Tutorial De Insanidade

30 de abril de 2011

Hoje vamos postar mais um tutorial do Kenny resgatado da extinta página rafael_kint no Geocities.

Introdução

Olá! Bem-vindos ao 22º tutorial do Tio Kenny! Hoje vamos aprender a fazer um sisteminha básico de insanidade, nada muito difícil. Você pode fazer poderá mostrar sua sanidade por pictures ou por um evento qualquer. Vou ensinar dos dois jeitos, começando pelo tipo picture, que é mais realista. Esse tuto pode ser muito útil em jogos de terror, ou em jogos de vampiros etc.

Passo 1

Bem, começando, vamos fazer com que as pictures sejam mostradas na tela. Vá em evemtos comuns e faça um evento em processo paralelo, chamado Barra de Sanidade. Agora é preciso ter as barras de sanidade prontas, em quantas partes desejar, eu sugiro dez. Feitas as barras vá nesse evento, Barra de Sanidade e crie uma fork. Nela crie uma váriavel sanidade, selecione 0, e deixe em igual, não marque o else case.

Dentro dessa fork coloque a figura da barra vazia, através do comando mostrar picture.

Sabendo isso vá procedendo dessa maneira até chegar na barra dez, a barra cheia. Dentro da fork da barra dez ative o switch Insanidade completa. Certo, essa parte você terminou.

Passo 2

Crie OUTRO evento comum, novamente deixe em processo paralelo e dessa vez ativado pela switch Insanidade, com o nome, “Ficou Insano”.

Nos eventos é a sua escolha. Faça o que você acha que deve acontecer, pode dar uns efeitos, umas picadas de telas, aumentar ou reduzir o tom de tela, tirar hp, aparecer pictures de monstros, ou tudo de uma vez só, fazendo isso aleatoriamente.

Fácil não? Essa parte você terminou também.

Passo 3

Agora vamos fazer o que aumentará a insanidade do herói. Isso depende de você. Se for em um castelo mal-assombrado, um aparecimento repentino de um fantasma, se ele falar com um objeto assustador, com certos eventos, sei lá. Eu vou usar o exemplo dele tocar numa múmia ambulante.

Crie o evento da múmia, coloque ao toque do herói. Nos eventos coloque um mudar váriavel, a váriavel sanidade, “+” e “1”.

Você pode fazer outras coisas, como reproduzir efeito sonoro, ou fazer o herói dar um pulo, etc.

Essa parte também foi terminada.

Passo 4

Agora vamos criar um antídoto, ou um calmante, que reduza a sanidade do nosso herói. Vá no database, na aba itens crie um item chamado Calmante, classificação, switch, ativando uma switch usar calmante. O resto defina como preferir. Dificíl, não?

Passo 5

Crie outro evento comum, novamente em processo paralelo, mas dessa vez ativado pela switch “usar calmante” e nos eventos coloque um mudar váriavel, a váriavel sanidade, “-” e “1”. Depois dê um adicionar item, e remova um item calmante.

Pronto, você terminou de seguir o tutorial! Ele foi feito para jogos de terror, mas pode ser facilmente usado em jogos que tenha catelos mal-assombrados e etc. É bom ressaltar que o mais divertido são os efeitos da insanidade, então eu sugiro que você faça os eventos aleatórios, e que aconteçam de 10 em 10 segundos, sei lá.

 

;) Até o próximo tutorial

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.