Twin Cobra

7 de junho de 2019

Twin Cobra é um shoot ’em up de rolagem vertical desenvolvido pela Toaplan e lançado pela Taito em outubro de 1987 pros fliperamas japoneses. Em Twin Cobra, o jogador pilota um helicóptero de assalto para destruir uma base militar sob o comando de algum estatista vagabundo. Este jogo de tiro é considerado o sucessor espiritual do Tiger Heli (1985). 

Aclamado como um dos jogos mais populares da Toaplan, embora seja um papa-ficha do baralho, Twin Cobra não poderia ficar sem uma sequência, Twin Cobra II, lançada em 1995. Além disto, ganhou ports para um bom número de outras plataformas, como PC Engine (1989), NES/Famicom (1989), Genesis/Mega Drive (1991), FM Towns (1994), PlayStation (1996, “Toaplan Shooter Battle“), X68000 (1993), TurboGrafx-16, Samsung Smart TV e para dispositivos móveis.

Vídeo

O gameplay narrado acima foi feito pelo canal Defenestrando Jogos em sua série Fliperama Nostálgico. O vídeo é bem informativo e usamos vários dos dados que ele compartilha para construir este post.

Enredo

A bordo de helicópteros de assalto TC-17 Twin Cobra, os pilotos devem lutar contra as forças do Comandante Anziga, o líder míope e estatista da nação de Kaban, devendo infiltrar neste país e destruir totalmente a base militar sob o controle do vilão.

Gameplay

Em Twin Cobra, os jogadores vão enfrentar um grande número de pequenos helicópteros, tanques e armas estacionárias, derrotar grandes helicópteros para obter power-ups e tentar detonar os chefões. Os power-ups podem ser upgrades, bombas ou orbes coloridos que alteram o tipo de tiro, os quais podem ser:

  • Vermelho (Multi-Missile): É a arma padrão que dispara em linha reta, mas espalha os tiros;
  • Azul (Multi-Cannon): Concede um tiro mais espalhado;
  • Amarelo (Multi-Direction Bazooka): Atira para quatro direções diferentes em forma de cruz;
  • Verde (Auto Machine Gun): Atira um feixe a único e continuo de tiros em linha reta.

No final de cada seção, você pousa em uma nave de transporte e conta seus bônus.

Enquanto Twin Cobra foi um grande passo, Tiger Heli, ainda é apenas um jogo mediano. Felizmente, Twin Cobra supera seu antecessor espiritual em todos os sentidos possíveis: as bombas não são mais exibidas em seu helicóptero aonde os inimigos podiam atingi-las e destruí-las, com o seu estoque aparecendo agora de uma forma mais tradicional no canto inferior da tela; e, quando quando você usa o continue, sua pontuação não zera. Então, para quebrar qualquer recorde, basta colocar 99 créditos e ir atrás da pontuação máxima.

Screenshots

Curiosidades

  • O nome do Twin Cobra no Japão é Kyukyoku Tiger (究極タイガ). Este nome, algo como “Ultimate Tiger”, sugere a ligação com o seu antecessor, Tiger Heli;
  • Algo interessante é que o helicóptero blindado que libera power-ups reaparece no jogo Air Gallet, um jogo produzido pela empresa Gazelle, uma das que se formaram após a Toaplan falir. Apesar de Air Gallet não ter relação direta alguma com Tiger Heli, é uma homenagem muito legal;
  • Existem uma pequena diferença entre o port americano (distribuídas pela Romstar) e a versão japonesa. A americana oferece a possibilidade de dois jogadores simultâneos, enquanto a japonesa apenas revezando na medida em que um perde vida. O helicóptero também é um pouco mais rápido na versão americana, mas você só pode ter três tiros na tela de uma só vez contra quatro, no original japonês;
  • No Japão, o projeto do jogo Tiger Heli também foi chamado de COBRA. Talvez, por isto, essa confusão toda quanto aos nomes de suas continuações, além do fato da versão americana ter dois players simultâneos;
  • A trilha e efeitos sonoros foram criados por Tatsuya Uemura, que também trabalhou em jogos como ’99 The Last War, Air Gallet, Battle Bakraid, Dogyuun, Hellfire, Flying Shark, Out Zone, Performan, Repulse, Tiger Heli e Zero Wing.

Veja também

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2019 Gaming Room - Powered by Facínora!