Organizando O Projeto Do Seu Jogo

12 de junho de 2012

Para apresentar uma nova parceria, a Game Developer*, que fala sobre criação de games também (embora num nível mais profissional), vamos postar uma coleção de 5 artigos, deste site, que falam sobre um assunto que eu acho da maior importância na criação de games, que é o planejamento e organização.

Pouca gente reconhece o papel do planejamento. Tem muitos por aí que estavam fazendo projetos muito bacanas, mas acabaram desistindo porque não acham os recursos, scripts, sistemas e/ou tempo para terminar seus games. O textos não foram feitos especificamente para makers, mas é destinado a desenvolvedores de game em geral.

Ele fala sobre o gerenciamento de tarefas, uso de serviços de nuvem (muito na moda hoje em dia), equipes e sobre recursos. É dividido em 5 partes. Dê uma lida, vale a pena:

  • Parte 1 – Durante um projeto de jogo muitas informações são criadas, e podem ser pedidas se não forem organizadas. Por ser multidisciplinar, um projeto de jogo terá arquivos de arte, música, documentos de design, diagramas, código-fonte, e é muito importante que tudo isso seja bem guardado, pois são os recursos utilizados para fazer seu jogo.
  • Parte 2 – Fala sobre serviços online gratuitos para armazenamento de código-fonte e controle de versão.
  • Parte 3 – Fala sobre a comunicação entre os membros da equipe, e como fazer com que todas as pessoas envolvidas no projeto tenham acesso a informações sobre o projeto e discussões.
  • Parte 4 – Foca o gerenciamento do projeto e divisão de tarefas.
  • Parte 5 – Exibe um comparativo sobre o uso dos serviços na nuvem, apresentados nos artigos anteriores, e o que vale a pena manter offline.

* A Game Developer é administrado pelo Bruno Cicanci, que é um desenvolvedor de jogos (game developer).

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!