Tutorial de pescaria básico [RPG Maker 2000/2003]

Teu char vai poder falar que pegou aquele peixão!


29 de março de 2010

Este é um tutorial de pescaria feito por Tomasp. A fonte não cita para qual RPG Maker ele foi feito, mas provavelmente foi pro RPG Maker 2000 ou 2003. Como o de costume, com um pouco de paciencia e criatividade, pode ser adaptado para outros makers!

Pescaria Básico
por: Tomasp

Vamos a mais um tuto meu. Esse tuto ensina como fazer um sistema básico de pescaria, baseado em que o herói vai a um laguinho e, se ele tiver a vara de pesca, ele poderá pescar se tiver iscas. Vamos à:

Ingredientes:

  • 2 variáveis
  • 1 common event
  • 1 switch
  • espaço para pelo menos 3 itens
  • algumas forks
  • char de um cara pescando (se quiser)

Modo de Preparo:

Primeiro vá no database e crie três itens, a vara, o peixe e o saco de iscas.

A vara será um item de Bens Comuns, o peixe será do jeito que você quiser (pode ser medicinal, bens comuns…) e saco de iscas será switch, uso ilimitado, e ativado pelo switch “saco de iscas”.

Agora no Commons events, crie um evento chamado saco de iscas, inicio automático, switch “saco de iscas” como disparo. No campo de eventos, crie uma mensagem como:

“Você tem v[***] iscas…” (o v[***] é o numero da variável numa mensagem…) depois coloque um mudar switch “saco e iscas” e coloque como on/off trigger.

Agora, crie um mapa, e nele coloque uns eventos que farão com que o herói ganheo saco de iscas, a vara e as iscas.Para fazer ele ganhar as iscas, você deve fazeruma variable chamada “iscas” e coloque para ele somar o numero desejado de iscas (no evento do saco de iscas, na mensagem coloque o numero da variável iscas).

Agora, coque um laguinho no mapa, e, na frente desse lago coloque um evento sem graphic, ao apertar tecla, abaixo do herói. No campo de eventos coloque o seguinte:

-Crie uma fork sem ELSE Case para ver se o herói tem o item vara.

-Nessa fork, coloque uma mensagem como “você quer pescar?”. Ai tu coloca uma Escolha Sim/não.

-em Sim, coloque outra fork, pra ver se a variável iscas é maior que zero. No ELSE Case, coloque uma mensagem dizendo que ele não tem iscas.

-Na fork, coloque uma musiquinha de pescaria, um Mudar variável “iscas” -1,um esperar. De uns 2 segundos. Crie uma variável chamada “pesca” -setar-aleatorea: 1 e 10.

-Crie uma fork, pra ver se a variável “pesca” for menor que 3 (você pode mudar esse valor, que é a chance de vir um peixe).Com ELSE.

-Embaixo do ELSE, coloque uma mensagem commo “não pegou nada!”.

-Na fork, coloque uma mensgem avisando que pescou um peixe e um adicionar item: Peixe.

Depois, copie esse evento em volta de todo o lago. Deve ficar assim:

e e e
e L L L e
e L L L e
e e e

L=Lago

e=evento

Agradeço a todos aquele que me ajudaram no forúm, quando tive duvidas…

tomasmp

Qualquer dúvida:tomasmp (arroba ) terra.com.br

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