Varth: Operation Thunderstorm

25 de setembro de 2018

Varth: Operation Thunderstorm, conhecido também apenas como Varth, é um shoot ’em up desenvolvido e lançado pela Capcom em junho de 1992 para os fliperamas japoneses (CPS-I). Em Varth, os jogadores pilotam caças de combate para enfrentar um supercomputador que adquiriu consciência e começou a exterminar a população de um planeta colonizado pelos humanos.

Curiosamente, o Varth só foi portado para outros sistemas 14 anos depois do seu lançamento original, sendo trazido também pela Digital Eclipse Software, em forma de coletâneas, para o Xbox (24 de novembro de 2006. “Capcom Classics Collection Vol. 2″), PlayStation 2 (24 de novembro de 2006, “Capcom Classics Collection Vol. 2“) e PSP (22 de março de 2006, “Capcom Classics Collection Remixed).

Enredo

Um desastre acontece em uma colônia humana num planeta chamado Varth, totalmente administrada por um supercomputador de 7ª geração que controla as operações de todas as máquinas neste mundo. Infelizmente para os moradores de Varth, Delta-7 foi possuído pela entidade conhecida como DUO (Dimension Unbody Offender), a qual se acreditava ser um espírito maligno, mas que é, na verdade, uma consciência temporal-espacial que surgiu espontaneamente dentro do supercomputador.

DUO chegou à conclusão de que a existência humana é inimiga do planeta e, portanto, colocou as defesas de Varth contra sua própria população. Oitenta por cento do planeta é destruído pelo evento, sendo este apenas o começo dos planos de limpeza de DUO. A dependência dos colonos ao supercomputador fez com que eles perdessem a capacidade de cuidar de si mesmos, ficando sem meios de se defender. A única esperança para a colônia reside nos pilotos de dois aviões equipados com computadores de 4ª geração que o DUO não pode controlar, e esses são manejados não por máquinas, mas por humanos:

  • Casber Rublan – Um piloto classe B+ bastante extrovertido. Sua sagacidade e estilo único são apreciados por seus amigos. Um pouco magro, Rublan não se encaixa no estereotipo de soldado e geralmente usa a bandana da libertação em sua cabeça. Seu avião de combate é o Tanikura F7W Saber;
  • Felry Carnihum – Ex-instrutora de voo acrobático e filha de um piloto renomado, Felry tem voado toda a vida e pilotando seu próprio avião desde que era adolescente. Ela desconfiava muito do controle total que o homem estava dando às máquinas, o que acabou sendo justificado. Engenheira talentosa, Carnihum se juntou à equipe de recondicionamento para preparar os dois aviões. Ela não tem experiência de batalha, mas possui um estilo único de voar e o seu avião de combate é o Dakao/M-2451 Scimitar.

Vídeo

Acima, temos o Varth: Operation Thunderstorm sendo apresentado e comentado no Fliperama Nostálgico, o quadro de arcade do canal Defenestrando Jogos. É um trabalho muito informativo e honesto que, além de imagens do gameplay, traz curiosidades e outros dados que reunimos e usamos para montar este post.

Gameplay

O gameplay de Varth tem muitos elementos do clássico 1942 e de outros games da série 19XX. Trata-se de um shoot ’em up com rolagem horizontal onde o objetivo dos jogadores é enfrentar miríades de unidades inimigas, evitando ser atingidos e chegar ao final de cada uma das 30 fases. Ser atingindo por um inimigo faz com que o jogador alvejado perca um avião.

A maior diferença entre Varth e os jogos no gênero de seu tempo é a inclusão de itens denominados “Pods”. Quando um jogador recolhe um deles, um par de pods seguirá o jogador e complementará sua artilharia com o seu próprio armamento. Além disso, os pods podem bloquear completamente a maioria das formas de ataques de inimigos, tornando o jogador quase invulnerável aos ataques de qualquer direção na qual estes se encontram. Os jogadores podem escolher entre duas formações para os pods, fixas ou inteligentes. No modo fixo, ambos os pods permanecem diretamente na frente do jogador, mas deixam os seus aviões vulneráveis pelos lados e atrás. Na posição inteligente, estes permanecerão separados uns dos outros em um ângulo de 180 graus, se movendo de acordo com a direção do fogo inimigo, que pode ainda passar entre os pods antes que eles possam reagir (algo muito comum nas fases avançadas), o jogador fica vulnerável e só tem a opção de desviar para não perder vida.

Varth possui três armas diferentes: um laser (com alta taxa de fogo sustentado, mas com o menor alcance horizontal), uma metralhadora (relativamente poderosa e com um alcance horizontal tão grande quanto o tamanho da aeronave) e tiro multidirecional (alcance horizontal maior, mas com taxa de fogo menor). Além disso, estão disponíveis três tipos diferentes de armas para os pods: mísseis teleguiados (arma mais fraca, mas com esta vantagem útil), mísseis (mais perigosos do que os mísseis teleguiados, mas só atacam pra frente) e napalm (poderoso, mas com muito baixo alcance). Como mos 19XX, Varth também possui bombas que permitem que os aviões realizem “mega crashes”, aqui determinados pela arma que está carregando: lasers resultarão em um ataque de eletricidade que irá abranger toda a tela; a metralhadora disparará mísseis que se moverão de alvo a alvo; e o tiro multidirecional disparará uma única e grande explosão que se move diretamente para a frente do jogador, soltando também uns raios menores ao chegar ao topo da tela.

O game também possui vários itens que podem ajudar o jogador de outras maneiras, como bônus para aumentar a pontuação, upgrades do poder do seu arsenal e bombas e itens que destruirão todos os inimigos na tela. Talvez o item mais útil seja o Yashichi, que atualiza instantaneamente o armamento de um jogador para seu nível mais alto.

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas da versão de arcade do Varth e ampliadas. A resolução original é vertical raster padrão 224 x 384 pixels.

Curiosidades

  • Varth: Operation Thunderstorm foi o 19º videogame feito para o sistema CPS-I;
  • Tem uma espécie de easter egg na quarta fase do Varth, onde o Ryu, da série Street Fighter, vai aparecer da grama, perto de umas tubulações, para executar um Shoryuken. Se o Ryu continuar a ser alvejado por disparos dos jogadores até ele desaparecer, renderá uma grande quantidade de power-ups;
  • O personagem do player 1 de Side Arms Hyper Dyne aparece como um item que irá destruir todos os inimigos na tela, caso recolhido;
  • O item Yashichi, assinado pela Capcom originalmente de Vulgus, faz uma aparição em Varth como um power-up que aumenta o tiro do avião para o seu nível máximo.

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.