Google+ vai encerrar suas atividades após dados de usuários vazarem

Nesta segunda-feira (dia 8 de outubro de 2018), o Google anunciou que, após dados de usuários vazarem devido a falha de segurança, o Google+ vai encerrar suas atividade, devendo transformar-se em um produto corporativo.


11 de outubro de 2018

Nesta segunda-feira (dia 8 de outubro de 2018), o Google anunciou que, após dados de usuários vazarem devido a falha de segurança, o Google+ vai encerrar suas atividade, devendo transformar-se em um produto corporativo. O baixo uso e engajamento também foi um dos motivos para esta decisão.

Segundo o Wall Street Journal, a empresa “expôs dados privados de centenas de milhares de usuários do Google+ e optou por não divulgá-la”, em parte devido ao “medo de que isso pudesse causar um problema regulatório e causasse danos à reputação”. A empresa confirmou que até 500 mil contas foram potencialmente afetadas pela falha, expondo campos de perfis não públicos que incluiriam nome, e-mail, ocupação, gênero e idade.

A notícia, que nos foi trazida pelo Tyrant120 com este artigo do Tecnoblog, foi o assunto do Notícias do Facínora 36, nossa série de vídeos jornalísticos. O vídeo também traz um aviso importante para quem nos segue:

O vídeo acima conta com gameplay do Doom II sendo jogado com o Combined Arms. Brother in Arms e Brutal Doom Monsters Only e no set de mapas The Corrupt Citadel, continuando a partida exibida no vídeo do Top 10 remixes de músicas de videogame do [Vitz!].

O resultado disso é que o Google+ para consumidores será encerrado daqui em 10 meses, ficando disponível até agosto de 2019 para que os usuários tenham tempo de baixar e migrar suas informações.

Enfim, embora o Google+ realmente nunca tenha sido popular (creio ser problema de funcionalidade e layout), nós temos ainda dois perfis lá, um da Gaming Room e outra das Curtas do Doomguy, é uma comunidade que é relativamente ativa. Também, conhecia outros redutos lá que tinha sempre gente comentando e participando, inclusive uma do Doom. Ou seja, vamos perder um meio de divulgar nosso conteúdo e um espaço para a gente entrosar e trocar ideia.

Sim, nós temos outras contas em outras redes sociais, mas o que aconteceu com o G+ pode sempre ocorrer com os outros sites, sem contar o risco de ser bloqueado arbitrariamente pelo Mark Zuckerberg no Facebook e do YouTube não enviar as notificações de nossos novos vídeos aos nossos inscritos, como acontece frequentemente. Por isto, é importante que você assine a nossa lista de emails, pois, com ela, não dependeremos de sites de terceiros para enviar as nossas atualizações e manter contato com nossos usuários. É totalmente gratuito e quem assinar vai receber conteúdo especial também, como keys grátis de jogos etc.

Fontes e referências

  1. Google vai descontinuar Google+ após expor dados de usuários – Rede social do Google tem “baixo uso e engajamento” e deve se transformar em um produto corporativo.
  2. Project Strobe: Protecting your data, improving our third-party APIs, and sunsetting consumer Google+ – Fonte em inglês em uma publicação do blog oficial do Google.
  3. The Corrupt Citadel – Um megawad até legalzinho feito no Oblige.
  4. União Europeia contra a Internet – Uma notícia importante referente ao futuro da Internet.

Últimos updates

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!