Mais super dicas do FreitaZ

9 de setembro de 2010

Mais umas dicas do FreitaZ (freitaz.wordpress.com), onde ele dá algumas instruções para nós makers evitarmos “algumas bobagens e besteiras cometidas por muitos na hora de fazerem seus jogos”.

São dicas para o RPG Maker, aparentemente para o rm2k, mas como são dicas simples e diretas, é razoável assumir que sirvam para todas as versões desta ferramenta, com pequenas alterações, se necessário. Algumas serviriam até para criadores de jogos que usam outras ferramentas/makers pra construir seus games…

SUPER DICAS!
Cada tópico relaciona várias dicas. Você pode ler todos ou apenas os que mais lhe interessar:

Idioma
Sinceramente, estou cansado de ver jogos em português com nomes em inglês. Do tipo “Legend of Stars – A lenda do garoto chato…”. Sei que a maioria dos jogos são de língua inglesa talvez pelo fato de ser mais forte e dramática. Mas fica extremamente feio e sem nexo um jogo totalmente português com nomes de outro idioma.

Ítens
A maioria dos jogos são Medievais. Por isso é normal encontrar itens como “Poção, Ultra Poção, Mana, Espada Bastarda”. Mas já vi vários jogos futurísticos, atuais ou outros usarem estes mesmos itens. O jogo fica, assim, de baixa qualidade… pois perde a noção de Tema. Um tema vampiro, por exemplo: Poção poderia ser “Gases” e Mana “Gotas de Sangue”, para deixar o jogo mais atrativo e emocionante. Um tema futurístico deveria ter “Poção = Pílula Medicinal” e “Mana = Ácido Nítrico”. Com certeza isto faz muita diferença no projeto.

Charsets
Sim. Já encontrei um char CHUBBY falando com um RTP… acreditem. E NÃO foi jogo de comédia (porque se sim, tudo bem). Os chars precisam obedecer a temática principal do jogo. Se todos os NPCs e PCs são chars de RTP, só coloque chars de RTP. Se todos são chars de TALL, só coloque chars TALLs. Fazendo isto, enriquece a qualidade.

Chipsets
Isso dói no coração de cada um. Ver aquela casinha gigaaaaaaante que só tem uma cama e um baú é ridículo. Ou cidades com casas tão desproporcionais que chegam a ser menores que o próprio herói. Eu, quando vejo isso nos jogos, dou um belo ALT + F4 e me pico. Porque se for pra fazer um projeto, então faça direito. Casas por exemplo, devem ser bem ajustadas para um tom mais realista, com mesas, cadeiras, fogão, cama, janelas, banheiros (bem, aí já é demais…), etc. Nas cidades, as estruturas devem ser de grande porte para embelezar o gráfico e mostrar a perfeita proporção entre “herói – gráfico”.

Facesets
Sempre que for possível utilize faces variadas de um mesmo PC. Faces alegres, chorando, triste, espantado, rindo, etc. Isto enriquece o jogo (mas é bem difícil de encontrar tais faces, mais difícil ainda é fazer).

Batalhas
Eu não vou ser tão chato a ponto de dizer que as batalhas do RTP são entediantes. Mas é porque tudo que é usado em excesso vira clichê! Renove! Inove! Se souber utilizar batalhas de outro tipo, mais variadas como “Estilo Zelda” ou “Tiro” aí fica muito melhor e divertido, se não souber leia nos diversos tutoriais. Já vi batalhas incríveis como a de “Mith (tiro)” e “Kindred BS (direta)”.

TESTAR
Seeeeeeempre testem seus jogos antes de publicarem. É muito ruim estar jogando um jogo divertido e no momento clímax me deparar com “error: chasert2fix não encontrado”. Portanto sempre testem seus jogos para que não haja nenhum erro no decorrer do projeto.

Bom, por enquanto é isso.
Muito obrigado

*****

Nota da Gaming Room:
Estas dicas são realmente relevantes, principalmente para os iniciantes, mas também diriamos que não se trata de nada escrito em pedra. Pode ser desejável, dependendo do tipo do projeto e a intenção do desenvolvedor não seguir à risca as dicas. Depende do bom senso, por exemplo: um jogo que se passa num futuro pós-apocaliptico, pode ter muitos ítens medievais, pois o acesso à tecnologia seria muito difícil ou impossível em tal jogo…

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