Duas notícias de Doom da semana

30 de agosto de 2019

Trazemos aqui duas notícias relacionadas ao Doom que ficamos sabendo nesta semana: uma hackaton (maratona de hacking) que vai ver quem consegue controlar o clássico FPS via API que deve acontecer em setembro e a entrevista cedida pelo John Carmack no Joe Rogan Experiment.

Achei que valia a pena falar sobre estas coisas na 80ª edição das Notícias do Facínora, vídeo que se encontra logo abaixo:

O negócio da Hackaton é meio difícil de explicar, pois, apesar de eu ter alguma experiência com API usando chamadas GET, POST e USE no PHP, não sei ensinar de uma forma técnica do que se trata, mas, a grosso modo, API (Application Programming Interface) é um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na web (tipo uma página HTML). “Application Programming Interface” pode ser traduzido como Interface de Programação de Aplicativos.

A competição, SmartBear DOOM Hackathon, vai se dar a 12 de setembro no The PorterShed, Galway, e consiste em fazer um speedrun no antigo FPS por meio de chamadas RESTful API. Ou seja, acredito que eles vão bolar um jeito de meter um API no código do Doom e possibilitar que ele seja controlado por meio de chamadas USE, GET ou POST que serão enviadas por meio de alguma interface ou plataforma (deve ser a SoapUI mencionada na fonte).

É bem engenhoso, mas será que vai sair algo de útil que não seja apenas uma competição para nerds esquisitões disso aí? De qualquer maneira, acho que vai ser divertido pra quem for. Parece que vai ter prêmios, pizza, cerveja e a participação do John Romero, um dos principais criadores do Doom.

John Carmack no Joe Rogan Experience

Falando em principais criadores do Doom, o Joe Rogan publicou, no dia 28 de agosto de 2019, a entrevista com o John Carmack que aconteceu no Joe Rogan Experience de número 1342.

Joe Rogan já foi comentador do UFC e agora está com esse show de grande sucesso na internet, onde ele já entrevistou muita gente, incluindo Elon Musk, Alex Jones e até o Rafinha Bastos. Desta vez, ele trouxe o John Carmack, um programador, desenvolvedor de jogos e engenheiro que foi cofundador da id Software e o programador chefe de títulos como Commander Keen, Wolfenstein 3D, Quake, Rage e, claro, Doom, além de suas sequências. Carmack é atualmente empregado do Zuckerberg e CTO da Oculus, onde fica desenvolvendo uns troços lá relacionados à realidade virtual.

Se você quiser assistir a entrevista e escutar a voz fina do John Carmack, ela se encontra logo abaixo, mas ela está em inglês e, pelo menos até o momento, não tem legendas:

Eles conversaram sobre uma porrada de coisas, como realidade virtual, artes marciais, programação, computação quântica e outras tecnologias, Ferraris e outros carros, e, claro, jogos.

Referências e mais notícias

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!.

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!