Faleceu Sábado Satoru Iwata, O Presidente Da Nintendo

13 de julho de 2015

Faleceu neste sábado, dia 11 de julho de 2015, Satoru Iwata, o então presidente da Nintendo. O executivo, que estava no cargo há 13 anos, estava sofrendo com um tumor no ducto biliar e não resistiu, deixando sua esposa Kayoko.

“A Nintendo lamenta profundamente ter de anunciar que o presidente Satoru Iwata faleceu em 11 de julho de 2015 devido a um tumor no ducto biliar”, informou a Nintendo, num comunicado feito neste domingo.

satoruiwata

A doença começou a complicar desde o ano passado, o que forçou o executivo a abandonar a E3 e a fazer uma cirurgia para remover o tumor.

Nascido no dia 6 de dezembro de 1959, Satoru foi nomeado diretor da Nintendo em em junho de 2000, depois de ter sido funcionário da companhia na década de 80. Logo após isso, em maio de 2002 chegou à presidência da firma japonesa.

Ele trabalhou no Laboratório HAL no início de sua carreira, ajudando a desenvolver jogos das séries Super Smash Bros., Kirby e Pokémon e, sob sua presidência, ele dirigiu a Nintendo no desenvolvimento dos consoles Nintendo DS e Wii, o que trouxe um sucesso financeiro para a firma em meados da década passada. Veja mais contribuições de Satoru Iwata para o mundo dos games neste link da Mobygames.

“Eu estou surpreso com essa repentina surpresa e tomado pela tristeza. Todo o time de desenvolvimento da Nintendo permanecerá comprometido com a política de desenvolvimento que foi construída em conjunto pelo Sr. Iwata e por nós e iremos produzir os resultados que o Sr. Iwata apreciaria.” disse Shigeru Miyamoto, o criador de Mario Bros. e Zelda.

Satoru Shibata, presidente da Nintendo na Europa, disse ser “difícil colocar em palavras a tristeza que sentimos nesse momento. Sr. Iwata era um líder forte, uma figura única na indústria dos games e uma parte importante da história da Nintendo. Ela era um visionário e todos os sentidos da palavra e nós iremos sentir a falta dele.” Continuando em sua nota, Shibata afirmou: “Assim como o Sr. Iwata nos desafiou a sempre seguir adiante, nós iremos garantir que seu legado permanecerá vivo no nosso trabalho para sempre surpreender e satisfazer nossos fãs. Agora, nossos pensamos estão com sua família.”

A companhia não anunciou um substituto, mas é provável que Genyo Takeda, diretor-gerente sênior e um dos chefes de desenvolvimento do console Wii, assuma o papel de liderança, ao liderar o comitê para o funeral de Iwata, que está planejado para o dia 17 de julho deste ano.

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!