Sand Scorpion – Sasori

Sand Scorpion - Sasori, é um desconhecido shoot 'em up de 1992 que almejou pegar carona no sucesso do Raiden, com jogabilidade muito similar a do popular jogo da Seibu Kaihatsu, embora com muitos elementos originais.


9 de agosto de 2019

Sand Scorpion – Sasori, é um desconhecido shoot ’em up desenvolvido pela Sankindo (?) e lançado pela Face no Japão em 1992.

Não se encontra muitas informações a respeito do Sand Scorpion – Sasori pela internet, mas nota-se claramente que é um jogo de tiro com rolagem vertical que almeja pegar carona no sucesso do Raiden, com jogabilidade muito similar a do popular jogo da Seibu Kaihatsu, embora sem deslocamento horizontal e com muitos elementos originais.

Assim como obter informações sobre o Sand Scorpion, o jogo é, em si, bem difícil. Dei uma jogadinha de leve e notei que seus controles, gráficos e tudo mais não são dos piores. Acho que o game que é sacana mesmo, e a firma parece ter investido pouco em publicidade também, visto que é um título totalmente obscuro. Vai ver, a Face, que parece ser uma empresa coreana, queria só ganhar um troquinho na rabeira do Raiden mesmo, sem maiores pretensões.

Vídeo

Acima, temos o Sand Scorpion – Sasori, sendo comentado e apresentado em um episódio do Fliperama Nostálgico, o quadro de vídeos a respeito de títulos de arcade do canal Defenestrando Jogos. O conteúdo do vídeo, a maior fonte de dados desta publicação, começa na minutagem 12:49 do mesmo.

Gameplay

Como dissemos, o gameplay do Sand Scorpion – Sasori é bastante similar a do Raiden, embora conte com um toque próprio. Duas pessoas podem jogar este shoot ’em up ao mesmo tempo, podendo movimentar suas naves em oito direções, contando com um botão de tiro primário e outro que solta uma bomba que tem poder de fogo e área de dano maiores, além de destruir projéteis inimigos também.

Como é o de costume no gênero, os jogadores vão enfrentar uma grande quantidade de inimigos que vem pelo ar ou pela superfície, podendo recolher power-ups que garantem upgrades no armamento ou mudam o seu tipo. Tem também pick-ups que aumentam os pontos ou garantem mais bombas.

O game acaba quando se perde todas as vidas, mas dá para continuar de onde parou se inserir mais um crédito. E toda vez que perde vida, embora se perca todos os upgrades, se retorna com as bombas todas. Pelo menos estes dois aspectos (se você tiver muita ficha sobrando, é claro) ajudam a aliviar a dificuldade imperdoável do Sand Scorpion – Sasori.

Curiosidades

  • ‘Sasori’ (蠍) em japonês significa ‘escorpião’, como, especialmente quem assiste Naruto, poderia imaginar;
  • A versão com a tela título em chinês, roda em um hardware revisado.

Screenshots

As screenshots acima foram ampliadas.

Dados técnicos

  • CPU: Motorola 68000 (@ 12 Mhz), Zilog Z80 (@ 4 Mhz)
  • Chip de Som: OKI6295 (@ 15.151 Khz), Yamaha YM2203 (@ 4 Mhz)
  • Orientação de tela: vertical
  • Resolução de vídeo: 224 x 256 pixels
  • Screen Refresh: 60.00 Hz
  • Paleta de cores: 2048
  • Jogadores: 2
  • Controles: 8 direções
  • Botões: 2 (Tiro + Bomba)
  • Designer de jogo: Ghost
  • Programadores: Nak e Maruyaman
  • Designers gráficos: N-Phantom, Satoshi.N, Higeta-K, F.Dij! e Nob

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