Falecimento do lendário Akira Toriyama e mais… [Notícias do Facínora #236]

Notas desta triste edição.


8 de março de 2024

No dia 8 de março de 2024, entrou no ar a 236ª edição das Notícias do Facínora, o programa jornalístico da Gaming Room, falei sobre o falecimento do lendário Akira Toriyama — o criador de Dragon Ball e várias outras obras de enorme relevância, responsável por inúmeras de nossas horas de diversão — uma triste notícia que pegou todo mundo logo pela manhã e outros assuntos.

Extremamente importante não apenas para os mangás/animes, mas também para outras formas de mídia, incluindo games, Akira tinha 68 anos, parecia bem e muito entusiasmado com seus atuais e futuros projetos. Ele nos deixou a 1º de março de 2024.

Este artigo é basicamente as notas desta edição, que traz a própria (o vídeo a seguir), fontes, referências, assuntos relacionados, link para o game da semana na faixa e downloads dos mods usados na jogatina.

Pois bem. Além de deixar o nosso adeus ao Toriyama, também falei do “horripilante” e interessante jogo de plataforma pra ZX Spectrum chamado Savage Princess 2; o lançamento do Brutal Voxel Doom, que combina Voxel Doom com Parallax Doom II e típicos elementos do Brutal Doom; SimCity 3000 sendo disponibilizado no Steam relativamente barato; o acelerado metroidvania roguelike An Amazing Wizard; uma nova edição do RPG Maker que deve sair pra Switch e PlayStation (RPG Maker With); a Mojang finalmente adicionando tipos diferentes de lobinho no Minecraft e o jogo atualmente de graça, Astro Duel II (confira os jogos atualmente na faixa aqui e receba-os no Telegram aqui).

Na lista abaixo, você pode encontrar as fontes, links, vídeos completos, mais informações, assuntos relacionados e tal:

Jogatina

A jogatina de fundo foi umas cenas de uma partida de Doom com os mods Starship Troopers Doom, HontE Remastered e alguns outros no GZDoom. Os mods encontram-se em sua ordem de carregamento listados a seguir:

  1. HontE Remastered;
  2. Starship Troopers Doom;
  3. 2 Mashup Texture Packs (DHTP v1.3mixxx.pk3);
  4. Cryonaut’s Ultimate Doom Skies;
  5. Universal Rain and Snow;
  6. Relighting Doom;
  7. Bloom Boost (Shader Tools);
  8. Nash’s Gore Mod;
  9. Tilt++;
  10. Universal Weapon Sway;
  11. Warhammer 40,000: Chaos Gate Jukebox for Doom.

Akira Toriyama (1955 – 2024)

Como dito, acordamos hoje e ficamos sabendo que Akira Toriyama faleceu no início deste mês. Além de Dragon Ball, Akira trabalhou em nomes como Dragon Quest, Chrono Trigger, Blue Dragon, Dr. Slump e Sand Land.

Com 68 anos, Akira parecia bem e disposto, bastante animado com seus atuais e futuros projetos. Segundo consta, a causa da morte foi um hematoma agudo subdural, acúmulo de sangue no crânio, o que pode ter sido causado por algum acidente, mas não temos detalhes. Esta notícia foi realmente um choque que eu esperava que fosse apenas alguma trollagem da internet, mas, lamentavelmente, não é o caso.

Além de suas obras, muitas delas decerto imortais, Akira deixa também dois filhos e sua esposa Yoshimi Katō. Que Deus conforte sua família e o leve para a prateleira de cima.

Tributos e homenagens

Alguns dias depois que recebemos a triste notícia, bolei e publiquei uma pequena homenagem em forma de uma combinação de mods pra Doom que traz o DragonDoomZ, Hokuto no Doom: 19XX Edition, Bloom Boost, Universal Weapon Sway e Critical Shots. Usei o Goku e fiou bem legal:

Abaixo, selecionei uns tributos e vídeos relevantes sobre o lendário Akira Toriyama. O primeiro é um “adeus a um herói”do canal GloomyHouse (em inglês):

A seguir, o Velberan faz um ótimo resumo sobre o legado de Akira Toriyama diante deste triste acontecimento. Muito bom vídeo, com muitas curiosidades e trabalhos que nem todo mundo conhece:

O Old Miser mandou esse vídeo de Fabio Lima feito em agradecimento ao Akira:

Achei também esse “Tributo a Akira Toriyama, o pai do shounen moderno”:

A Vara Dark também comentou a notícia (em inglês):

O PT Jordan, do Ei Nerd!, também lançou um vídeo sobre o ocorrido:

Na semana seguinte ao falecimento, publiquei mais um combo de mods para Doom com o DragonDoomZ (desta vez jogando com o Vegeta) em homenagem a Akira, que contém também o Lizardcommando’s Texture Pack for Doom II, Doom Liquid Textures Pack, Nash’s Gore Mod, Bloom Boost, Tilt++, Universal Weapon Sway, Critical Shots e TouHou Music:

Nota de falecimento oficial


Bom, pra essa semana vamos ter isso mesmo.

Dei uma desanimada com essa do Akira nos deixar. Detesto esse tipo de notícia. Mas tá registrado.

Até a próxima.

Abraços,

Últimos updates

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

3 comentários para “Falecimento do lendário Akira Toriyama e mais… [Notícias do Facínora #236]”

  1. Helinux disse:

    Estranho que alguns sites populares da área não deram muita importância sobre a morte também de Rieko Kodama…e no Japão parece que eles divulgam essas mortes sempre dias depois, estranho isso!!!! AS vezes eu fico pensando, pessoas estudam tanto e ganham muito dinheiro…para quê???? morrer cedo, e tanto político corrupto aí rindo da nossa cara e continuam roubando nessa porr…triste isso!!!! Por isso que eu digo, melhor jogar video game para esquecer um pouco dessa locura humana em que vivemos, o ser humano é o próprio capeta mesmo!!!! Valeu!!!!

    • Facínora disse:

      No Japão, existe essa tradição de não comunicar as mortes dos entes queridos imediatamente. Não sei no que esse costume se fundamenta, mas acho que pra mim faria sentido no que, às vezes, os familiares precisam se reservar um pouco e se dar um tempo antes de ter que dar satisfação pros outros. Sobre a Rieko, falamos aqui. Se foi muito jovem e também demoraram a dar a notícia.

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!