidades sobre o mesmo. Nós usamos estes dados para montar esta publicação.

R-Type Leo (アールタイプ・レオ) é um shoot ’em up de rolagem horizontal lançado pela Irem em dezembro de 1992. O jogo foi distribuído originalmente apenas pros fliperamas japoneses, sendo posteriormente portado para Windows (2011), Macintosh (2011) e Desura (2013) em coletâneas chamadas de IREM Arcade Hits.

R-Type Leo é a terceiro jogo da série R-Type (veja abaixo) e a última versão de arcade da franquia, que depois só teve games para consoles caseiros. É também notado por desviar levemente do enredo e da jogabilidade dos seus jogos predecessores.

Enredo

Em R-Type Leo, a humanidade está atualmente em paz com seus antigos adversários, o Império Bydo, e aproveitou a oportunidade para realizar um massivo projeto espacial chamado Project Paradise, que estava nos planos dos humanos por algum tempo. Isso envolveu a construção de um planeta artificial terrestre chamado Eden que serviria de refúgio no caso da humanidade mais uma vez se encontrar ameaçada. No entanto, logo após a conclusão da construção, Major – o bio-computador responsável pela manutenção de Eden – passa a funcionar com defeito. Major toma o controle das defesas do planeta e lançar um ataque à humanidade. Cabe à nova frota R-9. a Leo, impedir o ataque de Major ao seus próprios criadores.

Gameplay

Como eu disse, o R-Type Leo é um shoot ’em up de rolagem lateral que tem a jogabilidade fugindo um pouco do esquema dos jogos anteriores da clássica série. O jogo não tem o uso de Force Pod e Wave Cannon, com as novas armas chamadas de Force Bits (mais tarde identificados em R-Type Final como “Psy Bits”) e o Bit Shot. Os três tipos de armas Force Bit são:

  • Vermelho – Claw Laser: um poderoso raio laser horizontal e onda transversal horizontal;
  • Azul – Mirror Laser: dispara múltiplos lasers que ricocheteiam;
  • Verde – Search Laser LRG: dispara lasers semi teleguiados que podem se curvar em ângulos de 90 graus.

Ao contrário dos dispositivos anteriores Bit Devices, os Force/Psy Bits são capazes de disparar para frente ou para trás, com a direção deles ditada pelo movimento da própria nave. O Wave Cannon é substituído por um Bit Shot, no qual os Psy Bits se separam da nave e colidem com o inimigo mais próximo. Os Bits só podem fazer isso por um tempo limitado antes de ficar sem energia, necessitando ser reconectados a nave para recarregar.

R-Type Leo apresenta seis fases e também é o primeiro jogo da série a permitir que dois jogadores joguem simultaneamente.

Curiosidades

  • R-Type Leo foi desenvolvido por um grupo interno de Irem, Nanao, autores do famoso Meikyuu Jima. Os autores originais da série de R-Type mudaram-se para Aicom (comprada pela SNK) e passaram a desenvolver outro excelente shoot ’em up, o Pulstar, lançado em 1995;
  • Planejamento do game: Hirogon e Akikaze;
  • Programadores: Denden, Yuki, Drunker e Shaka;
  • Projeto de gráficos: Sakotan, U.W.F., Maccoy, Kimi, Hidarin, Kakapo e Yassy;
  • Som: Hiroshi e Aiai.

Série

  1. R-Type (1987, Fliperama)
  2. R-Type II (1989, Fliperama)
  3. R-Type Leo (1992, Fliperama)
  4. R-Type III – The 3rd Lightning (1994, Super Famicom)
  5. R-Type Delta (1999, PlayStation)
  6. R-Type Final (2003, PS2)
  7. R-Type Tactics (2007, PSP)
  8. R-Type Dimensions (2014, PS3 e XBOX 360)

Deixe um comentário

eXTReMe Tracker
Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.