DOOM Faz 22 Anos De Idade

10 de dezembro de 2015

Vinte dois anos atrás, no dia 10 de dezembro de 1993, aconteceu um dos momentos mais cascas-grossas e fantásticos dos anos 90: o dia em que o primeiro Doom foi lançado. Desde então, o mercado de games nunca foi o mesmo.

É até chover no molhado falar o tanto que este game impactou os videogames em todo o mundo (saiba mais na nossa publicação de 20 anos do game e a do próprio). Inclusive, quem acompanha a Gaming Room, desde o início, sabe como este jogo marcou o nosso querido site.

Embora nem de longe tenha sido o primeiro FPS, Doom ultrapassou o anterior sucesso do gênero, Wolfenstein 3D (que também não foi o primeiro). O então novo game da iD Software acabou levando os jogos de tiro em primeira pessoa a um patamar totalmente novo, consagrando o estilo como um dos mais jogados em todo o mundo. A influência do Doom em jogos posteriores, inclusive os contemporâneos e até em outros gêneros, é, muitas vezes, evidente.

Doom faz 22 anos

Doom faz 22 anos. Clique para ampliar a figura.

Popularidade Inabalável

Para um jogo de mais de duas décadas, é impressionante a atenção e o carinho que o Doom recebe. Um game com uma idéia sólida, alta qualidade e extremamente divertido não vai cair no esquecimento nunca.

Mas, grande parte disso é também graças a uma das mais ativas comunidades modders do mundo, que conta com talentosos artistas adicionando sempre novas possibilidades à histórica fórmula. Novos mapas, armas, engines, monstros, alterações na mecânica e nas regras do jogo e até conversões totais podem ser encontradas facilmente na Internet. Inclusive temos algumas em nosso site.

O próprio Brutal Doom é apenas o mais popular exemplo disto. É, aliás, um dos grandes responsáveis pela volta de muitos antigos fãs do game e o aumento do interesse por este incontestável clássico em geral nos últimos anos.

O iminente lançamento do novo DOOM, marcado para 2016, também tem parcela nesta “culpa”. A Bethesda tá fazendo um bom trabalho, pelo menos, em divulgar e gerar falação sobre o quarto game da franquia.

O trailer e gameplay exibido na E3, tomaram de assalto as redes sociais na época em que foram exibidos, mais ou menos em junho deste ano, gerando muita especulação e tudo mais:

O gameplay do Closed Alpha, liberado posteriormente em outubro, também criou muita falação a respeito:

E agora? Será que a nova equipe que está trabalhando no novo Doom vai fazer um serviço decente e digno de carregar a tocha do original?

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!