Mini-Game Estilo Pac-Man

7 de abril de 2011

Antes de começarmos o tuto, será melhor que vocês entendam os elementos do sistema. Para quem não se lembra ou não está ligando o nome à pessoa, esse jogo é aquele famoso em que você está em um pequeno labirinto e tem que andar pelos corredores coletando os cristais, ou bolinhas, ou comida. E ao mesmo tempo você deve fugir dos inimigos que, se te encostarem lhe matam. Agora vamos começar…

Principal

1 – Em primeiro lugar você deve criar um mapa. Não o faça muito grande. Este tipo de jogo não é muito bom com mapas gigantescos. Coloque bastante labirintos. Mas o importante é COLOQUE EM TODA A BORDA DO UMA PAREDE OU ALGO QUE IMPEÇA O HERÓI DE PASSAR.

Inimigos

2 – Para fazer os inimigos você deve fazer o seguinte: Escolha um gráfico, e, em tipo de movimento coloque seguir o herói. Com uma frequecia de 6. Em condição inicial de evento, coloque que será acionado quando o herói entrar em contato com este. Ao tocar (Evento,Heroi).

Em posição de evento coloque no mesmo nivel do heroi.

A velocidade do movimento coloque metade da velocidade.

Agora em comandos de eventos onde você entrará com os codigos coloque o que acontecerá quando o heroi for pego pelo inimigo. Eu coloquei o seguinte texto dizendo: “você já era…” e depois um efeito sonoro de um bebê chorando, fazendo depois um teleporte para fora da fase.

Agora é importante colocar em TODOS os inimigos uma váriavel chamada cristais setada em 0.

Ficou assim o inimigo:

Seguir o heroi
frequencia 6
Ao tocar(evento,heroi)
Mesmo nivel que o heroi
velocidade de movimento: metade da velocidade.

<>Texto:você já era...
<>Efeito sonoro: *******
<>Teleporte: ********
<>Variável: [****:cristais]set, 0

Cristais

No meu jogo o herói terá que coletar cristais, mas você pode por várias outras coisas.
3 – Coloque condição inicial de evento em: Ao toque do heroi. Em posição, coloque abaixo do heroi. Na area onde entrará o codigo coloque um mover evento e mude o gráfico do evento para um gráfico vazio. Coloque um “mudar local de evento” (2ºaba)
e mude-o para o canto da fase coordenada (000,000). Coloque um efeito sonoro e coloque a variável cristais somadas em 1.

Ficou assim:

<>Mover Evento: Este evento,Mudar charset
<>Local de Evento:Este evento, (000,000)
<>Efeito sonoro: *******
<>Variavel: [****:cristais]+,1

Agora é só você colocar em todas as partes este evento para o herói coletar. Você agora tem que saber quantos cristais você pôs ao todo, a melhor maneira é entrar no mapa coletar todos os cristais e ainda no jogo, apertar F9 então procure na parte de variáveis a variável cristais e veja o seu valor. Ou então você pode contar no dedo quantos você usou…

Finalizando

4 – Coloque um evento em inicio automático na borda do mapa, e nos comandos, coloque uma condição fork que será ativada quando a variável cristais estiver igual ao numero que você contou de cristais.

Agora é só você por dentro da fork o que acontecerá quando o herói coletar todos os cristais. Eu coloquei várias coisas, muitas animações com pictures. É sua imaginação que manda… No final do evento coloque um teleporte para fora do mapa.

Entendendo

  1. Você criou o seu mapa. Obs: não esqueça do que foi dito coloque em toda a volta do mapa algo para barrar o heroi.
  2. Você criou o inimigo que irá perseguir você.
  3. Você criou os item que você ira coletar nos labirintos… Neste evento, que você entende, por que você fez no passo 1 a “obs”: Envolver o mapa com algo para barrar o herói. Pois para não por uma switch em cada em cada evento é só você mudar o seu lugar e levá-lo para onde o herói não pode pegá-lo.
  4. Você criou evento que ira lhe fornecer a vitoria quando o trabalho de coletar todos os cristais estiver terminado.

Você pode melhorar muito mais este sistema basta por a cabeça para pensar. Você pode por um teleporte de um lado do labirinto para o outro lado. Você pode por um evento para fazer os inimigos fugirem de você quando você pegar um certo item.
INÚMERAS COISAS…

Créditos

  1. Autor: Thiago Queiroz – thiagoqueiroz (arroba) globo.com – icq:332340496
  2. Fonte: Safira RPG Maker
  3. Pequenas correções ortográficas: LichKing

Deixe um comentário

  • Seja social e nos siga!

           
  • Páginas

  • Áreas especiais

  • Categorias

  • Parceiros

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.