Convertendo MP3 para o RPG Maker 2000

Tutorial que ensina como converter MP3 para o RPG Maker 2000 com uma qualidade satisfatória e sem gerar arquivos enormes, visto que esta ferramenta não suporta MP3 originalmente.


18 de setembro de 2011

Convertendo MP3 para o RPG Maker 2000

Este é um tutorial que ensina como converter MP3 para o RPG Maker 2000 com uma qualidade satisfatória e sem gerar arquivos enormes, visto que esta ferramenta não suporta MP3 originalmente.

Existe um DLL que é usado por este maker que é responsável por reproduzir sons que apenas em .WAV, mas não em .MP3. Na época em que o RM2K foi lançado, a era dos Pentiuns 166 mhz (1997), a melhor máquina que existia era o Pentium Pro 233 mhz. Eles mal conseguiam reproduzir MP3, quanto mais processar tudo o que este maker necessitava [1].

Posteriormente, surgiriam patches para usar MP3 neste maker,mas com exceção, talvez, do Ineluke‘s patch, nem sempre estes funcionavam bem. Sem contar que tem gente que prefere usar o RPG Maker 2000 ainda em seu estado “puro”, sem patches ou hacks. Também, muitas vezes, ao trabalhar nos projetos, as músicas do RTP do RPG Maker 2000, ou os MIDIs que encontramos por aí não satisfazem, por um motivo ou outro. Não saber criar MIDIs com as músicas de nossa autoria (ou não saber compor músicas) é um destes motivos.

Por outro lado, o RM2K suporta arquivos .WAV, tanto para efeitos sonoros como músicas de fundo, o que pode acabar resolvendo o problema. O único porém é que apenas converter um MP3 para WAVE pode gerar um arquivo enorme, dificultando a distribuição do seu game, sem contar no lag.

Pensando nisto, estamos postando este tutorial/dica que ensina como fazer esta conversão de um jeito apropriado, obtendo resultados adequados para seu game.

Convertendo MP3 para WAVE e usar no RPG Maker 2000

Para converter Mp3 para WAVE são apenas 4 simples passos, sendo o mais importante o último, que especifica o formato com melhor qualidade/menor tamanho compatível com o RPG Maker 2000 (PCM 16bit 22,050Hz Mono).

  1. Primeiro, você vai precisar da música que você quer importar para o seu game. Se caso for de algum CD de áudio, deverpa ripar a música e salvar o output para WAVE ou MP3 (pode usar outro formato aqui, mas tem que ver se é compatível com o programa conversor de áudio que você pretende usar). Caso seja WAVE, provavelmente você vai ter um arquivo de música ainda muito grande (provavelmente 11 MB por minuto) para ser usado de modo eficiente no seu game. Um programa freeware que pode ripar CDs de áudio é o Free CD Ripper. Note que se o seu ripper tiver a opção de salvar em WAVE já na qualidade PCM 16bit 22,050Hz Mono, pode ignorar os passos 2 e 3;
  2. Agora, você vai precisar de um programa que converta áudio no formato original para arquivos .WAV, podendo escolher a qualidade de saída. Alguns programas gratuitos que podem fazer isto são o Format Factory e o X2X Free Audio Converter. Dependendo de qual for usado, pode-se usar até vídeos como arquivo de entrada de uma vez, gerando o WAVE a partir de seu áudio;
  3. Converta a música/som para o formato PCM 16bit 22,050Hz Mono, o qual é um formato adequado para o RM2K que é compatível e apresenta qualidade decente e tamanho pequeno. Uma música com duração normal pode ficar com menos de 1 MB de tamanho desta forma. Se mesmo assim, você achar o arquivo de saída grande, experimente diminuir o Hz ou converter pra 8-bit, mas lembre-se de deixar PCM. De outra forma, o maker não reconhecerá o .WAV;
  4. Importe o arquivo .WAV como música (“Music”) no seu projeto do RPG Maker 2000. Mude o tipo para .WAV na caixa de dialogo que escolhe o recurso.

Pronto. Isto deverá funcionar.

Fontes e créditos

  1. Artigo escrito pelo LichKing.
  2. Free CD Ripper – Um programa gratuito usado para ripar músicas de CDs de áudio.
  3. Format Factory – Ferramenta que converte arquivos em uma vasta gama de formatos diferentes.
  4. X2X Free Audio Converter – Outra ferramenta grátis que pode ser usada para converter arquivos para o formato WAVE.
  5. Tutorial usado como base: Mp3 Ro Wav: Very Effective Way por Ninja666.
  6. Informações técnicas sobre MP3 no RM2K por Guimax, da lamentavelmente extinta Powerfull BR Workforce.

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!