Hard Times e Street Fighter

9 de junho de 2016

Hard Times (1975), lançado no Brasil como Lutador de Rua, é um filme americano notável por duas coisas, primeiro por ter o saudoso Charles Bronson metendo a porrada em geral e, segundo, por ter influenciado nada mais nada menos que o Street Fighter, a clássica série de luta da Capcom.

Em Hard Times, o durão e misterioso Chaney (Bronson), faz uma parceria com Speedy (James Coburn), uma espécie de promotor de brigas de rua, a fim de ganharem uma grana com apostas feitas neste submundo das lutas clandestinas. O filme é excelente e, além do tema centrado em brigas de rua, tem umas partes que lembram bastante cenários do Street Fighter II. Fizemos até um vídeo a respeito, o Curiosidades #1:

Não tem-se muitas dúvidas que o Hard Times inspirou o épico jogo de luta, especialmente quando se assiste uma parte em especial onde tem uns caras lutando numa espécie de cais ou porto. É bastante similar ao cenário do Ken no Street Fighter II:

Hard Times e o Cenário do Ken

Tem outras partes similares, como quando filmam os espectadores torcendo, ou quando a luta acontece numa espécie de fábrica que parece muito com o estágio do Zangief deste mesmo game, mas esta é a mais evidente. Outra coisa interessante é também que, originalmente, a película seria intitulada The Streetfighter, mas acabou tendo seu nome mudado para Hard Times para não confundir com um outro filme lançado em 1974.

A gente sabe que o Street Fighter tirou inspiração de outras fontes. Além da forma como o Hadoken ser arremessado lembrar muito a do o Kame Hame Ha do Dragon Ball, tem também outra série de mangas e animes sabidamente uma influencia muito importante para o game, Hokuto no Ken. Talvez, até tenham tirado ideias das lutas contra os chefões do Hokuto no Ken do Master System (versão japonesa do Black Belt) pro esquema das batalhas da Street, embora isso seja apenas uma hipótese nossa.

E então? Seria uma grande coincidência ou realmente o Street Fighter tirou inspiração do Hard Times? Apostaria com 99% de certeza que sim, mas quero também saber a sua opinião. Deixa aí nos comentários!

Veja também

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.