Morre o pai do Pac-Man, Masaya Nakamura

No dia 22 de janeiro de 2017, o fundador da Namco, firma japonesa responsável por vários sucessos dos videogames, inclusive o Pac-Man, Masaya Nakamura, faleceu.


1 de fevereiro de 2017

Recebemos hoje a notícia de que faleceu o “pai do Pac-Man“, Masaya Nakamura, no dia 22 de janeiro de 2017. Fundador da Namco, firma japonesa responsável por vários sucessos do videogame, o Sr. Nakamura, tinha 91 anos.

O Notícias do Facínora 18 foi a respeito deste triste fato, falando também um pouco sobre a contribuição dele para o mundo dos games.

O vídeo vem a seguir:

Um pouco sobre a história da Namco

O executivo fundou, em 1955, a Nakamura Manufacturing, empresa que, eventualmente, se tornaria a Namco. Esta seria responsável por várias franquias ou títulos clássicos e importantíssimos. Além do Pac-Man e dentre centenas de nomes, citamos o Xevious, Galaga, Pole Position, Splatterhouse, Phelios, Burning Force, Time Crisis e Tekken.

A firma entrou de cabeça no ramo de divertimento eletrônico quando instalou dois cavalos mecânicos de madeira no terraço de uma loja de departamentos, passando a desenvolver games, tanto para os fliperamas quanto para os lares, além de parques temáticos e de diversões.

Em 2005, a Namco se fundiu com a rival japonesa Bandai. Pra quem não conhece, esta firma produzia brinquedos relacionados a animes e tokusatsus, como Transformers e sentais. Da fusão das duas gigantes resultou a Bandai Namco Entertainment.

Pac-Man e Nakamura

Vale notar que Namakura é chamado de pai do Pac-Man por ser o fundador da Namco. Quem criou o personagem foi Toru Iwatani, designer do Pac-Man original, de 1980. Certamente o primeiro mascote dos games, Pac-Man é o personagem mais reconhecido entre os gamers do mundo todo. O Guinness World Records, o livro dos recordes, classificou a máquina de fliperama do game como a que mais rendeu em termos brutos até os dias de hoje.

Nakamura ainda trabalhava como conselheiro honorário da Bandai Namco Entertainment. A companhia, que só comunicou o seu falecimento no dia 30 de janeiro de 2017, não divulgou detalhes sobre sua morte, segundo o desejo da família do executivo.

Pelo mérito dos clássicos games e todo o entretenimento que a sua firma nos ofereceu, Nakamura foi premiado, em 2007, com a Ordem do Sol Nascente (“Order of the Rising Sun, Gold Rays with Rosette”), uma ordem honorífica do governo japonês.

Fontes e últimas notícias

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!