Darker

Pelo nome parece terror, mas é um game onde se pilota uma navinha em primeira pessoa.


1 de agosto de 2023

Darker é um obscuro simulador de voo futurista single-player onde o jogador é um piloto na única cidade situada no lado escuro de um planeta com rotação travada com a sua estrela. Foi desenvolvido pela Psygnosis e lançado em 1995.

Publicado pela própria e icônica Psygnosis e disponibilizado para MS-DOS, o Darker apresenta belos gráficos (pra época) e alguns conceitos interessantes, como a grande liberdade de voar pela cidade, mas é um jogo que falhou em agradar. Podia ser melhor.

Vídeos

No vídeo acima, o The Old PC Guy dá uma olhada rápida e comenta o Darker. Em inglês.

Já o anterior é uma longplay do jogo que mostra das fases 1 a 30. Tem mais de 3 horas e meia de duração.

Gameplay

Neste simulador de voo espacial/shooter 3D, seu povo (os Delphins) está compartilhando um planeta distante com os Halons. Seu lado do planeta está constantemente envolvido em escuridão total (por causa da rotação síncrona com o seu sol), mas os Delphins se adaptaram a esta vida. Os Halons, entretanto, costumavam viver na luz, mas eventos recentes fizeram com que seu lado do planeta escurecesse e agora estão atacando você na tentativa de assumir o controle de sua tecnologia.

Jogador assume o papel de Tolly, um piloto de transporte civil na cidade de Delphi, seu trabalho é detê-los e derrubar suas naves de ataque e defender a cidade. O jogo se passa em várias missões na superfície do planeta e em túneis.

A maior parte de Darker é jogada pilotando uma nave Caero para encontrar e interceptar as naves inimigas. Devido à escassez de energia no lado escuro do planeta, a energia do ônibus espacial é transmitida sem fio por meio de uma rede de postes situados em uma rede regular em toda a cidade.

Enredo

A história de Darker é revelada ao longo de uma partida através de informações coletadas por reconhecimento. O povo de Delphi não é militarizado, nunca tendo tido motivos para uma ação hostil, e assim a tecnologia para combater a ameaça de Halon é desenvolvida ao longo do jogo. O povo Halon está invadindo para expandir suas cidades para longe do lado da luz, que eles poluíram além do ponto onde poderia se sustentar a vida. Eventualmente, Tolly pilota uma nave Halon para o lado claro do planeta, onde destrói as fábricas de aeronaves Halon.

Curiosidades

  • Ao que parece, o Darker foi desenvolvido sobre o engine Avalon, o qual seria personalizado e o responsável por conseguir gerar os seus belos visuais.
  • Os designers do jogo são Jas.C.Brooke e Lyndon Brooke, provavelmente irmãos ou parentes.
  • A revista alemã PC Player, em sua Edição 01/1996, elegeu o Darker como o Pior Jogo de 1995.
  • O jogo suporta o fone de ouvido de realidade virtual VFX-1.

Screenshots

As screenshots acima foram kibadas do MobyGames e estão aqui ampliadas.

Sobre o download

A versão que temos para download do Darker é a demo/shareware que veio num antigo CD de revista que tenho aqui. Não é completa, mas é jogável, além de gratuita, e já vir configurada para jogar no Windows (graças ao DOSBox), bastando apenas baixar o pacote, descompactar em algum canto e clicar duas vezes sobre o arquivo Darker.bat.

Atenção: o Darker um nosso pacote de download pode ficar meio lento, com as animações agarrando e tal. Se for o caso aí, aumente os cycles do DOSBox (CTRL-F11 para reduzir ou CTRL-F12 para aumentar) até o jogo ficar lisinho aí.

Mais informações e simuladores de voo

autor, site, canal ou publisher Psygnosis licençaDemo sistemas operacionais compativeisWindows e DOS download link DOWNLOAD

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

2 comentários para “Darker”

  1. EltonBM disse:

    Conceito peculiar realmente!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!