Falecimento Do Pai Dos Videogames, Ralph Baer

9 de dezembro de 2014

É… Este ano estão falecendo grandes lendas que contribuíram muito para nossa vida nas últimas décadas. Dia 28 de novembro de 2014 foi o Chespirito, o nosso querido Roberto Gómez Bolaños, que deixou um legado inestimável para o humor na America Latina e uma legião de fãs.

E agora, neste sábado (7 de dezembro de 2014), morreu mais alguém que, apesar de sua personalidade não ser nem próxima de ser conhecida, também devemos horas (na verdade são anos) de diversão saudável (além de um mercado bilionário que gera riquezas e muitos empregos), Ralph Baer.

RalphBaer-www.gamingroom.net-2

Nascido no dia 8 de março de 1922 e considerado o pai dos videogames, Ralph H. Baer (nascido Rudolf Heinrich Baer), faleceu com 92 anos, quando foi descansar em sua nova casa em New Hampshire na noite de 6 de dezembro de 2014, de acordo com fontes próximas a ele e uma publicação no Facebook do historiador de videogames Leonard Herman, um amigo de Baer.

Chamado de “Thomas Edison do videogame” pela Popular Electronics Magazine em 1980, Baer foi o criador do console Odyssey, o primeiro videogame. A patente da ideia foi requerida no dia 10 de agosto de 1970 e o sistema foi lançado pela Magnavox em 1972.

Odyssey

O Magnavox Odyssey, o primeiro sistema de videogame para os lares do mundo. Clique para ampliar a figura.

Baer, seu pai, mãe e irmã, fugiram da Alemanha Nazista e chegaram em Nova York em 1938. Trabalhando em uma pequena fábrica de produtos de couro na adolescência, uma revista com a chamada “Faça Muito Dinheiro na Rádio” o chamou a atenção. Ele assinou as lições via correspondências do anúncio, e conseguiu trabalho fazendo manutenção de aparelhos de rádio e televisão.

Em 1943, Baer foi convocado a servir na Segunda Guerra Mundial, designado para a área de inteligência militar. Em 1949, Baer se formou bacharel em Television Engineering (algo como Engenharia da Televisão) pelo American Television Institute of Technology em Chicago, e integrou a força de trabalho participando em uma variedade de trabalhos na indústria eletrônica.

Incluída em sua lista de contribuições estão o primeiro jogo de pistola (light gun), um add-on para o Odyssey chamado Shooting Gallery e o popular jogo portátil Simon, que é vendido até hoje.

Mais recentemente, estas contribuições foram reconhecidas com uma série de prêmios, incluindo a Medalha Nacional de Tecnologia (National Medal of Technology) entregue pelo então presidente americano George W. Bush, no dia 13 de fevereiro de 2006.

“Ralph foi um homem generoso, fantástico e brilhante”, publicou Herman no Facebook. “Você podia passar horas com ele e esquecer que estava na companhia de alguém bem mais velho. Ele tinha um entusiasmo jovial e, até o fim, empregou todo o tempo que podia trabalhando em algum projeto ou outro.”

RalphBaer-www.gamingroom.net-1

Requiescat in pace.

Traduzido e adaptado de: http://www.examiner.com/article/ralph-h-baer-father-of-video-games-passes-away-at-92

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!