Dicas de Stephen King para se escrever

1 de novembro de 2009

Stephen King é um dos autores mais conhecidos do mundo contemporâneo. Seus inúmeros best sellers e suas adaptações para filmes e minisséries, como O Iluminado, Pet Sematary, Tempestade do Século, Janela Secreta, Misery etc. são sempre excelentes opções de leitura e de cinema.

Em certa ocasião, ele deu algumas dicas de como se escrever melhor e, com um currículo deste, vale a pena dar uma lida. Quem sabe isso pode ajudar bastante não somente no roteiro (ou história) dos teus games como também na criação destes?

Fizemos uma lista com as dicas e trouxemos pra cá. Pode ser útil.

Os pontos a seguir foram retirados de um tópico do antigo (e extinto) fórum da TWEG.

  1. Vá direto ao ponto. Ou pelo menos chegue logo ao ponto. Não desperdice o tempo do leitor com longas introduções e prolegômenos. Não gagueje.
  2. Escreva um rascunho e deixe decantar. Depois de escrever o rascunho, guarde-o por algum tempo, aguarde maturar e só então revise e prossiga. Isto lhe permitirá ver o texto sob outra perspectiva, diferente daquela sob a qual você o escreveu. Isso facilita aplicar os cortes e edições que você talvez nem perceberia que precisava fazer.
  3. Corte seu texto. King fala em cortar 10% do total – foi um conselho que ele recebeu em uma carta de rejeição de um texto seu, no início da carreira, e que seguiu desde então. Remova palavras, frases e capítulos supérfluos.
  4. Leia muito. Precisa explicar? Para escrever bem, é preciso ler bem. Aumentar sua quilometragem, aprender fatos e estilos novos, saber melhor o que fazer (e o que não fazer). Não é difícil, e vale a pena.
  5. Escreva muito. O aperfeiçoamento na escrita vem com a prática, assim como nos esportes. Escreva e depois escreva mais. Assim você vai melhorar cada vez mais.

Eu diria que a segunda dica é boa também no caso de você estar achando o seu trabalho meio ruim. De repente, depois de um tempo, ao invés de simplesmente descartar, você consegue enxergar onde este pode ser melhorado ou talvez aproveitado para outra coisa!

Pois bem! Esperamos que este curto texto ajude a todos!

Mais Stephen King

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!