Nível De Profissões No RPG Maker

23 de julho de 2011

Um tutorial feito por CaCtUaR e traduzido por Synthesis que ensina como fazer as classes dos heróis subirem quando estes upam. Não parece ser muito prático a primeira vista, mas pode ser interessante em alguns casos (ou seja, não precisa de fazer sempre que o personagem mudar de lvl). Demos uma ajeitada no texto, colocando os comentários do autor que estavam entre parênteses que poderiam causar confusão, em linhas de comentários do RPG Maker 2000 (Note: bla bla bla). Também arrumamos uma coisinha ou outra, mas de qualquer maneira é interessante ter uma experiência em programar por eventos no RPG Maker 2000 (ou 2003).

Jobs

Aqui vai como fazer as profissões de seus heróis subirem de nível conforme os mesmos o fazem. Nota: Isto não funcionará para personagens que usem 2 armas ou uma arma em cada mão, cada personagem deve possuir sua própria arma.

Crie um evento comum (common event) que seja ativado por “parallel process” chamado Profissão de [NOMEDOPERSONAGEM] ou o que for.

Adicione um Fork: Se P. de [NOMEDOPERSONAGEM] estiver OFF:

<>FORK Optn:Switch P. de [NOMEDOPERSONAGEM] - OFF
 <>Note: no 25abov pode colocar o número que quiser
 <>FORK Optn: [NOMEDOPERSONAGEM] lvl 25abov
  <>Note: Linha abaixo é opcional
  <>Change Walk GFX
  <>Note: Mude a classe do char (nova profissão)
  <>Change Hero Degree
  <>Note: Linha abaixo é opcional
  <>Select Face Graphic
  <>msg Profissão de [NOMEDOPERSONAGEM]: Level Up!
  <>change switch: P. de [NOMEDOPERSONAGEM]-ON Set
 <>

Se na animação o personagem aparece batendo e não somente o golpe ou o que for, então crie uma cópia de cada arma e mude sua animação para aquela com a nova imagem do personagem. (supondo que você usou “Change Walk Gfx“).

E no common event adicione:

<>FORK [NOMEDOPERSONAGEM] [ARMAAQUI] is equipped
 <>change equipment [NOMEDOPERSONAGEM] arms empty
 <>add/remove [ARMA AQUI -1]
 <>Note: a cópia da arma com a nova animação vai abaixo:
 <>change equipment [NOMEDOPERSONAGEM]
<>

E repita para cada arma daquele personagem.

Autor: CaCtUaR – cactuar@terra.cl
Tradução e adaptação: Synthesis – trainerlaine@uol.com.br
Revisão: Gaming Room

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