WRATH, o novo FPS da 3D Realms, terá suporte às antigas placas Voodoo

O WRATH: Aeon of Ruin, o novo FPS da 3D Realms que usa o engine do Quake, terá suporte a 3Dfx com as antigas placas Voodoo.


11 de março de 2019

O WRATH: Aeon of Ruin, o novo FPS da 3D Realms que usa o engine do Quake, terá suporte a 3Dfx com as antigas placas Voodoo.

A Voodoo, ou Voodoo Graphics, foi uma placa aceleradora fabricada pela falida 3dfx Interactive que ficou muito famosa nos anos 90 por trazer o 3Dfx, uma poderosa tecnologia gráfica, aos PCs e consoles caseiros. Esta versão da Voodoo ainda de uma placa de vídeo VGA dedicada para funcionar, mas os efeitos e a aceleração gráfica que proporcionava foram muito bem aceitas pelo público, e me lembro da galera pagando pau pra ela mesmo.

Alguém da 3Dfx enviou à 3D Realms a sucessora da Voodoo Graphics, a Voodoo2, com 12 MB de RAM. Esta placa possui arquitetura semelhante a da sua antecessora, mas possui maior capacidade de memória (até 8MB para texturas e 4MB para buffer de imagem, contra 4MB/2MB da Voodoo) e processamento, além de uma segunda unidade de textura, permitindo que duas texturas fossem renderizadas em um único ciclo de trabalho. A Voodoo2 pode exibir uma resolução máxima de 800×600 com qualidade de textura superior à antecessora. 

Fiquei sabendo desta notícia depois do Andrew Hulshult afirmar que está fazendo músicas pro WRATH, e foi pelo intermédio da própria 3D Realms no Twitter:

Claro que isso é mais relevante para colecionadores ou quem ainda tem sistemas funcionando com estas placas, mas é interessante como estão usando todos estes elementos retrô para divulgar este jogo que parece que está ficando muito bom. Enfim, falei mais sobre o Wrath neste post e no vídeo abaixo, mais ou menos na minutagem 08:00:

Extra: a 3D Realms postou no Twitter uma foto de um Nintendo Switch ligado a uma placa aceleradora Voodoo e rodando o WRATH alguns dias depois:

Mais WRATH

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!