HM’s de Pokémon

18 de agosto de 2010

HM’s de Pokémon, por Kenny

Bem-vindos ao meu 16º tutorial! A lição do dia de hoje será criar habilidades igual os jogos de pokemon (strenght, surf, fly, cut, flash, waterfall e whirpool) no RPG Maker, onde você só consegue se tiver determinada técnica. Vou ensinar a fazer essas 7 habilidades, caso você esteja fazendo um jogo de pokemon, será uma mão na roda!

Lição 1 – Cut

Passo 1: Bom, primeiro crie a magia cut. (oh, não diga! =p)

Passo 2: Depois de criada, todas as árvores que você queira que sejam cortadas, crie-as como evento (um conselho, crie-as diferente das outras, senão o jogador poderá não perceber).Coloque-as como desejar e faça uma fork conditions, na segunda página vá em hero, em special skill e selecione cut. Pronto, agora dentro da fork dê uma switch para a árvore sem nenhum gráfico, e abaixo do herói (below hero)

Lição 2 – Fly

Passo 1: Crie a magia Fly, e coloque-a como switch, e nomei-a como fly.

Passo 2: Em eventos comuns (commom events)coloque o nome como fly, crie em parallel process e ativada pela switch fly.

Passo 3: Isso necessitará que você tenha feito algo antes: em cada cidade onde o herói poderá se transportar, coloque um evento em parallel process, sem gráficos, setando 1 à uma váriavel cidade tal, lógico, substitua o tal pelo nome da cidade.OBS: Crie uma váriavel para cada cidade:

Passo 4:Volte aos evento do database. Agora crie 1 fork, com a variável cidade 1 set 1 e igual (sem excesão possível)Dentro da fork dê um mostrar escolhas assim: “Deseja ir à qual cidade?”E nas opções coloque cidade 1.Fora da fork crie outra fork, com cidade 1 em set 1 same sem exception case. Dentro da fork coloque outra fork com a cidade 2, set 1, igual e sem exception case. Dê outro mostrar escolhas, agora coloque o nome das duas cidades, e dentro de cada escolha coloque o teleport para a cidade escolhida.Faça isso até terminar todas as cidades!

PS: Para colocar mais de 4 opções, na última crie uma chamada “mais” e dentro dela dê outro mostrar escolhas.

PS 2: Não se esqueça de mudar a switch fly para off no fim de cada teleport.

PS 3: Fica muito legal se você usar uma picture!

Lição 3 – Surf

Passo 1: É praticamente igual ao cut. Crie uma magia chamada surf.

Passo 2: Em volta de cada mar que o herói poderá nadar, coloque a fork, na segunda página selecione hero, special skill selecione surf.Dentro da fork coloque um origem do veículo (segunda página), coloque ship, e selecione na frente do herói.Pronto! Agora é só você copiar e colar em cada mar, mudando apenas o lugar daonde o veículo aparecerá para na frente do herói!

Lição 4 – Strenght

Passo 1: Crie a magia Strenght.

Passo 2: Agora crie as pedras que poderão ser móveis por strenght. Novamente coloque uma fork, segunda página, herói, herói e magia. Selecione strenght.Agora dentro da fork dê um movimento do personagem, selecione este evento, e passo fugindo do herói.Pronto, sua pedra moverá-se ao contrário do personagem!

Lição 5 – Flash

Passo 1: Crie a magia flash e coloque-a como switch, ativando uma switch chamada flash.

Passo 2: Em eventos comuns crie um evento chamado Flash, coloque como Processo Paralelo e ativado pela switch Flash.Nos eventos coloque apenas um “tonalidade de tela” (ou set screen tone, no 2000) para tudo 100. No final, mude a switch flash para off. Terminamos. Flash é muito fácil de se fazer!

Lição 6 – Whirpool

Passo 1: Crie uma magia whirpool.

Passo 2: Whirpool é igualzinho cut, apenas mude a árvore pelo roda moinho. Coloque-as como desejar e faça uma fork conditions, na segunda página vá em hero, em special skill e selecione whirpool, e marque excessão possível. Pronto, agora dentro da fork dê uma switch para o rodamoinho sem nenhum gráfico, e abaixo do herói (below hero)

Passo 3: No Else case coloque um movimento do personagem, selecione herói, e coloque “passo abaixo”. Terminamos nosso whirpool!

Lição 7 – Waterfall

Passo 1: Crie a magia waterfall.

Passo 2: Crie uma fork conditions na porta da cachoeira, coloque herói, herói, e a magia waterfall. Marque o Excessão Possível.Dentro da fork coloque um movimento do personagem pra ele subir o número certo de passos para chegar no topo da cachoeira.

Passo 3: No else case coloque um movimento do personagem para ele dar um passo abaixo do herói. Terminamos nosso sistema de waterfall!

Conclusão

Bem, venho tentando ajudar, pois fiquei sabendo que muitas pessoas estão fazendo um jogo de pokemon. Já fiz um tuto sobre pokebola também, esse tuto, assim como outros, poderão ser baixado no meu site, http://redmakergames.vila.bol.com.br. Ficou com dúvidas? Mande-me um e-mail para rafaquint@ig.com.br.

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!