Tutorial de variáveis para RM2k e RM2k3

15 de setembro de 2009

Como pretendemos dar importância a todas as versões desse querido programa que é o RPG Maker, vamos postar também tutoriais antigos do RM2K e do RM2k3, visto que alguns ainda preferem as versões antigas do que as novas, por alguma razão ou outra…

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VARIÁVEIS!

Tutorial de variáveis…
Feito por fofão
25/01/2004
com tuto prático no final
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Bom fiz esse tuto aqui pq nem tenho porra nehuma pra faze…
Bom vo tenta explica um jeito fácil de compreende…
variables(vo escreve assim pra nun precisa coloca acento)
são uma coisa meio complicada…mais calma quando vc entende
vc da risada…variables seriam um ”slot” onde guarda
uma informação numérica( a porra de um número ) tá, mais
pra que esse número?pra muitas coisas…abre o seu rm2k
ou rm2k3 e faz um evento qualquer em qualquer mapa só
pra vc ve, depois dentro do evento põe ”change variable”
ou ”variable operations”(primeira pág) lá vc vai ve
um monte de opções divididas em três grupos
”Create variable”
”Operation”
”Operand”
o ***create variable*** eh simples, vc vai seleciona o varible que
vai sofre as alteraçãoes ou que vai armazena o número…
no ***operation*** voce escolhe oque vc vai fazer com
o número, ”set” irá simplismente colocar o número lá sem nenhum
mais nem menos…”+” irá adicionar um número ”-” irá subtrair
um número ”*” irá multiplicar um número ”/” irá dividir
( voce ainda não deve ta entendendo mto bem ainda mais c vai entende)
No **Operand** é onde vc faiz m´agica com os variable…
”set” irá simplismente ditar um número( Ex. c vc colocou
”set” no ”operation”, o numero que vc colocar neste ”set” vai ser o número que irá no
variable..depois eu explico bem melhor)no variable ira colocar no variable um numero presente em outro variable
no variable de baixo ira colocar o numero do variable(Ex. c vc selecionar o variable numero 2 ira o numero 2)
o ”Rand.” ira colocar um numero ”x” entre ”x”(ex. c vc colocar 1 pra 3 ele ira ficar variando de 1 a 3 toda vez que vc der variable operations)
”itens” vai armazenar o número de potions(vamos supor que fosse potion no caso)que voce possui, mas vc tabmbém pode mudar para numero de potion equipados
no ”hero” ira armazenar o número de desde HP até agilidade
No ”charac” ira armazenar o número da posição, numero do mapa ou até número da sena(ex vc esta no mapa de ID 4, daí o 4 ira para o variable)
(para informação de coordenadas x e y pega um tuto disto)
o ”other” não preciso nem explica, só olha lá…
bom deixa eu da und exemplos..
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vamo supor que voce queira
colocar o número ”25” num variable chamado ”tuto teste”
faça assim no **create variable** coloque na opção ”one”
o variable ”tuto teste”
no **operations** coloque ”set”
no **operand** coloque ”set” no número coloque ”25”
pronto o variable tuto teste esta com o número ”25”
ficaria assim:
<>Variable Op:[xxxx:tuto teste] Set , 25
<>
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depois disso vc fez alguma coisa que precise adicionar
o número ”5” ao seu variable (nesse caso tuto teste)
Selecione ”tuto teste” no **operations** coloque
” + ”(adição) e no **Operand** coloque ”set” e o número coloque ” 5 ”
você acabou de adicionar ao variable ” 5 ” se estava 25 agora esta 30
vai ficar assim:
<>Variable Op:[xxxx:tuto teste] + , 5
<>
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ta entendendo? não?sim? firmeza…eu te ensinei até agora
a mexer nas operações… e como colocar o número no variable…
agora apergunta…MAIS PRA QUE?
vamos fazer uma situação assim:
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faça um moleque e coloque este evento comduas páginas( clique no new page )
na segunda coloque ele igual
a situação será que vc vai encher tanto o saco do muleque que ele vai se irrita…
em seus evento na 1 pag coloque ”change variable”
variable—> variable ao seu gosto( sem ser o tuto teste)
Operation–> +
Operand—-> Set , 1
e depois coloque OK
depois disso coloque o muleque dizendo
” Não enche! ”
E de OK
Deixa eu explicar, cada vez que voce falar com o muleque
o variable vai adicionar um número…1, 2, 3, 4……
na segunda página no event conditons coloque ”variable”
selecione o variavel selecionado antes e coloque ” 6 ”
e nos evento coloque uma mensagem assim ” cara voce é muito chato! ”
e de OK
voce acabou de fazer um evento onde voce enche o muleque 6 vezes
( u numero de vezes necessário ate chegar em 6 que eh a condição da segunda página acontecer)
e dai ele fica de saco cheio e fala que voce eh chato…com switches só daria para fazer isso uma vez
ai esta uma grande vantagem dos variables…mas isso é so o começo…
bom espero que eu tenha ajudado a voce coompreender variables….
com esses exemplos voce descobriu quantas escolhas para fazer e deixar seu jogo mais perfeito…
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um exemplo rápido…
voce poderia fazer assim…exmeplo… o opção dos itens…
voce poderia colocar que o variable ”x” iria possuir o numero de poções( não necessáriamente poções )
que voce possui em seu inventório…
vamos supor que voce tenha” 5 ” e para o muleque mudar a mensagem teria que alcançar o numero ” 6 ”
então voce precisaria pega mais uma poção…mais voce teria que mudar de ” + ” para ” set ” do operations
por iria acontecer assim vc falou com o muleque com 5 poço~es e voltou com 6 dai em vez de o variable
ir para 6 ele iria adicionar 5( o nume de poções anterior ) com 6…

Um exemplo para o Rand.
vomos supor que voce queira encher o muleque e que apareça aquela mensagem, mais com o uso do rand.
entaum escolha no operand a opção rand. e no operation mude para set
(voce poderia colocar no operations + mais cada vez que voce falasse com o muleque iria adicionar cada vez mais e cha passaria de 6)
no rand. colcoque de 1 a 6 ( isso significa que toda vez que vc falar com o muleque um número de 1 a 6 ira ser armazenado do variable)
entaum voce teria que ficar falando com ele ate o numero 6 ser sorteado…
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uma boa dica é vamos supor que voce queira ganhar de 100 á 300 de dinheiro
mais como não é um numero fixo vc naum pode colocar um valor na msg…entaum para vc falar na msg o numero presente no variable coloque assim:
Ex. voce ganhou \v[xx] (x = ao numero do variable…)
para adicionar uma quantidade de grana igual ao numero de um variable eh so colocar na opção change gold held
e selecionar o variable…
sempre antes da acção onde o variable vai estar presente Não se esqueça
de colocar change variables e fazer as ajustes…

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Um comentário para “Tutorial de variáveis para RM2k e RM2k3”

  1. andre disse:

    mano desculpa eu esta lhe arretando mais to levando o maior pau aqui nao ta saindo nem variavel switch nada to fazendo tudo errado esse exemplo do piraia ja tentei que so a poha e nao consigo ajuda ae mano

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