Sly Spy

21 de agosto de 2018

Sly Spy, conhecido no Japão como Secret Agent (シークレット・エージェント) e na Europa como Sly Spy: Secret Agent, é um jogo de tiro estilo shoot ’em up desenvolvido e lançado para os fliperamas pela Data East, em 1989. Em Sly Spy, o jogador assume o papel de um agente secreto estilo James Bond que deve perseguir um grupo de terroristas que roubaram um míssil nuclear e recuperar tal artefato antes de ser usado.

Exceto para o Nintendo Switch, o que aconteceu recentemente (3 de maio de 2018) o Sly Spy nunca foi portado para nenhum console caseiro. Entretanto, o jogo logo ganhou versões para vários computadores pessoais como o Amstrad CPC (1990), ZX Spectrum (1990), Atari ST (1990, Sly Spy: Secret Agent), Amiga (1990, Sly Spy: Secret Agent), Commodore C64 (Sly Spy: Secret Agent, de 1989, e Sly Spy: Secret Agent [Hit Squad Edition], de 1990).

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas da versão de arcade do Sly Spy/Secret Agent e foram ampliadas. A resolução original é 256 x 240 pixels.

Enredo

Nos EUA, no ano de “199X”, o presidente e a primeira dama americanos sofrem um atentado em Washington DC quando terroristas (alguns de jetpacks, inclusive) começam a disparar na multidão. O presidente e sua esposa são dados como mortos. Mais tarde, um agente secreto que trabalha para o serviço secreto americano conhecido apenas como Sly é informado de que os terroristas que atacaram a cerimônia presidencial são membros da CWD (Conselho para a Dominação Mundial), uma organização secreta clandestina e terrorista envolvidas em drogas, tráfico de armas e corrupção governamental que está determinada a dominar o mundo. Sly é designado pelo serviço secreto para eliminar estes bandidos, quem começa sua missão saltando de um avião em direção a Washington DC para impedir que os terroristas se infiltrem nesta cidade e em outros pontos dos EUA, devendo também impedir que o CWD use um míssil nuclear para atacar a Terra.

Vídeo

Temos acima o gameplay do Sly Spy sendo zerado e comentado em um episódio do Fliperama Nostálgico, uma série de vídeos do canal Defenestrando Jogos.

Gameplay

Secret Agent/Sly Spy é, basicamente um jogo de tiro de rolagem lateral estilo shoot ’em up, mas também pode ser chamado de run and gun, sendo similar ao Rolling Thunder em alguns pontos, e conta com umas partes beat ’em up, como quando o jogador perde a arma e tem que meter o bicudo para eliminar os inimigos, tipo Shinobi ou Moonwalker. Pra completar a mistura de elementos, as oito fases do Sly Spy são baseadas em plataforma, embora também haja duas de mergulho subaquático e uma de perseguição de moto.

O jogador começa Sly Spy: Secret Agent armado apenas com uma pistola com munição limitada. Uma vez que a arma fica descarregada, se terá que recorrer aos chutes que citamos acima. Metralhadoras, jetpacks e outros itens podem ser dropados dos inimigos e podem ser usados pelo protagonista se recolhidos.

Existe também um poderoso Rifle de Ouro que mata todos os inimigos instantaneamente que pode ser usado por 25 segundos, algo indicado no canto superior direito da tela. Para ganhar tal rifle, o jogador precisa recolher todos os seis pedaços dele.

Curiosidades

  • Existem algumas referências a vários outros jogos da Data East em Sly Spy, como o corpo decapitado do RoboCop que pode ser visto deitado no chão no início do nível final do game, e outros jogos de luta da Data East, como Bad Dudes vs DragonNinja, Karnov e Chelnov (Atomic Runner).
  • Apesar de não ser oficialmente licenciado como um jogo de James Bond, o agente secreto tem a intenção de representar o famoso espião dos filmes. O vilão Jaws surge no final da segunda fase e outro vilão famoso, Odd Job, também aparece. Outra referência a James Bond memorável é o uso de um imitador de Sean Connery que diz aos jogadores que eles têm feito um grande trabalho após a conclusão de cada nível.

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.